Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Qual antena utilizar para o rtlsdr?
+5
mouca
ALF007
Coutada
PrimePMR
antoniosaopedro
9 participantes
TX RX Fórum :: TX&RX Fórum :: SDR
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Qual antena utilizar para o rtlsdr?
Amigos...
Vamos ser mais simples e valorizar outras coisas mais importantes.
Hoje fui a um funeral do pai de uma amiga de infância que morreu de cancro no intestino. Tudo foi muito rápido... foi detectado e num mês o senhor foi-se.
Para entender melhor... o homem não cagava para fora. Por isso ficou com uma barriga enorme com toda a merda retida e morreu por causa dessas merdas.
Vamos imaginar que o senhor que faleceu, era tão entendido (+/-) como vocês.
Ao ler as vossas mensagens ficava parvo... perante o problema de saúde que tinha.
Troque as posições para entender...
Nesta semana aprendi uma lição de vida.
Não chatear-me por coisas pequenas, compreender o outro lado e ser assertivo de uma maneira amigável para se corrigir se tiver razão, admitir os erros, não alimentar e neutro a guerras.
Amigos...
Estamos vivos e valorize que já têm de bom.
Por favor... não se chateiem por causa de características técnicas.
Vamos ser divertidos, vamos partilhar e assim aprendemos sem tabus.
Tudo de bom e até jazz.
(não leve a mal os meus palavrões)
Vamos ser mais simples e valorizar outras coisas mais importantes.
Hoje fui a um funeral do pai de uma amiga de infância que morreu de cancro no intestino. Tudo foi muito rápido... foi detectado e num mês o senhor foi-se.
Para entender melhor... o homem não cagava para fora. Por isso ficou com uma barriga enorme com toda a merda retida e morreu por causa dessas merdas.
Vamos imaginar que o senhor que faleceu, era tão entendido (+/-) como vocês.
Ao ler as vossas mensagens ficava parvo... perante o problema de saúde que tinha.
Troque as posições para entender...
Nesta semana aprendi uma lição de vida.
Não chatear-me por coisas pequenas, compreender o outro lado e ser assertivo de uma maneira amigável para se corrigir se tiver razão, admitir os erros, não alimentar e neutro a guerras.
Amigos...
Estamos vivos e valorize que já têm de bom.
Por favor... não se chateiem por causa de características técnicas.
Vamos ser divertidos, vamos partilhar e assim aprendemos sem tabus.
Tudo de bom e até jazz.
(não leve a mal os meus palavrões)
Por isso existe o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Chat no Telegram
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007- Administrador Fundador
Não estou chateado,e espero que ninguem fique chateado, simplesmente temos que colocar os pontos nos Ís, e esclarecer estes promenores, é parta isto que serve estas discussões
PrimePMR- Amador
Saudações
Antenas sempre geram controvérsias.
Primeira coisa a considerar é a faixa que se quer receber, pois ão há antena milagrosa, que receba todas as faixas (HF, VHF, UHF, etc...).
Segunda coisa a considerar é o espaço disponível para instalar a antena. Já tive boas experiências com vários tipos de antenas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Para recepção de HF uma longwire é uma boa opção, com 16,2m e um balun 9:1, porem já tive problemas com o sinal de uma rádio AM local que perturbava em toda faixa. Outra boa experiência foi com antena Loop Magnética, com excelente seletividade mas com a desvantagem de ter que sintonizar para cada faixa a escutar, mas pode ser usada onde há pouco espaço. Quem dispõe de espaço e pode usar uma antena para cada faixa pode usar uma bazooka ou uma G5RV. Opções é que não faltam, porem cada caso é um caso.
Na próxima vez falo sobre antenas para VHF/UHF.
Antenas sempre geram controvérsias.
Primeira coisa a considerar é a faixa que se quer receber, pois ão há antena milagrosa, que receba todas as faixas (HF, VHF, UHF, etc...).
Segunda coisa a considerar é o espaço disponível para instalar a antena. Já tive boas experiências com vários tipos de antenas, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Para recepção de HF uma longwire é uma boa opção, com 16,2m e um balun 9:1, porem já tive problemas com o sinal de uma rádio AM local que perturbava em toda faixa. Outra boa experiência foi com antena Loop Magnética, com excelente seletividade mas com a desvantagem de ter que sintonizar para cada faixa a escutar, mas pode ser usada onde há pouco espaço. Quem dispõe de espaço e pode usar uma antena para cada faixa pode usar uma bazooka ou uma G5RV. Opções é que não faltam, porem cada caso é um caso.
Na próxima vez falo sobre antenas para VHF/UHF.
Jaguariense- Caloiro
A melhor antena é "experimentar" fazer um dipolo e ir acrescentando ou diminuindo o tamanho dele.
Temho uma sirio Tornado, uma Diamond X200, uma Discone e um Dipolo em V invertido que fiz com acerto para a banda dos 10 metros, não tem balun e tenho estacionárias 1.2, com este dipolo consigo escutar na perfeição toda a banda HF incluindo a aviação que cruza o Atlântico. o Centro de controlo aéreo de Santa Maria chega aqui com 5, 7 de sinal. Em Vhf e Uhf tenho também uma recepção muito razoável. Em escuta vale tudo, um simples cabo de cobre com 2 ou 3 metros às vezes faz milagres sendo a recepção afectada apenas por cabos eléctricos ou outras interferências, muitas vezes colocar a antena 4 ou 5 metros diferente da posição anterior já faz muita diferença. Como digo: Experimentar, experimentar e experimentar.
Temho uma sirio Tornado, uma Diamond X200, uma Discone e um Dipolo em V invertido que fiz com acerto para a banda dos 10 metros, não tem balun e tenho estacionárias 1.2, com este dipolo consigo escutar na perfeição toda a banda HF incluindo a aviação que cruza o Atlântico. o Centro de controlo aéreo de Santa Maria chega aqui com 5, 7 de sinal. Em Vhf e Uhf tenho também uma recepção muito razoável. Em escuta vale tudo, um simples cabo de cobre com 2 ou 3 metros às vezes faz milagres sendo a recepção afectada apenas por cabos eléctricos ou outras interferências, muitas vezes colocar a antena 4 ou 5 metros diferente da posição anterior já faz muita diferença. Como digo: Experimentar, experimentar e experimentar.
ppereira- Semi-profissional
Boas
Neste momento estou a usar (RTL-SDR V3 TCXO Dongle 500KHz 1700 MHz)
E posso confirmar que um simples dipolo chega para fazer escutar HF ate Ghz.
Testei com radio 570D antenas delta loop horizontal loop de 100mts vertical, long wire, vertical logaritmo com baluns 9:1 4:1 e cheguei a conclusão um simples dipolo chega
Fiz escuta com radio 570 nos 80mts antena delta loop sdr e dipolo 50cm escutava os colegas na mesma.
Mas o melhor e divertirem-se a fazer testes com antenas
Neste momento estou a usar (RTL-SDR V3 TCXO Dongle 500KHz 1700 MHz)
E posso confirmar que um simples dipolo chega para fazer escutar HF ate Ghz.
Testei com radio 570D antenas delta loop horizontal loop de 100mts vertical, long wire, vertical logaritmo com baluns 9:1 4:1 e cheguei a conclusão um simples dipolo chega
Fiz escuta com radio 570 nos 80mts antena delta loop sdr e dipolo 50cm escutava os colegas na mesma.
Mas o melhor e divertirem-se a fazer testes com antenas
Coutada- Guru
Bom dia, amigos, desculpem-me reabrir o post, estou iniciando nos rtlsdr e gostaria muito de receber a frequência aeronáutica, qual antena mais indicada para esse tipo de escuta? Outra pergunta é, qual a contra indicação de utilizar o cabo coaxial de 75 ohm utilizado em Tv. Obrigado!
manuhboo- Caloiro
Bom dia manuhboo
Claro que pode usar cabo coaxial de 75 ohm, até é mais barato e para fazer RX serve perfeitamente.
Faça um simples dipol para o meio das frequências aeronáutica.
Também poderá fazer uma bazzooka.
São antena económicas e muito simples de construção caseira.
Sé for para VHF, fique descanso que antena não é grande.
Muitos colegas usam antenas da Diamond X30, x50, x200, x300 ou até mesmo a x510. E fazem um exclente escuta. Esta antenas ão boas.
Eu tenho uma x510 e não a troco por nada.
Qualquer duvida disponha sempre.
Claro que pode usar cabo coaxial de 75 ohm, até é mais barato e para fazer RX serve perfeitamente.
Faça um simples dipol para o meio das frequências aeronáutica.
Também poderá fazer uma bazzooka.
São antena económicas e muito simples de construção caseira.
Sé for para VHF, fique descanso que antena não é grande.
Muitos colegas usam antenas da Diamond X30, x50, x200, x300 ou até mesmo a x510. E fazem um exclente escuta. Esta antenas ão boas.
Eu tenho uma x510 e não a troco por nada.
Qualquer duvida disponha sempre.
Por isso existe o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Grupo
Boa tarde amigo, ALF007, vou pesquisar sobre as antenas citadas.
Frequência VHF é de 118MHz à 156 MHz
Muito grato pelas respostas, vou ver a produção de uma.
Um forte abraço, att Luiz
Frequência VHF é de 118MHz à 156 MHz
Muito grato pelas respostas, vou ver a produção de uma.
Um forte abraço, att Luiz
manuhboo- Caloiro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tem aqui uma calculadora para saber as medidas exactas:
Link para a Calculadora de dipole
Depois coloque a antena na vertical, com o vivo do cabo rg ligado há parte de cima e a malha á parte de baixo da antena dipole.
e fica assim:
Tem aqui uma calculadora para saber as medidas exactas:
Link para a Calculadora de dipole
Depois coloque a antena na vertical, com o vivo do cabo rg ligado há parte de cima e a malha á parte de baixo da antena dipole.
e fica assim:
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Grupo
Com a dipole na vertical vai ter o beneficos que a antena vai ser omnidirecional.
Vai conseguir escutar em todas as direções... norte, sul, este e oeste.
Vai conseguir escutar em todas as direções... norte, sul, este e oeste.
73 e tudo de bom
- TX&RX DX Grupo
Boas
Para RX esqueçam la as antenas de marca e os baluns.
Um simples DIPOLO mais nada pode ser cabo 50 ou 75 tem de ter boa malha e usar alguns ferrites
Para RX esqueçam la as antenas de marca e os baluns.
Um simples DIPOLO mais nada pode ser cabo 50 ou 75 tem de ter boa malha e usar alguns ferrites
Coutada- Guru
Página 2 de 2 • 1, 2