TX RX Fórum
Fonte de Alimentação. - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Fonte de Alimentação. - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Fonte de Alimentação.

+4
pmr1989
airlomba
CT2GGX
Snog
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Seg 1 Out 2012 - 9:48

pmr1989 escreveu:Colega Airlomba, quando falei no serie paralelo, referi me a aparelhos medidores externos, ninguem mede grandezas com a própria fonte. De certeza que o colega Gonçalo terá um multimetro la por casa, e deve fazer os testes com ele. Alertei sim para o facto do selector de limite de corrente, que pode pedir mais, e as pessoas têm tendência a ir logo la rodar, e os circuitos podem não estar preparados para um aumento de débito de corrente momentãneo (como a maioria não está), pelo que esses passos todos devem ser feitos sem carga, e a fonte ate pode estar "duplamente" ligada, se é que me faço entender. Portanto acho que não meti os pés pelas mãos em lado nenhum. Não sei é quais os botões on off la da fonte, so testando, pois na maior parte dos casos ha um geral, para afinarmos, e depois mais 2, um para cada fonte individual, o que não é o caso.

73s,
Caro Nuno Neves,

Antes mais, peço-lhe que me perdoe a expressão "meter os pés pelas mãos". De facto precipitei-me no que escrevi e não tinha entendido o seu post da forma como o expôs agora. Embarassed
Dito isto, resta-me dizer que concordo com o que escreveu e peço-lhe que me perdoe o incómodo do mal entendido.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Seg 1 Out 2012 - 12:52

Eu tenho por cá um multímetro um Univolt AM125, deixo entretanto aqui uma foto para o verem, tinha-o cá por casa e aproveitei visto que mede os "ohms" e dá para verificar se as fichas da PL não se encontram em curto circuito. (:

Como não sou como alguns que dizem que sabem e depois não sabem nada eu admito eu nada, ou melhor pouco sei acerca de electrónica, mas isso não quer dizer que tenha vontade de aprender!!!

A fonte de alimentação de laboratório não faz nada nem barulhos nada é como estivesse morta. Razz
Aquilo foi dado por um senhor por isso não sei se aquilo funciona ou não...

Foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Medir como?? Onde coloco?? Como sei se é negativo ou positivo??
A ideia referida por um colega qualquer acerca do Skype penso que seja boa...

73 do chinês!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Seg 1 Out 2012 - 13:02

quando se mete um aparelho desses a medir a resistencia de um transformador a intenção é ver se ele está queimado e o ponteiro nem vai mexer, OU se está bom e aí o ponteiro mexe.. positivo e negativo não tem importancia em lampadas, bobinas de transformador , fusiveis e interruptores ; eu usava o multimetro tal como está na foto e tentava medir nos terminais da fixa dos 220 em primeiro lugar só depois abria e via fusiveis e mais peças (basicamente era isto a ideia) TX&RX is nice!
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr1989 Seg 1 Out 2012 - 13:19

Colega Emanuel,

Não causou incomodo nenhum, estamos apenas a ajudar um colega que está com dificuldades e que pelo que parece nunca manuseou equipamentos destes, logo achei por bem alertar para os cuidados básicos, não fosse o colega fazer asneiras. Se é para fazer as coisas bem, deve se começar por usar os aparelhos de forma correcta. Eu é que se calhar no meio de tanto palavreado lol não me expliquei bem, mas o que interessa é que o colega Airlomba sabe muito mais do que eu nesta área, e penso que ja deu ao colega Snog umas ideias sobre como resolver o assunto, dando se ao trabalho de ir buscar muitos promenores que outros colegas nunca faziam, acredite, eu pelo menos acho que não fazia, normalmente em varios assunto apenas falo no geral lol.

Cumprimentos 73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Seg 1 Out 2012 - 13:41

Caros colegas, o multímetro está a funcionar perfeitamente, fiz agora mesmo um teste, juntei o negativo e o positivo e o ponteiro mexeu-se...

Mas por exemplo se me engano ele faz o contrário em vez de ir para a frente vai para trás! Very Happy

Já é a terceira vez que isso me acontece, mas aparenta estar a funcionar normalmente sem qualquer problema...
Já agora uma pergunta, estes multimetros analógicos trabalham com alguma pilha? É que em OHMS o ponteiro mover-se sem ter nenhum tipo de energia só pela ordem de Deus. lol!

(70 : 2) x 2 + 3
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Seg 1 Out 2012 - 14:12

o multimetro em geral usa a pilha interna para medir resistencias ... sem ela n funcionava LXXIII
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Seg 1 Out 2012 - 14:37

Boa tarde a todos,

Colega tangará, usar um multímetro para ver se um transformador está bom... é complicado. Se o ponteiro mexe, isso indica-lhe que o enrolamento (primário, neste caso) tem continuidade. Porém o enrolamento pode estar danificado. Basta ter espiras em curto-circuito! Coisa comum quando um transformador queima. Isto é, aquece, derrete o verniz do fio e as espiras começam a entrar em curto-circuito, a corrente no enrolamento aumenta porque a impedância diminui, mais aquecimento, mais espiras curto-circuitadas e por aí fora até destruição total do enrolamento/transformador. A coisa pára quando o fusível fundir ou quando a casa terá ardido...
Com um multímetro, para se saber se o enrolamento de um transformador está bom, é preciso conhecer a priori esse enrolamento, nomeadamente a sua resistência eléctrica e assim comparar valores.

Colega Snog, o seu multímetro usa pilha para poder medir resistências. Quando diz que o ponteiro anda para trás, provavelmente é porque o alcance que está a usar na medição de resistências não está calibrado. Verifique se o seu multímetro tem um potenciómetro para zerar os Ohms quando junta as pontas de prova.

Colega Snog, desligue o cabo de alimentação da fonte, abra a fonte e espreite lá para dentro a ver se tem algum suporte de fusíveis...
Aproveite para cheirar (literalmente) o transformador. Se este cheirar mal, queimou (ou então alguém entornou vinho sobre a fonte - também acontece - hehehe). Entretanto, veja se arranja outro meio de ligar o seu rádio a uma fonte que funcione e dê indicação de corrente, para que eu lhe arrume o assunto inicial deste tópico. Wink

Colega Nuno Neves, estamos ambos a remar no mesmo sentido. Smile
Obrigado pela sua compreensão.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Seg 1 Out 2012 - 15:34

airlomba eu sabia desses pormenores todos e mais ainda; no tocante a medir a resistividade do bobinado de um transformador.. foi só 1 dica rápida para o outro exmo. utente poder ter noçao de enrolamento queimado ou não.. eu não ia indicar o handbook de radioamadores a uma pessoa com tanta duvida e pouca pratica Like a Star @ heaven


Última edição por tangará em Seg 1 Out 2012 - 19:37, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Seg 1 Out 2012 - 15:50

Colega tangará, não se trata de induzir o colega Snog em erro ou não. Sei bem que estamos todos a tentar ajudar.
O objectivo do meu post foi apenas de alertar para não tirar conclusões precipitadas. Pois que pelos sintomas apresentados, pela ausência de suporte de fusível no exterior da fonte e excluíndo as hipóteses do cabo estar partido e da tomada não ter energia, a fonte vai ter de ser aberta quer se queira, quer não. Wink

E já agora, obrigado pelo link. Muito interessante, o colega Snog que aproveite para se iniciar nas electrónicas. Wink

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por tangará Seg 1 Out 2012 - 15:52

sim, tudo desde os terminais dos 220 até as saidas deverá ser revisto . cumprimentos Like a Star @ heaven
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Seg 1 Out 2012 - 18:53

Ok, aquilo cheira a velho, airlomba não tem lá um cheiro muito bom...

Na escola há uma fonte de alimentação de laboratório, aqui em casa não há aquelas "fichas" para ligar negativo positivo ao rádio o que torna um pouco difícil...

Abrir o bicho não convinha muito pois tenho andado com um pouco de trabalho nomeadamente nos estudos, mas mesmo assim vou dedicar-me um pouco a isto...

Amanhã vou falar com um professor que talvez me arranje uma fonte de ATX.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr3116 Seg 1 Out 2012 - 21:30

Snog, uma foto do interior da fonte arranja-se?
A malta aqui edita a foto com os pontos onde deve medir é capaz de ser mais facil.

73´s
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Seg 1 Out 2012 - 21:41

Vou tentar arranjar, mas não sei se consigo agora nesta semana, vai começar ai os testes e eu não quero tirar más notas...

Dizem ser o ano mais difícil! Very Happy
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por pmr3116 Seg 1 Out 2012 - 21:47

Snog escreveu:Vou tentar arranjar, mas não sei se consigo agora nesta semana, vai começar ai os testes e eu não quero tirar más notas...

Dizem ser o ano mais difícil! Very Happy


Ok, bons estudos então depois trata-se da fonte...

73´s
pmr3116
pmr3116
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Ter 2 Out 2012 - 7:29

Já agora fica a questão...

Onde é que eu arranjo os cabos para ligar lá ao rádio??
E que tipos de cabos?? Aquilo tem de ficar preso certo?
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por airlomba Ter 2 Out 2012 - 9:06

Snog escreveu:Ok, aquilo cheira a velho, airlomba não tem lá um cheiro muito bom...
Se só cheira a velho é porque o transformador não está (muito) queimado. Se estivesse queimado teria um fedor químico nauseabundo, pior que o pior dos peidos (perdoa-me o latim).

Quanto aos estudos, sim, os estudos primeiro. Wink

Relativamente aos cabos para ligar ao rádio. Ora bem, que eu conheça, não há cabos específicos para ligares nos contactos da bateria. Também não sei se os contactos para carregar a bateria têm passagem para o rádio e permita por exemplo teres o rádio ligado enquanto carrega a bateria. Assim de repente, ocorrem-me duas possibilidades, usar o carregardor da bateria para alimentar o rádio. Ou desmontar uma bateria velha, retirando-lhe o miolo e meter a fonte de alimentação lá dentro, saindo de dentro o cabo para os 12V (de uma fonte de alimentação ou do isqueiro do carro).

Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Sex 12 Out 2012 - 15:20

Boa tarde, desculpem a demora mas tenho andado um pouco ocupado e aproveitei esta sexta-feira para dedicar-me um pouco ao rádio.

Airlomba e colegas, abri uma fonte de alimentação que tinha cá em casa de 13.8V e 3amp ou seja uma fonte que num segundo consome 41,4watts. Very Happy

Deixo aqui umas imagens para os colegas analisarem e para verem se dá para fazer a dita alteração para que fique a dar menos volts.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

73's a todos os colegas.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por [ThunderS] Qui 1 Nov 2012 - 20:24

Olá Snog, Vi que és de Almada.

Não sei, (nem precisas de dizer), se andas na ESEN, se andares, tens excelentes laboratórios e excelentes professores no ramo da electronica/electrotecnia, que te podem ajudar e esclarecer algumas coisas.

P.S: - O fusivel, que os colegas queriam que tu visses na outra fonte (branca) é esse componente cilindrico de vidro (tipo ampôla), no lado direito inferior da fonte na foto.


Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Snog Qui 1 Nov 2012 - 23:23

Tem uma Mensagem Privada nova.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Coutada Qua 6 Fev 2013 - 15:48

Boas
Aqui fica uma dica para fonte alimentação ate 5A barata dei 5€ facil de arumar e baixo consumo pois e comutada ET105F...
São fontes que se utilizam nos focos 12 que que se ve nas lojas e mesmo em casa.
Tem este aspecto e tamanho [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fonte de Alimentação. - Página 2 Empty Re: Fonte de Alimentação.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos