TX RX Fórum
Novo circuito repetidor SIMPLEX Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Novo circuito repetidor SIMPLEX Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Novo circuito repetidor SIMPLEX

3 participantes

Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por *Dave* Dom 18 Jan 2015 - 18:54

Olás...

Ando aqui com umas ideias na cabeça e gostava de partilhar convosco.

Em tempos ajudei a construir e montar um papagaio, para quem se lembra do rep smplex da Serra da Gardunha (canal 3 tom qualquer coisa). Ora a caixa repetidora tinha uma forma de funcionamento muito básico e era, ainda é, demasiado cara para as funções que faz (deve rondar os 65€).
Eu estou a falar do equipamento desta imagem, que penso ser o único com estas funções e deverá ser portanto o que vocês utilizam. Corrijam-me se estiver enganado... mas de facto só encontro estes aparelhos para esta função.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Todo o circuito dessas caixas anda em torno de um componente obsoleto, o ISD25xx (60/75/90120), e talvez por isso sejam vendidos tão caros...
Isto faz com que haja vários problemas associados, de que eu me queixava:
* Se alguém excedesse o tempo de gravação, a caixa não espera e começa a modular por cima. Quem estiver nas proximidades, nem ouve o colega que ainda está a falar, nem ouve a repetição.
* Para 120s de gravação a taxa de amostragem baixa para os 4KHz, piorando a qualidade de som.
* A saída de audio não é grande coisa.
* Impossibilidade de reconhecer um padrão e desligar temporariamente o repetidor.
* etc...

Uma vez mais, corrijam-me ou contribuam se virem que estou errado... é importante!

Com tudo isto, já na altura queria ter começado um projecto para fazer uma caixa repetidora que satisfizesse as exigências, mas só agora estou a pensar novamente em fazê-lo.
Ah! E muito importante, que o preço esteja de acordo com o equipamento. Só desta forma poderíamos novamente voltar a reduzir uma das grandes limitações dos PMR, a distância de comunicação.

Claro que os link's de FRN vêm resolver muita coisa, mas ainda não têm a função de repetidor (o que quer dizer que numa serra seriam precisos 2 em canais separados) e muitos dos bons locais para a sua colocação não possuem ligação à Internet...

Assim gostava de vos pedir a opinião, uma vez que eu nos últimos 2 anos tenho andado fora da graça de Deus no que toca ao PMR.
Como anda a disponibilidade dos PMRistas para os papagaios?
Os que estão activos sofrem de mais algum problema que poderia ser resolvido?
Com equipamentos mais fiáveis, de melhor qualidade audio e substancialmente mais baratos, poderíamos ver largados por essas serras mais alguns papagaios?


PS: isto é mais uma sondagem do que propriamente uma promessa de construção...


Motivação: gostava de voltar a colocar a Gardunha no activo, mas comprar uma caixa repetidora por 65€ é mais que o preço de um bom rádio já! Além do mais o valor em nada se justifica, pois o equipamento não faz mais nada de especial...
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por mouca Dom 18 Jan 2015 - 21:19

Já encontrei alguns na net
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
+ um
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

+ um
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por mouca em Dom 18 Jan 2015 - 21:26, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ad link)
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por *Dave* Dom 18 Jan 2015 - 21:30

Sim... eu conheço o Sena...

Mas usa um ISDxxxx também...

No meu caso, contaria usar uma ADC em full range de audio com 10bits e uma DAC com 9 bits, também em full range. Depois o audio é atenuado para ficar próprio a injectar novamente no rádio, fazendo com que a qualidade de som à saída seja ainda maior.
Entre outras coisas, que só ainda estão em papel, como melhor filtragem, tenso de gravação até um máximo de 2min, sempre com taxa de amostragem de 8KHz, detecção de comando para desligar ou ligar o repetidor, etc...


Mas relativamente ás questões, teriam alguma aceitação isto?
Já experimentaram problemas semelhantes aos que eu falei?
Como está a situação dos papagaios em Portugal?

Sei que muitos foram desligados, mas também sei que muitos já voltaram a ser ligados novamente...
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por mouca Qua 21 Jan 2015 - 23:39

boas
e por que não em duplex.?
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por *Dave* Qui 22 Jan 2015 - 20:23

* existência de 2 rádios, sistema mais caro;
* espaçamento entre eles, superior a alguns metros, pois a potência radiada por um iria "abafar" o outro;
* o espaçamento entre canais é muito reduzido;
* etc...

duplex em PMR não me aprece algo muito viável.... mas fazível...

*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por Helder Sex 23 Jan 2015 - 21:30

As antenas tem sombras e é perfeitamente plausivel...
Helder
Helder
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por *Dave* Sáb 24 Jan 2015 - 0:36

Supondo apenas como exemplo, não aplicável ao PMR:
Para uma potência radiada de 45W, com um split de 5MHz e sem o uso de duplexer as antenas de TX e RX, teriam de estar separadas verticalmente certa de 7.5m! Usando já um rádio com boa selectividade e filtragem.

Tendo em conta que estamos a falar de 500mW, a distância entre antenas poderia diminuir, mas também estamos a falar de um espaçamento de apenas 87.5KHz e não 5MHz...

Por experiências que fiz já, com duas pessoas próximas a fazer QSO, 10 a 15m é uma distância plausível... para canais juntos...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por mouca Sáb 24 Jan 2015 - 0:41

No que toca abafar não testei..
Mas que funciona muito bem isso funciona, estes dias tivemos a fazer uns testes e a coisa portou-se bem..
No que toca custos, 2 rádios custam 30€ Lidl
2 Fichas Jack 2m cabo..
Podemos tbem utilizar canal 9 Silvercrest (Lidl) para escuta..
Quem utiliza o rpt esta por sua conta..
Recorrendo o ebay podemos encontrar uns intercomunicadores duplex e tratamento de áudio.. a menos de 10€
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por *Dave* Sáb 24 Jan 2015 - 2:10

Amigo, mouca, podia indicar os link's por favor?

Eu desconheço...

Mas continuo interessado e montar o repetidor...
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Novo circuito repetidor SIMPLEX Empty Re: Novo circuito repetidor SIMPLEX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos