Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Antena Quadrado - 1 elemento
4 participantes
Página 1 de 1
Antena Quadrado - 1 elemento
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
No facebook tenho visto muito pessoal a postar este esquema.
Alguém já experimentou?
Fiquei curioso em experimentar!
No facebook tenho visto muito pessoal a postar este esquema.
Alguém já experimentou?
Fiquei curioso em experimentar!
ALF007- Administrador Fundador
Re: Antena Quadrado - 1 elemento
Já fiz um quadro desses mas não estava a ser alimentado pelo cabo de tv como vem no desenho. Na saída da antena tinha um troço de 1/4 onda elétrico de cabo rg11 (75 ohms) , a seguir é que estava o cabo de 50 ohms. Isto é para adaptar a impedância, sem esse adaptador dava 2 de estacionarias.
Faz mais ou menos a mesma coisa que um dipolo, só que para grandes distancias o quadro tem um pouco de mais eficiência, mas para distancias menores (ex. madeira, açores) o dipolo ganha. O quadro também é menos ruidoso que o dipolo.
Faz mais ou menos a mesma coisa que um dipolo, só que para grandes distancias o quadro tem um pouco de mais eficiência, mas para distancias menores (ex. madeira, açores) o dipolo ganha. O quadro também é menos ruidoso que o dipolo.
CT1ISH- Iniciado
com estas dimensões mais valia uma quadra cubica de dois elementos
pmr504- Iniciado
Sim... sim!
Digamos que esta antena é uma cúbica de 1 elemento (é o dipolo).
Uma cúbica de 2 elementos é o dipolo + o reflector que leva atrás!
Gostava de ter mais tempo para dar inicio á experiência desta antena.
Tenho uma outra experiência com prioridade depois talvez seja esta!
O que eu gostava mesmo era ter um analisador de antenas. Era uma maravilha!
Digamos que esta antena é uma cúbica de 1 elemento (é o dipolo).
Uma cúbica de 2 elementos é o dipolo + o reflector que leva atrás!
Gostava de ter mais tempo para dar inicio á experiência desta antena.
Tenho uma outra experiência com prioridade depois talvez seja esta!
O que eu gostava mesmo era ter um analisador de antenas. Era uma maravilha!
são muito caros mas é uma ferramenta indispensavel para quem gosta de fazer uns arames talvez um dia compre um agora nem pensar a malta anda triste troyka sabes como é!
73 Manu
73 Manu
pmr504- Iniciado
Esqueci-me de dizer que a antena quadro, não precisa de estar tão afastada dos obstáculos como um dipolo, para ficar "desafogada".
CT1ISH- Iniciado
Esqueci-me de dizer que a antena quadro, não precisa de estar tão afastada dos obstáculos como um dipolo, para ficar "desafogada".
E a minha curiosidade vai ficando adocicada!
Depois do quadro de só um elemento, fiz uma antena em forma de delta, primeiro com 1 elemento, depois passou a 2 elementos. A delta em comparação com o quadro é muito mais fácil de construir e o comportamento elétrico é muito parecido, não notei diferenças.
A delta foi feita com 2 tubos de alumínio e na parte de cima foi colocado um fio de cobre como quem faz um desenho de um triângulo. O ponto de alimentação foi feito com um "gama mach" na base do triângulo (vértice). O perímetro da delta é o mesmo do quadro.
O quadro foi feito com varetas de fibra de vidro que comprei numa loja de artigos de pesca perto da estação de comboios do cais do sodré, não tinha acesso a canas de bambú.
Mais tarde terminei por fazer uma copia de uma das melhores antenas de cb naquela altura, uma moonraker 4 elementos com polarização vertical e horizontal. O refletor é um quadro e os radiante e diretores são de dipolo. O boom penso que tem 6 metros de comprimento, não tenho a certeza. Já ouvi dizer que só passado umas décadas a Jo-Gunn a ultrapassa em perfomance.
A delta foi feita com 2 tubos de alumínio e na parte de cima foi colocado um fio de cobre como quem faz um desenho de um triângulo. O ponto de alimentação foi feito com um "gama mach" na base do triângulo (vértice). O perímetro da delta é o mesmo do quadro.
O quadro foi feito com varetas de fibra de vidro que comprei numa loja de artigos de pesca perto da estação de comboios do cais do sodré, não tinha acesso a canas de bambú.
Mais tarde terminei por fazer uma copia de uma das melhores antenas de cb naquela altura, uma moonraker 4 elementos com polarização vertical e horizontal. O refletor é um quadro e os radiante e diretores são de dipolo. O boom penso que tem 6 metros de comprimento, não tenho a certeza. Já ouvi dizer que só passado umas décadas a Jo-Gunn a ultrapassa em perfomance.
CT1ISH- Iniciado
Olá
Não tinha acesso a canas de bambu, porque não me disse nada
Um abraço
Não tinha acesso a canas de bambu, porque não me disse nada
Um abraço
CT2JKJ- Profissional
Boas CT2JKJ... Já vi uma cúbica de 3 elementos, num site por ai de um colega do Brasil em que o esqueleto da antena era feita com "bambu".
Olá CT1ISH... A moonraker são antenas da Avanty. A moonraker eram as rainha das antenas para os 11 metros.
Vou-lhe fazer uma pergunta:
Quais são as medida da Delta Loop que passou a ter 2 elementos?
Olá CT1ISH... A moonraker são antenas da Avanty. A moonraker eram as rainha das antenas para os 11 metros.
Vou-lhe fazer uma pergunta:
Quais são as medida da Delta Loop que passou a ter 2 elementos?
Medidas da delta loop 2 elementos:
-Perímetro refletor 454 3/8 "
-Perímetro radiante 443 1/4 "
Espaço entre elementos 62"
Medidas da moonraker 4 elementos:
Refletor 9' 6" (medida lado do quadrado)
Dipolo 17' 5 "
1º diretor 17' 5" "2
2º diretor 16' 6" "2
Espaços entre elementos:
-Refletor -dipolo: 5' 5"
-Dipolo 1º diretor 4' 8"
-1º diretor 2º diretor 6' 4"
Só tenho as medidas em polegadas
Além de outras também cheguei a fazer uma cópia de uma direcional 3 elementos para os 11 metros (antena comercial) e esta antena também funcionava muito bem. A marca era Archer.
Aínda não descobri as dimensões desta antena
-Perímetro refletor 454 3/8 "
-Perímetro radiante 443 1/4 "
Espaço entre elementos 62"
Medidas da moonraker 4 elementos:
Refletor 9' 6" (medida lado do quadrado)
Dipolo 17' 5 "
1º diretor 17' 5" "2
2º diretor 16' 6" "2
Espaços entre elementos:
-Refletor -dipolo: 5' 5"
-Dipolo 1º diretor 4' 8"
-1º diretor 2º diretor 6' 4"
Só tenho as medidas em polegadas
Além de outras também cheguei a fazer uma cópia de uma direcional 3 elementos para os 11 metros (antena comercial) e esta antena também funcionava muito bem. A marca era Archer.
Aínda não descobri as dimensões desta antena
CT1ISH- Iniciado
Muito obrigado CT1ISH pela informação que lhe pedi.
Não faz mal estar em polegadas, facilmente faço a conversão. Obrigado.
Deixo aqui um site com vários manuais de antenas que vai gostar de recordar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de ver isto, pode-se dizer que "já não se fazem coisas com antigamente"...
Não faz mal estar em polegadas, facilmente faço a conversão. Obrigado.
Deixo aqui um site com vários manuais de antenas que vai gostar de recordar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Depois de ver isto, pode-se dizer que "já não se fazem coisas com antigamente"...
Alf007, muito obrigado pelo link, tem informações muito interessantes.
Tem razão, um site nostálgico com artigos que fizeram historia
Tem razão, um site nostálgico com artigos que fizeram historia
CT1ISH- Iniciado