Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Ainda há utilizadores regulares?
+2
mouca
mjsilva08
6 participantes
Página 1 de 1
Ainda há utilizadores regulares?
Boas noites!
É como diz o título... ainda há malta a fazer CB?
Na realidade só agora é que me estou a iniciar no hobbie, portanto sou um newbie nisto, mas nos ultimos tempos tenho ligado o meu Alan 100 Plus e não escuto nada! Até tenho feito umas chamadas no canal 11 e nada!
Ando a pensar em comprar um rádio melhor, mas se for para ficar parado mas vale desistir já...
Abç.
Manuel
É como diz o título... ainda há malta a fazer CB?
Na realidade só agora é que me estou a iniciar no hobbie, portanto sou um newbie nisto, mas nos ultimos tempos tenho ligado o meu Alan 100 Plus e não escuto nada! Até tenho feito umas chamadas no canal 11 e nada!
Ando a pensar em comprar um rádio melhor, mas se for para ficar parado mas vale desistir já...
Abç.
Manuel
mjsilva08- Iniciado
Re: Ainda há utilizadores regulares?
Boas..
Sim por norma anda tudo em ssb
Ou nas frequências pirata
Estes últimos dias a propagação não em ajudado
Sim por norma anda tudo em ssb
Ou nas frequências pirata
Estes últimos dias a propagação não em ajudado
mouca- Guru
Bom dia mjsilva08
O mouca disse muito bem... "por norma anda tudo em ssb".
Aqui por Matosinhos e arredores andamos pelo 26 e 27. Muitas vezes em FM e LSB.
Nos 30's até ao 40 no modo LSB escuto varias estações que estão situadas a norte de Portugal.
No 34 LSB é uma grande referencia, muitos macanudos fazendo qso. E para estarem mais há vontade vão para os 30's.
27,555 no modo USB, é uma frequência de chamada internacional, onde convidam para fazer contacto para outra frequência. E quase sempre continuam no modo USB.
O mouca disse muito bem... "por norma anda tudo em ssb".
Aqui por Matosinhos e arredores andamos pelo 26 e 27. Muitas vezes em FM e LSB.
Nos 30's até ao 40 no modo LSB escuto varias estações que estão situadas a norte de Portugal.
No 34 LSB é uma grande referencia, muitos macanudos fazendo qso. E para estarem mais há vontade vão para os 30's.
27,555 no modo USB, é uma frequência de chamada internacional, onde convidam para fazer contacto para outra frequência. E quase sempre continuam no modo USB.
ALF007- Administrador Fundador
Perguntei porque recentemente liguei o rádio de forma algo artesanal no apartamento (antena móvel - President Alabama presa à grade da varanda e com mais um fio à medida para completar o plano de terra) e não se ouvia nada. Já tinha tido este setup noutro local e conseguia escutar algumas estações.
Eventualmente nos útlimos dias a propagação é capaz de não estar a ajudar e a piorar as coisas só tenho AM e FM e estou virado a norte, pelo que Matosinhos não deve dar...
Abç.
Eventualmente nos útlimos dias a propagação é capaz de não estar a ajudar e a piorar as coisas só tenho AM e FM e estou virado a norte, pelo que Matosinhos não deve dar...
Abç.
mjsilva08- Iniciado
Bom dia mjsilva08
Para contactos locais e arredores é a capacidade da estação (Antena e depois o equipamento - Radio).
Propagação é a boleia que que caçamos para fazer contactos do Norte para o Algarve. Como também fazer contactos para a Europa, Asia, Africa, Norte / Sul da América... para mundo!
A propagação aberta permito-nos contactos de longa distancia, que é a definição de "DX". E ninguém consegue controlar a propagação. É como a meteorologia... apenas conseguimos ter acesso a previsões.
3 Concelhos para se divertir com a CB:
1- Antena de base em casa
2- Radio que também faça os modos USB e LSB (SSB)
3- Com antena móvel + o radio no carro, tire uma tarde e vá para um monte ou para uma serra. Tenho a certeza que vai ser uma tarde bem passada porque vai fazer muitos contactos.
Antena - faça uma delta loop ou uma ground plane. São antenas baratas, de simples construção e os seus resultados no TX e RX vão ser satisfatórios porque vai conseguir escutar colegas distantes e vai chegar mais longe.
Tenha ambição pelas antenas.
Radio - esteja atento aos negócios em segunda mão. Faça sempre o negocio pessoalmente, experimentando o equipamento.
Existem muitas oportunidades de bons negócios de equipamento que fazem os modos FM, AM, USB e LSB.
Disponha sempre!
Para contactos locais e arredores é a capacidade da estação (Antena e depois o equipamento - Radio).
Propagação é a boleia que que caçamos para fazer contactos do Norte para o Algarve. Como também fazer contactos para a Europa, Asia, Africa, Norte / Sul da América... para mundo!
A propagação aberta permito-nos contactos de longa distancia, que é a definição de "DX". E ninguém consegue controlar a propagação. É como a meteorologia... apenas conseguimos ter acesso a previsões.
3 Concelhos para se divertir com a CB:
1- Antena de base em casa
2- Radio que também faça os modos USB e LSB (SSB)
3- Com antena móvel + o radio no carro, tire uma tarde e vá para um monte ou para uma serra. Tenho a certeza que vai ser uma tarde bem passada porque vai fazer muitos contactos.
Antena - faça uma delta loop ou uma ground plane. São antenas baratas, de simples construção e os seus resultados no TX e RX vão ser satisfatórios porque vai conseguir escutar colegas distantes e vai chegar mais longe.
Tenha ambição pelas antenas.
Radio - esteja atento aos negócios em segunda mão. Faça sempre o negocio pessoalmente, experimentando o equipamento.
Existem muitas oportunidades de bons negócios de equipamento que fazem os modos FM, AM, USB e LSB.
Disponha sempre!
Boas!
É só para dizer que já me decidi a investir. Comprei um CRT-SS-6900N na RMS. É o mesmo, mas com outro nome, que o mouca sugeriu que comprasse em Espanha. De facto podia ter poupado uns 12/13€, mas enviei mails com dúvidas a ambas as lojas e gostei mais da resposta da RMS :-).
Bem agora é aprender a trabalhar com a máquina, arranjar nome para a estação e perder o medo de falar . E se calhar arranjar indicativo para DX...
Já o liguei aqui em casa com o setup de antena provisório que tinha (antena móvel na grade da varanda, com fio a fazer/completar o plano de terra) e já ouvi alguma coisa, principalmente estações estrangeiras, pela hora do jantar. A esta hora nada .
No fim de semana vou ver se o experimento de cima de um monte .
Abç.
Manuel
É só para dizer que já me decidi a investir. Comprei um CRT-SS-6900N na RMS. É o mesmo, mas com outro nome, que o mouca sugeriu que comprasse em Espanha. De facto podia ter poupado uns 12/13€, mas enviei mails com dúvidas a ambas as lojas e gostei mais da resposta da RMS :-).
Bem agora é aprender a trabalhar com a máquina, arranjar nome para a estação e perder o medo de falar . E se calhar arranjar indicativo para DX...
Já o liguei aqui em casa com o setup de antena provisório que tinha (antena móvel na grade da varanda, com fio a fazer/completar o plano de terra) e já ouvi alguma coisa, principalmente estações estrangeiras, pela hora do jantar. A esta hora nada .
No fim de semana vou ver se o experimento de cima de um monte .
Abç.
Manuel
mjsilva08- Iniciado
Bom dia mjsilva08,
Os meus parabéns pela compra que fez.
Quanto ao nome de estação tem que ser o colega a decidir, tem que ser um nome que se identifique. Lembre-se dos seus heróis. Pode ser muita coisa.
Nome da minha estação é Rambo 92... porque em 1992 comecei a fazer radio e o meu herói era o Rambo.
Quanto ao indicativo DX, veja o seguinte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e escolha um numeral não atribuído.
Fale e não tenha medo. No radio acontecem conversas como temos no café com amigos.
É divertido!
Aproveite o fim de semana e vá para o monte e tenha o seu momento com o seu radio novo, que é o seu brinquedo novo.
Divirta-se!
Se a minha felina deixar, vou aproveitar os meus últimos dias de ferias fazendo radio.
Ainda vamos fazer um contacto este fim de semana.
Para qualquer duvida disponha sempre.
Tudo de bom!
Os meus parabéns pela compra que fez.
Quanto ao nome de estação tem que ser o colega a decidir, tem que ser um nome que se identifique. Lembre-se dos seus heróis. Pode ser muita coisa.
Nome da minha estação é Rambo 92... porque em 1992 comecei a fazer radio e o meu herói era o Rambo.
Quanto ao indicativo DX, veja o seguinte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e escolha um numeral não atribuído.
Fale e não tenha medo. No radio acontecem conversas como temos no café com amigos.
É divertido!
Aproveite o fim de semana e vá para o monte e tenha o seu momento com o seu radio novo, que é o seu brinquedo novo.
Divirta-se!
Se a minha felina deixar, vou aproveitar os meus últimos dias de ferias fazendo radio.
Ainda vamos fazer um contacto este fim de semana.
Para qualquer duvida disponha sempre.
Tudo de bom!
ainda sou utilizador regular e viciado em c.b. a prova-lo estão as novas aquisições do portatil all mode de c.b. 1o metros, o icom ft-817 nd e o albrecht ae485-s mas la está o que o Alf diz: optem sempre por uma anteninha decente, os dividendos são gratificantes em alcance
nineâu5- Profissional
nineâu5 o que me diz desse portatil all mode?
Já o tem ou está há espera dele?
Faça uma review dele, acho que seria uma boa ideia
Abraço amigo.
Abraço amigo.
pmr465- Iniciado
ja o tenho ha meses, foi quase dado kkk.. axo-o surdo comparado com um c.b./10 metros de movel, tipo os Albrecht ; a antena dele pequenita não vai dar muito resultado. Gostei só da tomada para 12 volts externa, e da modulação em tx em todos os modos . Um radio caro, se for novo, a não comprar !pmr465 escreveu:nineâu5 o que me diz desse portatil all mode?
Abraço amigo.
nineâu5- Profissional
Ainda não foi desta que fiz um contacto. Não tive oportunidade para estar num local favorável tempo suficiente. Ainda deu para ligar o rádio e fazer uns minutos de escuta, mas contactos não tentei. Foi pouco tempo mas deu para ouvir pessoal essecialmente pelo 34 LSB e pontualmente no 30 e 32 LSB. Também tentei os 27.555 e escutei uma ou outa chamada, distante, quase impercetível.
mjsilva08- Iniciado
mjsilva08 escreveu:Ainda não foi desta que fiz um contacto. Não tive oportunidade para estar num local favorável tempo suficiente. Ainda deu para ligar o rádio e fazer uns minutos de escuta, mas contactos não tentei. Foi pouco tempo mas deu para ouvir pessoal essencialmente pelo 34 LSB e pontualmente no 30 e 32 LSB. Também tentei os 27.555 e escutei uma ou outa chamada, distante, quase impercetível.
Caro MJSilva08,
Curiosamente comprei um rádio igual ao seu, na mesma loja. Chegou ontem. É um mundo à parte. Eu, habituado ao Cobra 148GTL, com aquele, parecia um garoto com um brinquedo novo!
É uma máquina boa. Fiz o meu primeiro DX para Gales com ele hoje. As opções são inúmeras. Há que agarrar no manual e aprender!
Quanto à sua antena, e uma vez que tem uma varanda com varandim, sugiro uma passo-em-frente. Simples e barata. Deve ter em conta a fonte de alimentação do rádio. O SS 6900 "papa" um máx. de 10A de origem, ou 15A se for programado por PC para TX a topo.
73 e bons contactos!
Valter Lopes- Amador
Valter Lopes escreveu:
É uma máquina boa. Fiz o meu primeiro DX para Gales com ele hoje. As opções são inúmeras. Há que agarrar no manual e aprender!
Quanto à sua antena, e uma vez que tem uma varanda com varandim, sugiro uma passo-em-frente. Simples e barata. Deve ter em conta a fonte de alimentação do rádio. O SS 6900 "papa" um máx. de 10A de origem, ou 15A se for programado por PC para TX a topo.
Boas Valter,
Infelizmente ainda não tive grande oportunidade para tentar uns contactos. Era para ser este fim de semana, mas para onde fui, esqueci-me do cabo de alimentação...
Em relação à antena, no prédio onde vivo não é solução. Qualquer instalação tem que ser fácilmente amovível, portanto será mais para testes e escuta. A minha ideia é usar no carro. Ir para um local alto e tentar a partir daí fazer os contactos.
Vou aproveitar para tirar umas dúvidas do rádio:
1. Ainda não o liguei ao PC mas já dei uma vista de olhos ao software (AT-5555 V6). Não encontrei opção para aumentar a potência. Isso é mesmo assim?
2. O meu faz um ruído de fundo (hum) pelo altifalante ao emitir em AM. Não faz sempre, o que é estranho... às vezes mudo de modo para testar e quando volta a AM deixa de fazer... será normal?
73
Manuel
mjsilva08- Iniciado
Olá Manuel,
Quanto à antena, uma passo-em-frente é a solução ideal para si, para varandas (desconhecendo eu a altura disponível):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
dá para montar na varanda:
ou pode arranjar um mastro, levá-la para o monte, montar no mastro espetado no chão e experimentar.
Quanto ao rádio, ainda não verifiquei o software. Pelo que sei, dá para mexer em muitos parâmetros do rádio, incluindo aumento de potência. Como este mês já gastei no rádio, fonte de alimentação, toroidal para balun e demais "pequenezas" para uma dipolo de 3/4 de onda que estou a construir, vou deixar a compra do cabo de programação para o próximo mês e só aí poderei "brincar com o bicho" (o meu não trazia cabo, não sei porquê)
Relativamente ao ruído, não sei qual a causa. Alguma interferência, talvez. AM é muito sensível a parasitas. Tenho um holofote LED que me causa ruído em todas as bandas e modos, por exemplo. Experimente uma opção no menu (não me recordo do nome) em que dá para se ouvir a si próprio, tipo monição e ajustar o volume. Pode estar a fazer feedback ou coisa parecida.
Espero ter ajudado.
73
Valter
Quanto à antena, uma passo-em-frente é a solução ideal para si, para varandas (desconhecendo eu a altura disponível):
dá para montar na varanda:
ou pode arranjar um mastro, levá-la para o monte, montar no mastro espetado no chão e experimentar.
Quanto ao rádio, ainda não verifiquei o software. Pelo que sei, dá para mexer em muitos parâmetros do rádio, incluindo aumento de potência. Como este mês já gastei no rádio, fonte de alimentação, toroidal para balun e demais "pequenezas" para uma dipolo de 3/4 de onda que estou a construir, vou deixar a compra do cabo de programação para o próximo mês e só aí poderei "brincar com o bicho" (o meu não trazia cabo, não sei porquê)
Relativamente ao ruído, não sei qual a causa. Alguma interferência, talvez. AM é muito sensível a parasitas. Tenho um holofote LED que me causa ruído em todas as bandas e modos, por exemplo. Experimente uma opção no menu (não me recordo do nome) em que dá para se ouvir a si próprio, tipo monição e ajustar o volume. Pode estar a fazer feedback ou coisa parecida.
Espero ter ajudado.
73
Valter
Valter Lopes- Amador
O meu também não trazia cabo para programar. Acho que é o normal.
Como tenho um cabo que, pelas pesquisas que fiz, dá para adaptar, quando puder vou tentar usá-lo antes de investir no original :-).
Em relação à antena, para já vou usar a móvel. Depois, estou a pensar em fazer uma passo em frente que dê para levar para o monte.
Já agora em relação ao ruído, aparentemente será da fonte. É uma fonte de PC que me parece que não tem potência que chegue...
73
Manuel
Como tenho um cabo que, pelas pesquisas que fiz, dá para adaptar, quando puder vou tentar usá-lo antes de investir no original :-).
Em relação à antena, para já vou usar a móvel. Depois, estou a pensar em fazer uma passo em frente que dê para levar para o monte.
Já agora em relação ao ruído, aparentemente será da fonte. É uma fonte de PC que me parece que não tem potência que chegue...
73
Manuel
mjsilva08- Iniciado
Ui, essas fontes não dão para os nossos fins. Convém ser uma fonte que tenha potência que chegue e sobre. Eu comprei esta:
Tem afinação do ruído parasita e custa menos que esta, que é aproximada:
73
Valter
Tem afinação do ruído parasita e custa menos que esta, que é aproximada:
73
Valter
Valter Lopes- Amador
Bom dia amigos,
A fonte [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ... pareceu-me reunir qualidade preço!
Bom preço dando 20A contínuos.
A fonte [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ... pareceu-me reunir qualidade preço!
Bom preço dando 20A contínuos.