TX RX Fórum
Ainda há utilizadores regulares? Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Ainda há utilizadores regulares? Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Ainda há utilizadores regulares?

+2
mouca
mjsilva08
6 participantes

Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Seg 24 Jul 2017 - 22:38

Boas noites!

É como diz o título... ainda há malta a fazer CB?
Na realidade só agora é que me estou a iniciar no hobbie, portanto sou um newbie nisto, mas nos ultimos tempos tenho ligado o meu Alan 100 Plus e não escuto nada! Até tenho feito umas chamadas no canal 11 e nada!
Ando a pensar em comprar um rádio melhor, mas se for para ficar parado mas vale desistir já...

Abç.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mouca Qua 26 Jul 2017 - 0:04

Boas..
Sim por norma anda tudo em ssb
Ou nas frequências pirata
Estes últimos dias a propagação não em ajudado

mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por ALF007 Qua 26 Jul 2017 - 2:19

Bom dia mjsilva08

O mouca disse muito bem... "por norma anda tudo em ssb".

Aqui por Matosinhos e arredores andamos pelo 26 e 27. Muitas vezes em FM e LSB.
Nos 30's até ao 40 no modo LSB escuto varias estações que estão situadas a norte de Portugal.
No 34 LSB é uma grande referencia, muitos macanudos fazendo qso. E para estarem mais há vontade vão para os 30's.
27,555 no modo USB, é uma frequência de chamada internacional, onde convidam para fazer contacto para outra frequência. E quase sempre continuam no modo USB.




__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Qua 26 Jul 2017 - 22:43

Perguntei porque recentemente liguei o rádio de forma algo artesanal no apartamento (antena móvel - President Alabama presa à grade da varanda e com mais um fio à medida para completar o plano de terra) e não se ouvia nada. Já tinha tido este setup noutro local e conseguia escutar algumas estações.
Eventualmente nos útlimos dias a propagação é capaz de não estar a ajudar e a piorar as coisas só tenho AM e FM e estou virado a norte, pelo que Matosinhos não deve dar...

Abç.
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por ALF007 Qui 27 Jul 2017 - 1:48

Bom dia mjsilva08

Para contactos locais e arredores é a capacidade da estação (Antena e depois o equipamento - Radio).
Propagação é a boleia que que caçamos para fazer contactos do Norte para o Algarve. Como também fazer contactos para a Europa, Asia, Africa, Norte / Sul da América... para mundo!
A propagação aberta permito-nos contactos de longa distancia, que é a definição de "DX". E ninguém consegue controlar a propagação. É como a meteorologia...  apenas conseguimos ter acesso a previsões.

3 Concelhos para se divertir com a CB:
1- Antena de base em casa
2- Radio que também faça os modos USB e LSB (SSB)
3- Com antena móvel + o radio no carro, tire uma tarde e vá para um monte ou para uma serra. Tenho a certeza que vai ser uma tarde bem passada porque vai fazer muitos contactos.

Antena - faça uma delta loop ou uma ground plane. São antenas baratas, de simples construção e os seus resultados no TX e RX vão ser satisfatórios porque vai conseguir escutar colegas distantes e vai chegar mais longe.
Tenha ambição pelas antenas.

Radio - esteja atento aos negócios em segunda mão. Faça sempre o negocio pessoalmente, experimentando o equipamento.
Existem muitas oportunidades de bons negócios de equipamento que fazem os modos FM, AM, USB e LSB.

Disponha sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Qui 3 Ago 2017 - 22:47

Boas!
É só para dizer que já me decidi a investir. Comprei um CRT-SS-6900N na RMS. É o mesmo, mas com outro nome, que o mouca sugeriu  que comprasse em Espanha. De facto podia ter poupado uns 12/13€, mas enviei mails com dúvidas a ambas as lojas e gostei mais da resposta da RMS :-).
Bem agora é aprender a trabalhar com a máquina, arranjar nome para a estação e perder o medo de falar Embarassed. E se calhar arranjar indicativo para DX...
Já o liguei aqui em casa com o setup de antena provisório que tinha (antena móvel na grade da varanda, com fio a fazer/completar o plano de terra) e já ouvi alguma coisa, principalmente estações estrangeiras, pela hora do jantar. A esta hora nada Surprised.
No fim de semana vou ver se o experimento de cima de um monte   Very Happy .

Abç.
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por ALF007 Sex 4 Ago 2017 - 0:52

Bom dia mjsilva08,

Os meus parabéns pela compra que fez.
Quanto ao nome de estação tem que ser o colega a decidir, tem que ser um nome que se identifique. Lembre-se dos seus heróis. Pode ser muita coisa.
Nome da minha estação é Rambo 92... porque em 1992 comecei a fazer radio e o meu herói era o Rambo.

Quanto ao indicativo DX, veja o seguinte:  [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e escolha um numeral não atribuído.

Fale e não tenha medo. No radio acontecem conversas como temos no café com amigos.
É divertido!
Aproveite o fim de semana e vá para o monte e tenha o seu momento com o seu radio novo, que é o seu brinquedo novo.
Divirta-se!

Se a minha felina deixar, vou aproveitar os meus últimos dias de ferias fazendo radio.
Ainda vamos fazer um contacto este fim de semana.

Para qualquer duvida disponha sempre.
Tudo de bom!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por nineâu5 Sex 4 Ago 2017 - 8:46

ainda sou utilizador regular e viciado em c.b. Smile a prova-lo estão as novas aquisições do portatil all mode de c.b. 1o metros, o icom ft-817 nd e o albrecht ae485-s mas la está o que o Alf diz: optem sempre por uma anteninha decente, os dividendos são gratificantes em alcance Basketball
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por pmr465 Sex 4 Ago 2017 - 10:33

nineâu5 o que me diz desse portatil all mode?
Já o tem ou está há espera dele?
Faça uma review dele, acho que seria uma boa ideia Very Happy
Abraço amigo.
pmr465
pmr465
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por nineâu5 Sáb 5 Ago 2017 - 3:11

pmr465 escreveu:nineâu5 o que me diz desse portatil all mode?
Já o tem ou está há espera dele?
Faça uma review dele, acho que seria uma boa ideia Very Happy
Abraço amigo.
ja o tenho ha meses, foi quase dado kkk.. axo-o surdo comparado com um c.b./10 metros de movel, tipo os Albrecht ; a antena dele pequenita não vai dar muito resultado. Gostei só da tomada para 12 volts externa, e da modulação em tx em todos os modos . Um radio caro, se for novo, a não comprar !
nineâu5
nineâu5
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Dom 6 Ago 2017 - 22:39

Ainda não foi desta que fiz um contacto. Não tive oportunidade para estar num local favorável tempo suficiente. Ainda deu para ligar o rádio e fazer uns minutos de escuta, mas contactos não tentei. Foi pouco tempo mas deu para ouvir pessoal essecialmente pelo 34 LSB e pontualmente no 30 e 32 LSB. Também tentei os 27.555 e escutei uma ou outa chamada, distante, quase impercetível.
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por Valter Lopes Ter 15 Ago 2017 - 23:12

mjsilva08 escreveu:Ainda não foi desta que fiz um contacto. Não tive oportunidade para estar num local favorável tempo suficiente. Ainda deu para ligar o rádio e fazer uns minutos de escuta, mas contactos não tentei. Foi pouco tempo mas deu para ouvir pessoal essencialmente pelo 34 LSB e pontualmente no 30 e 32 LSB. Também tentei os 27.555 e escutei uma ou outa chamada, distante, quase impercetível.

Caro MJSilva08,

Curiosamente comprei um rádio igual ao seu, na mesma loja. Chegou ontem. É um mundo à parte. Eu, habituado ao Cobra 148GTL, com aquele, parecia um garoto com um brinquedo novo!
É uma máquina boa. Fiz o meu primeiro DX para Gales com ele hoje. As opções são inúmeras. Há que agarrar no manual e aprender! Laughing
Quanto à sua antena, e uma vez que tem uma varanda com varandim, sugiro uma passo-em-frente. Simples e barata. Deve ter em conta a fonte de alimentação do rádio. O SS 6900 "papa" um máx. de 10A de origem, ou 15A se for programado por PC para TX a topo.

73 e bons contactos!
Valter Lopes
Valter Lopes
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Qua 16 Ago 2017 - 22:48

Valter Lopes escreveu:

É uma máquina boa. Fiz o meu primeiro DX para Gales com ele hoje. As opções são inúmeras. Há que agarrar no manual e aprender! Laughing
Quanto à sua antena, e uma vez que tem uma varanda com varandim, sugiro uma passo-em-frente. Simples e barata. Deve ter em conta a fonte de alimentação do rádio. O SS 6900 "papa" um máx. de 10A de origem, ou 15A se for programado por PC para TX a topo.

Boas Valter,
Infelizmente ainda não tive grande oportunidade para tentar uns contactos. Era para ser este fim de semana, mas para onde fui, esqueci-me do cabo de alimentação... Sad
Em relação à antena, no prédio onde vivo não é solução. Qualquer instalação tem que ser fácilmente amovível, portanto será mais para testes e escuta. A minha ideia é usar no carro. Ir para um local alto e tentar a partir daí fazer os contactos.
Vou aproveitar para tirar umas dúvidas do rádio:
1. Ainda não o liguei ao PC mas já dei uma vista de olhos ao software (AT-5555 V6). Não encontrei opção para aumentar a potência. Isso é  mesmo assim?
2. O meu faz um ruído de fundo (hum) pelo altifalante ao emitir em AM. Não faz sempre, o que é estranho... às vezes mudo de modo para testar e quando volta a AM deixa de fazer... será normal?

73
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por Valter Lopes Qui 17 Ago 2017 - 3:13

Olá Manuel,
Quanto à antena, uma passo-em-frente é a solução ideal para si, para varandas (desconhecendo eu a altura disponível):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
dá para montar na varanda:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ou pode arranjar um mastro, levá-la para o monte, montar no mastro espetado no chão e experimentar.

Quanto ao rádio, ainda não verifiquei o software. Pelo que sei, dá para mexer em muitos parâmetros do rádio, incluindo aumento de potência. Como este mês já gastei no rádio, fonte de alimentação, toroidal para balun e demais "pequenezas" para uma dipolo de 3/4 de onda que estou a construir, vou deixar a compra do cabo de programação para o próximo mês e só aí poderei "brincar com o bicho" (o meu não trazia cabo, não sei porquê)

Relativamente ao ruído, não sei qual a causa. Alguma interferência, talvez. AM é muito sensível a parasitas. Tenho um holofote LED que me causa ruído em todas as bandas e modos, por exemplo. Experimente uma opção no menu (não me recordo do nome) em que dá para se ouvir a si próprio, tipo monição e ajustar o volume. Pode estar a fazer feedback ou coisa parecida.

Espero ter ajudado.
73
Valter
Valter Lopes
Valter Lopes
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por mjsilva08 Qui 17 Ago 2017 - 22:48

O meu também não trazia cabo para programar. Acho que é o normal.
Como tenho um cabo que, pelas pesquisas que fiz, dá para adaptar, quando puder vou tentar usá-lo antes de investir no original :-).
Em relação à antena, para já vou usar a móvel. Depois, estou a pensar em fazer uma passo em frente que dê para levar para o monte.
Já agora em relação ao ruído, aparentemente será da fonte. É uma fonte de PC que me parece que não tem potência que chegue...

73
Manuel
mjsilva08
mjsilva08
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por Valter Lopes Sex 18 Ago 2017 - 0:04

Ui, essas fontes não dão para os nossos fins. Convém ser uma fonte que tenha potência que chegue e sobre. Eu comprei esta:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tem afinação do ruído parasita e custa menos que esta, que é aproximada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73
Valter
Valter Lopes
Valter Lopes
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por ALF007 Sex 18 Ago 2017 - 17:36

Bom dia amigos,

A fonte [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ... pareceu-me reunir qualidade preço!
Bom preço dando 20A contínuos.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Ainda há utilizadores regulares? Empty Re: Ainda há utilizadores regulares?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos