TX RX Fórum
Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

3 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por jonyby Sáb 3 Jul 2021 - 16:47

Boas companheiros!
Passados uns bons anos após o fim da estação do meu pai e com a incistencia de alguns camaradas desse tempo resolvi dar inicio novamente ao inicio da estação mas agora sem indicativo e porque o AM está aberto.
Então já tendo todo o equipamento estou só de volta da antena passo em frente dupla e tenho algumas duvidas que gostava que me ajudas-em a esclarece-las.
1º Medidas:
Pelo que li as medidas do Radiante batem certo em todos os lados, +/- 2.63 sem afinação, mas a minha grande duvida é nos Radiais já li 2 medidas 2.75 e 2.68, a diferença pelo que entendi é entre uma DIPOLO ou Passo em Frente Dupla.

2º Ligações Massa:
Na ligação dos Radiais a Malha da Ficha PL o mais indicado será;
Fio 2.5mm entre pontas dos 2 Radiais e vai a Ficha PL
ou
Fio 2.5mm de cada ponta directa a Ficha PL

Alguém consegue esclarecer  estas 2 duvidas, estão dependentes para terminar a antena.

Cumprimentos
João[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
jonyby
jonyby
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Re: Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por Coutada Dom 4 Jul 2021 - 18:17

Boas...

Em relação as medidas depende para que canais vais usar mas começa 2.68 se ficar comprida podes sempre cortar vais medindo o SWR.
A ficha PL ficava melhor ao centro ligavas uma massa um em cada parafuso com a mesma medida para cada radial assim funciona mas não e o correcto.
Convem os fios ter a mesma medida pois nas frequencias tudo conta.
Coutada
Coutada
Guru


jonyby gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Re: Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por jonyby Dom 4 Jul 2021 - 20:22

Coutada escreveu:Boas...

Em relação as medidas depende para que canais vais usar mas começa 2.68 se ficar comprida podes sempre cortar vais medindo o SWR.
A ficha PL ficava melhor ao centro ligavas uma massa um em cada parafuso com a mesma medida para cada radial assim funciona mas não e o correcto.
Convem os fios ter a mesma medida pois nas frequencias tudo conta.

Boas!
Ok!
Vou andar pelos 40 canais nas bandas AM/LSB/USB
então será 2.68 e não 2.75 como já li por ai...
Relativo a PL pensando bem, faz sentido o que diz ainda vou a tempo rectificar, não trocando a ficha ao meio tenho o mastro a passar, mas consigo colocar os 2 fios com as mesmas medidas, minimiza-se a coisa...  
Obrigado pela dica.
jonyby
jonyby
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty DUVIDA SOBRE ANTENA PASSO EM FRENTE DUPLA

Mensagem por carlos alves Dom 4 Jul 2021 - 22:41

Olá
fazendo as contas é assim:velocidade da luz a dividir pela frec.isto dá-nos o comprimento de onda, se, a ant- for para os 1º 40 canais as contas para a frec. do canal 20  x o factor de velocidade 0,66% querendo ant. de 1/4 de onda divide por 4(este)tem a ver com o material empregue dá-nos o comprimento físico do elemento irradiante, os radiais do mesmo comprimento e pode ser menos 5% estes ficam a 120º do elemento irradiante (activo) e aqui acerta-se o swr + - 120º  (se a ant. estiver ressonante no canal 20 ok , se for no 40 a ant está curta à que aumentar o elemento se for o inverso tem-se que cortar, imagem só de exemplo
Boa bricolage.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
carlos alves
carlos alves
Amador


jonyby gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Re: Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por jonyby Seg 5 Jul 2021 - 22:30

carlos alves escreveu:Olá
fazendo as contas é assim:velocidade da luz a dividir pela frec.isto dá-nos o comprimento de onda, se, a ant- for para os 1º 40 canais as contas para a frec. do canal 20  x o factor de velocidade 0,66% querendo ant. de 1/4 de onda divide por 4(este)tem a ver com o material empregue dá-nos o comprimento físico do elemento irradiante, os radiais do mesmo comprimento e pode ser menos 5% estes ficam a 120º do elemento irradiante (activo) e aqui acerta-se o swr + - 120º  (se a ant. estiver ressonante no canal 20 ok , se for no 40 a ant está curta à que aumentar o elemento se for o inverso tem-se que cortar, imagem só de exemplo
Boa bricolage.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Boas!
Amigo Carlos Alves excelente informação, também já li sobre isso mas quando cheguei a parte dos vários factores troquei-me todo, como não tenho formação a esse ponto dai a minha grande duvida nos tamanhos do radiante e radiais  
já agora coloco aqui o tal topico em que um camarada "Snog" justifica a razão das medidas de 2.75 para os radiais, no qual passo a citar.

"Li algures quem fez esta antena com 2 tubos, radiante e radial, de igual comprimento o que é completamente errado. Se fizermos esta antena com 2 tubos de igual comprimento o que acontece é que estamos a fazer um dipolo em que há um ângulo menor que 180º entre os 2 elementos e nós não queremos fazer um dipolo mas sim uma passo em frente! Um dipolo tem um comprimento total de meia-onda que no CB corresponde a 5,5 metros. Daí, 5,5 / 2 = 2,75 metros que é o comprimento de cada elemento do dipolo.
Na antena duplo passo em frente o comprimento do radiante são 2,63 metros e os 2 radiais que têm o mesmo comprimento é 2,75 metros."

Não querendo causar qualquer conflito mas queria entender o porquê dessa diferença, mas uma coisa é certa, os 2.75 foi o único sitio que o li foi do companheiro "Snog", o resto são as medidas que o meu amigo menciona.

E mais uma vês agradeço toda a informação e ajuda que possa dar.
Cumprimentos
jonyby
jonyby
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty DUVIDA SOBRE ANTENA PASSO EM FRENTE DUPLA

Mensagem por carlos alves Ter 6 Jul 2021 - 23:47

Olá
o passo em frente é um dipolo só que normalmente nós o vemos  na vertical ,logo passa a ser uma ant. com polarização vertical , com plano terra que serve neste caso para acertar o swr ficando a 120º +- do elemento irradiante, (o dito passo em frente foi um outro macanudo a explicar a outro como era feita a ant. e disse é como estivesses em pé os pés juntos e a seguir dás um passo em frente é como fica o aspecto da ant. ) quanto ao plano terra sabemos que influencia o swr logo se colocarmos mais elementos melhor até podem ficar a 90 º do elemento irradiante e no irradiante até se pode incluir mais um elemento afim tambem de acertar o comprimento e melhorar o swr tudo isto influencia a largura de banda da ant. ou seja eu quero a ant. para 40 canais (400kcl/s) e 1:1 swr em todos isto é a largura de banda da ant.claro que aqui a construção da mesma  conta para o resultado muito mais se pode dizer mas tambem não devemos complicar a habilidade construtiva de cada um aprimorando a coisa o resultado será sempre bom ,querendo uma ant. 1/4 onda para os 11 metros é assim velocidade da luz a dividir pela frec.x a velocidade normalmente 0,66% (isto tem a ver com o material empregue) o resultado final é o comprimento onda  (físico)depois disto o resultado divide por 4 e tem o comprimento físico da ant. tudo o resto tem por finalidade na largura de banda da ant estar melhor a frec. mais altas ou mais baixas.bons trabalhos .
carlos alves
carlos alves
Amador


jonyby e Manuel Simões gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Re: Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por jonyby Qua 7 Jul 2021 - 21:59

carlos alves escreveu:Olá
o passo em frente é um dipolo só que normalmente nós o vemos  na vertical ,logo passa a ser uma ant. com polarização vertical , com plano terra que serve neste caso para acertar o swr ficando a 120º +- do elemento irradiante, (o dito passo em frente foi um outro macanudo a explicar a outro como era feita a ant. e disse é como estivesses em pé os pés juntos e a seguir dás um passo em frente é como fica o aspecto da ant. ) quanto ao plano terra sabemos que influencia o swr logo se colocarmos mais elementos melhor até podem ficar a 90 º do elemento irradiante e no irradiante até se pode incluir mais um elemento afim tambem de acertar o comprimento e melhorar o swr tudo isto influencia a largura de banda da ant. ou seja eu quero a ant. para 40 canais (400kcl/s) e 1:1 swr em todos isto é a largura de banda da ant.claro que aqui a construção da mesma  conta para o resultado muito mais se pode dizer mas tambem não devemos complicar a habilidade construtiva de cada um aprimorando a coisa o resultado será sempre bom ,querendo uma ant. 1/4 onda para os 11 metros é assim velocidade da luz a dividir pela frec.x a velocidade normalmente 0,66% (isto tem a ver com o material empregue) o resultado final é o comprimento onda  (físico)depois disto o resultado divide por 4 e tem o comprimento físico da ant. tudo o resto tem por finalidade na largura de banda da ant estar melhor a frec. mais altas ou mais baixas.bons trabalhos .


Boas!
Ok! já entendi, dentro das minhas capacidades heheh, pelo menos irei acertar no tamanho dos radiais, vamos ver a afinação do swr do radiante ver se não tenho de descer o mastro muitas vezes para afina-la.
Obrigado pela explicação e ajuda, quando a tiver pronta coloco aqui fotos da menina...
73/51
jonyby
jonyby
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla Empty Re: Duvida sobre antena Passo em Frente Dupla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos