TX RX Fórum
Ideia Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Ideia Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Ideia

5 participantes

Ir para baixo

Ideia Empty Ideia

Mensagem por pmr1989 Sáb 29 Set 2012 - 13:01

Boas!

Ha uns tempos tive uma ideia, juntamente com um colega.

Porque não interligar os repetidores PMR nacionais por via de internet? Dizem voces " Mas isso é o que existe no FRN". Não é bem. A ideia consistia em ligar os varios repetidores atraves de um link, que neste caso, como nao temos outra alternativa, teria que ser a net, pois é um meio de comunicaçao k esta disponivel em todo o país. Seria parecida com o que realmente acontece nos repetidores profissionais\comerciais. Nestes, a maioria dos repetidores VHF estao interligados a outros noutras zonas do país por UHF, ou ate mesmo por VHF:

A(Lousa)....Rept Lousa....link UHF.....Rept Gardunha......B

Os nossos ficariam muito simplesmente desta maneira:

PMRxxxx.....Rept Pombal:::PC\servidor.....PC\servidor:::Rept Palmela.....PMRyyyy

Ou seja, um utilizador do centro, que estivesse no raio de acçao do repetidor de pombal, transmitia, e em vez ser ser ouvido apenas pelos utilizadores em pombal e arredores, seria ouvido tambem por outros que tivessem no alcance de qualquer repetidor ligado a esta rede, espalhados pelo país. Bastava para isso ligar os repetidores a pcs ou nao sei, que eu disso ja nao percebo nada.

Esta rede nao era necessaria estar sempre ligada, mas podia ser testada de tempos a tempos, e utilizada por exemplo em activaçoes. Apenas porque ha pelo menos um repetidor por distrito, e links FRN nem por isso, apesar do conceito ser parecido, não é bem o mesmo, espero que me tenha feito entender lol

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por Snog Sáb 29 Set 2012 - 13:18

Epá eu não sou lá muito a favor disso...
O espirito do PMR é chegar onde ainda não chegamos, por exemplo eu não chego ao repetidor de Palmela, vou ter de construir uma antena para lá chegar.
Não consigo chegar o repetidor de Sintra, vou ter de arranjar uma forma de lá chegar...

Se tudo isto tivesse unido qual seria o interesse do rádio???

Uma coisa são radio-amadores que talvez usam 50watts e conseguem chegar ali e acolá e se quiserem entrar pelo repetidor de UHF entram e se quiserem de VHF também entram.
Nós somos um caso a parte, por causa da potencia, e isso é que cria o entusiasmo no rádio na minha opinião...

Para isso temos os Links do FRN-Portugal, em vez de haver mais repetidores há mais Links!!

73, do chinês!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por 885 Sáb 29 Set 2012 - 14:50

Já há pessoal com ideias em colocar links em pontos estratégicos de maneira a diminuir links locais e aumentar assim a cobertura. Obviamente que todos sabemos que não é fácil colocar algo lá no alto com alimentação, equipamento informático e ligação à internet. É nesse sentido que algum pessoal no FRN está a trabalhar. No Algarve, por exenmplo, já ouvi dizer que se estão a preparar para colocar um link numa serra para cobrir toda a região. Esta acção também tem custos e todos sabemos que há pouca gente que se chega à frente. Se há alguém que gostava de levar um projecto do género avante, era eu. Quem sabe se não se junta um pequeno grupo disposto a fazer isso...
885
885
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por pmr1931 Sáb 29 Set 2012 - 18:20

Eu penso que a médio/longo prazo é uma boa ideia para testar este sistema, que com os tons ctcss não se torna assim tão mau, e ao mesmo tempo pode-se manter a legalidade da coisa.

Colega 1989 temos que testar este sistema Coimbra >Moita Very Happy
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por Bluespoon Sáb 29 Set 2012 - 20:35

Boas
Eu concordo com o colega Snog, acho que se vai perder um pouco a expectativa e a vontade de lá tentar chegar.
Não é que não seja uma ideia interessante . poderíamos falar dentro do pais quase inteiro , mas... , inventar uma antena deixava de ter interesse , uma activação mistério como as que ocorreram seriam uma treta depois todos a falar ao mesmo tempo dentro dos links? isso era de morrer eu acho.
É a minha opinião não sei se estou errado e peço que me corrigão se estiver errado
73's
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por pmr1989 Sáb 29 Set 2012 - 23:24

Pois, até podem ter razão, mas o PMR é 446 com 0,5W e portateis com antenas de origem, e não é o que se vê por aí pelo Portugal fora, logo não entendo a teoria do snog em dizer que isto fazia perder a graça do pmr? e ter radios moveis , ou antenas de 1m, ou potencias de 5w a 50w, ja nao perde a piada? Como disse noutro post, para isso facilitem o acesso as bandas de RA que estao desertas, e la ja podem fazer essas alteraçoes.

Tentar chegar o mais longe possivel com PMRs Puros é que tem interesse.

Esta ideia em nada tinha a ver com links frn, tem links sim, que seria a internet e basicamente era ligar os repetidores como acontece com os repetidores dos serviços comerciais, quem não quisesse usar, é simples, mudava de canal, e nao se tinha outros canais ocupados como acontece agora com o espalhamento de frequencias devido a debitarem potencias k em nada têm a ver com o pmr, pelo menos usada em activaçoes ou testes continuos. Basicamente porque existem mais repetidores espalhados uniformemente pelo país do que links frn

73s
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por pmr1931 Dom 30 Set 2012 - 0:21

Na minha opinião não creio que esta rede de repetidores afastasse o que quer que seja, temos muitos papagaios e links e não é por aí que houve problemas, cada um continua a fazer o que gosta da forma que gosta, se querem ir à serra fazer contactos vão, se gostam dos papagaios ou do frn usam-nos, se gostam de fazer antenas e de potência também o fazem...

Senão voltamos apenas à velha questão do PMR verdadeiro.


A meu ver a situação dos contactos na directa continua, e não é por ter uma rede nacional de papagaios ligados que isso se perde.
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por Bluespoon Dom 30 Set 2012 - 0:31

Vejo-me "obrigado" a concordar .
Seria mais uma possibilidade de contactarmos com quem não conseguimos e quem quiser continua a fazer directas.
O "se não" seria o pessoal se ligar ao FRN e não continuar a estar a tentar , mas isso será outra história.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por pmr1931 Dom 30 Set 2012 - 0:40

Bluespoon escreveu:Vejo-me "obrigado" a concordar .
Seria mais uma possibilidade de contactarmos com quem não conseguimos e quem quiser continua a fazer directas.
O "se não" seria o pessoal se ligar ao FRN e não continuar a estar a tentar , mas isso será outra história.


loool cada um tem a sua opinião pessoal com opiniões forçadas é que não Laughing

Agora voltando ao assunto Rolling Eyes

Na prática eu penso que seria apenas mais uma forma de "dinamizar" por assim dizer o nosso hobby, até porque não penso que o frn tenha "roubado" pessoal no geral. O que penso que aconteceria é que tínhamos apenas mais uma forma de contactar com colegas.

Os users mais antigos que estiveram desde o inicio ligados ao frn notaram diminuição de utilizadores no geral na directa por assim dizer?
pmr1931
pmr1931
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Ideia Empty Re: Ideia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos