TX RX Fórum
Cat3 e agora? Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Cat3 e agora? Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Cat3 e agora?

2 participantes

Ir para baixo

Cat3 e agora? Empty Cat3 e agora?

Mensagem por Tamarus Seg 23 Set 2019 - 1:14

Olá

Tendo eu estes 2 longos anos de espera pela frente, enquanto estudo para subir e sendo eu bastante verdinho nestas lides, agora é que começam a surgir algumas dúvidas pois após sucessivas pesquisas que fiz não encontrei resposta e muitas delas provavelmente não sentido mas cá vão, e por favor, desculpem a ingorancia. Very Happy

A ideia é adquirir um daqueles baofeng portáteis baratos para ir escutando.

1 - Posso já adquirir estação para estar este tempo em escuta?
2 - O tipo de rádio que comprar poderá ser daqueles que faz frequências fora das frequências de amador do QNAF?
3 - Estou limitado apenas a escutar nas frequências de amador do QNAF ou posso escutar nas frequências que o rádio permitir?
4 - Em caso negativo, se bloquear o rádio às frequências de radioamador já o poderei usar?
5 - Sendo um rádio importado, terá de passar em algum teste ou ter algum tipo de certificado?
6 - Há alguma legislação sobre antenas internas? (Dentro da minha habitação num prédio de vários andares)
7 - Posso num mesmo rádio, programar as frequências PMR e usar as mesmas de acordo com as normas PMR (0.5w, antena fixa, fonia simplex) e usar o mesmo com frequências radioamador?
8 - (Não consigo colocar links, por isso vou tentar explicar)
No site da ANACOM há um quadro que tem as frequências livres de licenciamento (como a norma PMR 446)
O que significa talkback? As frequências 448 na última página? Poderemos usar as mesmas livremente em fonia de acordo com o quadro?

Desde já lamento o texto longo e aguardo as vossas sábias respostas, garantindo que mais dúvidas irão surgir.
Tamarus
Tamarus
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Cat3 e agora? Empty Re: Cat3 e agora?

Mensagem por ppereira Seg 23 Set 2019 - 11:08

Segue:
1- Sim, tanto equipamento VHF/UHF como HF
2- Sim, Não pode é emitir nessas frequências. Pode emitir nas frequências de amador acompanhado de um supervisor.
3- Pode escutar nas frequências que o rádio permitir, não pode porém revelar o conteúdo das comunicações.
4- Já foi respondido acima.
5- Deverá ter a norma europeia, mas ninguém liga a isso.
6- Dentro de casa temos o que quisermos, não poderá é causar interferências aos vizinhos.
7- Sim, mas os rádios que conheço têm como potência mais baixa 1 Watt.
8- O que conheço dos Talkback, são rádios de baixa potência para comunicações por exemplo em estúdios de rádio ou gravação para os intervenientes falarem entre eles ou como costuma ver, nos árbitros de futebol.

Esteja à vontade para colocar as suas dúvidas, uma vertente forte do rádioamadorismo é a entreajuda e partilha de conhecimentos.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cat3 e agora? Empty Re: Cat3 e agora?

Mensagem por Tamarus Qua 25 Set 2019 - 20:43

Desde já muito Obrigado Sr. Pereira

Gostava de montar um sistema "fixo" maioritariamente UHF usando o tal baofeng juntamente com uma antena/fio de 65cm (pelo que tenho lido, é o comprimento ideal para usar nos 430 440mhz certo?) havendo a possibilidade de o transformar num móvel/portátil usando um painel solar para recarregar as baterias do mesmo, em conjunto com o tal rádio de 0.5w (procurar nos sites chinas Very Happy ) que servirá para as comunicações em PMR.

Este sistema fará uma das partes integrantes de um kit para alguma eventualidade.

Não tenciono adquirir nenhum fixo/móvel pois já vai ser uma carga de trabalhos convencer a esposa a deixar instalar uma antena/fio pela casa, quanto mais um rádio numa viatura Very Happy

Depois disto terei de a convencer a levar um pequeno PMR na mala, mais uma vez para alguma eventualidade, visto que para ela, tirar licença radioamador está mais que fora de questão Very Happy

Este será o sistema que tenho previsto em mente para o futuro e como tal não passa ainda de um projecto.

Gostaria portanto de saber as vossas opiniões acerca deste sistema, se seria preferível outro (tendo em conta a mobilidade do mesmo)

Mais uma vez, Obrigado e agradeço que coloquem as vossas ideias e críticas de modo a melhorar este futuro sistema.
Tamarus
Tamarus
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Cat3 e agora? Empty Re: Cat3 e agora?

Mensagem por ppereira Sex 27 Set 2019 - 9:51

A sua melhor opção seria um rádio móvel chinês, pesquise por QYT 8900D. Cabe na palma da mão e é muito barato. Fica já com um rádio de 25 Watts de potência.
Este rádio tem escuta e emissão em quatro frequências diferentes e ecran a cores, além de ser programável por computador permite colocar o nome em vez das frequências.
Para o carro, o rádio vem com uma ficha de ligação ao isqueiro o que junto com uma antena Vhf/Uhf de base magnética permite que o ligue e opere com ele em dois minutos, desmontando e guardando a seguir.
Quanto à antena feita de fio não é tão simples assim, tem que ter radiais também de um tamanho específico ou pode queimar o rádio, mais uma vez uma antena móvel V/U resolve o problema, fazendo boa massa na base magnética, por exemplo num gradeamento, além de ser pequena.
Outro conselho que lhe dou, uma vez que já é rádioamador, é investir numa Pen SDR, custam 20 ou 25€ e já escuta todas as frequências de amador (além das outras) incluindo as digitais. Com esta Pen vai descobrir todo um outro mundo das comunicações, por exemplo a aviação, podendo até ter um radar em casa apenas com software.
Esta Pen, até ligada à ficha de televisão da antena do prédio já lhe permite escutar muita coisa, e com um fio já não tem problemas com medidas como é só de recepção até um simples fio eléctrico como antena funciona.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Cat3 e agora? Empty Re: Cat3 e agora?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos