TX RX Fórum
Antena LAFAYETTE MA2000 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Antena LAFAYETTE MA2000 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Antena LAFAYETTE MA2000

4 participantes

Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por joma Ter 11 Out 2011 - 14:43

Olá,

Alguém conhece ou já testou esta antena?

Nas pesquisas que ando a fazer vi escrito algures na NET que seria uma cópia da X300, embora as dimensões não tenham nada a ver uma com a outra, apenas os ganhos (teóricos) se assemelham.

LAFAYETTE MA2000

Comprimento: 2550 mm
Ganho: VHF 6.5Db; UHF 9.5Db

DIAMOND X300

Comprimento: 3100 mm
Ganho: VHF 6.5Db; UHF 9.0Db

Em termos de preço também não tem nada a ver a MA2000, consegue inclusive ser mais barata que a X50.

Outra dúvida que tenho prende-se com a "recepção" da Banda Área (118 - 136.975 Mhz). Será que estas antenas bi-banda que são normalmente ressonantes por volta dos 146 Mhz, terão eficiência ao nível da recepção, quando comparadas com por exemplo uma antena de 1/4 de Onda GP, centrada nos 120Mhz. Será que estas antenas dado que são 5/8, mesmo não centradas na banda a escutar serão mais eficientes?

73's a todos,

Jorge Mota
PMR2750
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por ALF007 Qua 12 Out 2011 - 14:06

Boas tardes.

Nunca experimentei uma LAFAYETTE MA2000 por isso não tenho opinião.

Jogue pelo seguro... X300 é uma excelente opção. Ainda para mais para escutar a Banda Área (118 - 136.975 Mhz) é uma boa antena. Tenho a certeza que não se vai arrepender.
Fora das frequência dos 2 metros e dos 70 Cm a diamond comporta-se muito bem!
A x50 é uma antena de ganho inferior por isso é mais barata.
Veja qual é o comprimento da antena que lhe dá mais jeito para instalar em sua casa.
Dê uma vista de olhos na X510 da diamond.


Última edição por ALF007 em Qua 12 Out 2011 - 17:50, editado 1 vez(es)

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por Alfa31 Qua 12 Out 2011 - 16:39

A X510 da Diamond é o topo dos topos. Antena brutal em termos de ganho, mas atenção: é uma antena sensível a ventos! Eu escolhi a X50 por esse mesmo factor. Claro que ficaria melhor servido com a X200 (2,2 metros de altura) ou a X510 (5, metros de altura), mas são antenas constituídas por elementos em vez de um único "bastão" como a X30 ou a X50, e são muito sensíveis nas uniões que com o tempo e vento começam a deixar entrar água, afectando claro a performance e níveis de SWR. Como eu estou numa zona ventosa não tive grandes hipóteses senão jogar pelo seguro, no entanto, estou numa zona elevada e bastante limpa de obstáculos à minha volta, apenas tenho uns prédios mais altos que me tapam numa única direcção. Vejam:



Ainda não montei a X50 ali em cima, pois só a tenho desde o passado fim-de-semana e está em "test-drive" montada na varanda (cerca de 10 metros abaixo do local do video) e para já tenho a dizer que a antena é excelente! Imagino o que seria uma X510 montada naquele sítio... Very Happy
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por Alfa31 Qua 12 Out 2011 - 16:40

ALF007,

podes por favor corrigir o link do video? Deixei os espaços no www pelas limitações que colocaste na configuração do forum...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por joma Qua 12 Out 2011 - 17:14

Obrigado pelas respostas.

Mandei hoje vir a MA2000 da LocuraDigital.
Tive a estudar melhor a antena e em termos de dimensões ela é semelhante à X200, mas a performance que apresentam é semelhante à X300. Eu já me contentava se fosse parecido com a X50, pois pelo preço ficava a ganhar.
Quanto aos problemas causados pela divisão em vários elementos, nesta antena não se põe porque é fabricada com um único elemento de 2.55m. Terá provavelmente outros problemas. Quando chegar logo se vê.

Mais uma vez obrigado.

73's

Jorge Mota
PMR2750
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por ALF007 Qua 12 Out 2011 - 20:28

Boas noites caros colegas.

Eu moro num local com muitas nortadas e á beira mar... tenho uma x510 á 3 anos (+/-), ainda não partiu e não entrou agua para o interior... Espero que continue assim.
O que o amigo joma disse tem razão. Uma antena com um "elemento" e mais pequena é mais resistente a ventos e a chuvas.
É o risco de uma antena com mais ganho.
Soube de um caso que entrou agua para o interior de uma x510. Agora que se partiu não sei de nada.
Amigo joma... vou-lhe pedir para que daqui um mês (+/-) venha cá ao TX & RX Fórum fazer um comentário sobre a performance da antena MA2000... porque para quem não pode ter antena em cima do telhado, vai por na varanda e tem de ser uma antena mais pequena... a MA2000 poderá ser uma excelente opção.
____________________________________________

Amigo Alfa31... os meus parabéns pela sua magnifica posição elevada que tem. Assim já tem meio caminho andado para o sucesso nos seus contactos.
A quantos metros esta a nivel do mar?

73's e até já!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por joma Qua 12 Out 2011 - 20:55

Boa Noite,

Eu também vou por no telhado, porque 2.5m numa varanda não julgo que seja fácil.
Eu tenho a sorte de morar no último piso portanto é fácil colocar uma antena.
Fica combinado assim que tiver a funcionar eu faço o respectivo "report".

73,

Jorge Mota
PMR2750
joma
joma
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por Alfa31 Qui 13 Out 2011 - 1:05

ALF007 escreveu:Boas noites caros colegas.

Eu moro num local com muitas nortadas e á beira mar... tenho uma x510 á 3 anos (+/-), ainda não partiu e não entrou agua para o interior... Espero que continue assim.
O que o amigo joma disse tem razão. Uma antena com um "elemento" e mais pequena é mais resistente a ventos e a chuvas.
É o risco de uma antena com mais ganho.
Soube de um caso que entrou agua para o interior de uma x510. Agora que se partiu não sei de nada.
Amigo joma... vou-lhe pedir para que daqui um mês (+/-) venha cá ao TX & RX Fórum fazer um comentário sobre a performance da antena MA2000... porque para quem não pode ter antena em cima do telhado, vai por na varanda e tem de ser uma antena mais pequena... a MA2000 poderá ser uma excelente opção.
____________________________________________

Amigo Alfa31... os meus parabéns pela sua magnifica posição elevada que tem. Assim já tem meio caminho andado para o sucesso nos seus contactos.
A quantos metros esta a nivel do mar?

73's e até já!

Pois, eu também não conheço nenhuma que tenha partido, mas conheço quem tenha tido problemas com a água. Quando são sitíos muito ventosos, elas abanam muito e as junçoes dos elementos começam a deixar entrar água, o que naturalmente acabará por deixar o elemento de baixo cheio como um copo. E claro, nessa situação é impossível a antena funcionar bem, pois causa logo uma subida de SWR abismal.

Quanto à minha posição, julgo estar a cerca de 20m do nível do mar, o que não é nada bom... Tenho muito espaço livre à volta, mas a falta de elevação não ajuda...
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por pmr2511 Ter 21 Fev 2012 - 19:56

joma escreveu:Obrigado pelas respostas.

Mandei hoje vir a MA2000 da LocuraDigital.
Tive a estudar melhor a antena e em termos de dimensões ela é semelhante à X200, mas a performance que apresentam é semelhante à X300. Eu já me contentava se fosse parecido com a X50, pois pelo preço ficava a ganhar.
Quanto aos problemas causados pela divisão em vários elementos, nesta antena não se põe porque é fabricada com um único elemento de 2.55m. Terá provavelmente outros problemas. Quando chegar logo se vê.

Mais uma vez obrigado.

73's

Jorge Mota
PMR2750

Boa noite gostava de saber se possivel feedback desta antena.
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por ALF007 Ter 21 Fev 2012 - 23:12

Boas noites pmr2511.

Aqui tens um video onde o colega esta a fazer um bom contacto com a antena Voyager MA-2000.



Contacto entre Praia Grande/SP e Blumenau/SC utilizando uma antena local (Voyager MA-2000) e um Icom IC-2200H operando com potência média (25w).

Agora vamos aguardar que o Colega Joma diga algo sobre a antena Voyager MA-2000.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Antena LAFAYETTE MA2000 Empty Re: Antena LAFAYETTE MA2000

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos