Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Ideia
5 participantes
Página 1 de 1
Ideia
Boas!
Ha uns tempos tive uma ideia, juntamente com um colega.
Porque não interligar os repetidores PMR nacionais por via de internet? Dizem voces " Mas isso é o que existe no FRN". Não é bem. A ideia consistia em ligar os varios repetidores atraves de um link, que neste caso, como nao temos outra alternativa, teria que ser a net, pois é um meio de comunicaçao k esta disponivel em todo o país. Seria parecida com o que realmente acontece nos repetidores profissionais\comerciais. Nestes, a maioria dos repetidores VHF estao interligados a outros noutras zonas do país por UHF, ou ate mesmo por VHF:
A(Lousa)....Rept Lousa....link UHF.....Rept Gardunha......B
Os nossos ficariam muito simplesmente desta maneira:
PMRxxxx.....Rept Pombal:::PC\servidor.....PC\servidor:::Rept Palmela.....PMRyyyy
Ou seja, um utilizador do centro, que estivesse no raio de acçao do repetidor de pombal, transmitia, e em vez ser ser ouvido apenas pelos utilizadores em pombal e arredores, seria ouvido tambem por outros que tivessem no alcance de qualquer repetidor ligado a esta rede, espalhados pelo país. Bastava para isso ligar os repetidores a pcs ou nao sei, que eu disso ja nao percebo nada.
Esta rede nao era necessaria estar sempre ligada, mas podia ser testada de tempos a tempos, e utilizada por exemplo em activaçoes. Apenas porque ha pelo menos um repetidor por distrito, e links FRN nem por isso, apesar do conceito ser parecido, não é bem o mesmo, espero que me tenha feito entender lol
73s,
Ha uns tempos tive uma ideia, juntamente com um colega.
Porque não interligar os repetidores PMR nacionais por via de internet? Dizem voces " Mas isso é o que existe no FRN". Não é bem. A ideia consistia em ligar os varios repetidores atraves de um link, que neste caso, como nao temos outra alternativa, teria que ser a net, pois é um meio de comunicaçao k esta disponivel em todo o país. Seria parecida com o que realmente acontece nos repetidores profissionais\comerciais. Nestes, a maioria dos repetidores VHF estao interligados a outros noutras zonas do país por UHF, ou ate mesmo por VHF:
A(Lousa)....Rept Lousa....link UHF.....Rept Gardunha......B
Os nossos ficariam muito simplesmente desta maneira:
PMRxxxx.....Rept Pombal:::PC\servidor.....PC\servidor:::Rept Palmela.....PMRyyyy
Ou seja, um utilizador do centro, que estivesse no raio de acçao do repetidor de pombal, transmitia, e em vez ser ser ouvido apenas pelos utilizadores em pombal e arredores, seria ouvido tambem por outros que tivessem no alcance de qualquer repetidor ligado a esta rede, espalhados pelo país. Bastava para isso ligar os repetidores a pcs ou nao sei, que eu disso ja nao percebo nada.
Esta rede nao era necessaria estar sempre ligada, mas podia ser testada de tempos a tempos, e utilizada por exemplo em activaçoes. Apenas porque ha pelo menos um repetidor por distrito, e links FRN nem por isso, apesar do conceito ser parecido, não é bem o mesmo, espero que me tenha feito entender lol
73s,
pmr1989- Guru
Re: Ideia
Epá eu não sou lá muito a favor disso...
O espirito do PMR é chegar onde ainda não chegamos, por exemplo eu não chego ao repetidor de Palmela, vou ter de construir uma antena para lá chegar.
Não consigo chegar o repetidor de Sintra, vou ter de arranjar uma forma de lá chegar...
Se tudo isto tivesse unido qual seria o interesse do rádio???
Uma coisa são radio-amadores que talvez usam 50watts e conseguem chegar ali e acolá e se quiserem entrar pelo repetidor de UHF entram e se quiserem de VHF também entram.
Nós somos um caso a parte, por causa da potencia, e isso é que cria o entusiasmo no rádio na minha opinião...
Para isso temos os Links do FRN-Portugal, em vez de haver mais repetidores há mais Links!!
73, do chinês!
O espirito do PMR é chegar onde ainda não chegamos, por exemplo eu não chego ao repetidor de Palmela, vou ter de construir uma antena para lá chegar.
Não consigo chegar o repetidor de Sintra, vou ter de arranjar uma forma de lá chegar...
Se tudo isto tivesse unido qual seria o interesse do rádio???
Uma coisa são radio-amadores que talvez usam 50watts e conseguem chegar ali e acolá e se quiserem entrar pelo repetidor de UHF entram e se quiserem de VHF também entram.
Nós somos um caso a parte, por causa da potencia, e isso é que cria o entusiasmo no rádio na minha opinião...
Para isso temos os Links do FRN-Portugal, em vez de haver mais repetidores há mais Links!!
73, do chinês!
Snog- Profissional
Já há pessoal com ideias em colocar links em pontos estratégicos de maneira a diminuir links locais e aumentar assim a cobertura. Obviamente que todos sabemos que não é fácil colocar algo lá no alto com alimentação, equipamento informático e ligação à internet. É nesse sentido que algum pessoal no FRN está a trabalhar. No Algarve, por exenmplo, já ouvi dizer que se estão a preparar para colocar um link numa serra para cobrir toda a região. Esta acção também tem custos e todos sabemos que há pouca gente que se chega à frente. Se há alguém que gostava de levar um projecto do género avante, era eu. Quem sabe se não se junta um pequeno grupo disposto a fazer isso...
885- Amador
Eu penso que a médio/longo prazo é uma boa ideia para testar este sistema, que com os tons ctcss não se torna assim tão mau, e ao mesmo tempo pode-se manter a legalidade da coisa.
Colega 1989 temos que testar este sistema Coimbra >Moita
Colega 1989 temos que testar este sistema Coimbra >Moita
pmr1931- Semi-profissional
Boas
Eu concordo com o colega Snog, acho que se vai perder um pouco a expectativa e a vontade de lá tentar chegar.
Não é que não seja uma ideia interessante . poderíamos falar dentro do pais quase inteiro , mas... , inventar uma antena deixava de ter interesse , uma activação mistério como as que ocorreram seriam uma treta depois todos a falar ao mesmo tempo dentro dos links? isso era de morrer eu acho.
É a minha opinião não sei se estou errado e peço que me corrigão se estiver errado
73's
Eu concordo com o colega Snog, acho que se vai perder um pouco a expectativa e a vontade de lá tentar chegar.
Não é que não seja uma ideia interessante . poderíamos falar dentro do pais quase inteiro , mas... , inventar uma antena deixava de ter interesse , uma activação mistério como as que ocorreram seriam uma treta depois todos a falar ao mesmo tempo dentro dos links? isso era de morrer eu acho.
É a minha opinião não sei se estou errado e peço que me corrigão se estiver errado
73's
Bluespoon- Semi-profissional
Pois, até podem ter razão, mas o PMR é 446 com 0,5W e portateis com antenas de origem, e não é o que se vê por aí pelo Portugal fora, logo não entendo a teoria do snog em dizer que isto fazia perder a graça do pmr? e ter radios moveis , ou antenas de 1m, ou potencias de 5w a 50w, ja nao perde a piada? Como disse noutro post, para isso facilitem o acesso as bandas de RA que estao desertas, e la ja podem fazer essas alteraçoes.
Tentar chegar o mais longe possivel com PMRs Puros é que tem interesse.
Esta ideia em nada tinha a ver com links frn, tem links sim, que seria a internet e basicamente era ligar os repetidores como acontece com os repetidores dos serviços comerciais, quem não quisesse usar, é simples, mudava de canal, e nao se tinha outros canais ocupados como acontece agora com o espalhamento de frequencias devido a debitarem potencias k em nada têm a ver com o pmr, pelo menos usada em activaçoes ou testes continuos. Basicamente porque existem mais repetidores espalhados uniformemente pelo país do que links frn
73s
Tentar chegar o mais longe possivel com PMRs Puros é que tem interesse.
Esta ideia em nada tinha a ver com links frn, tem links sim, que seria a internet e basicamente era ligar os repetidores como acontece com os repetidores dos serviços comerciais, quem não quisesse usar, é simples, mudava de canal, e nao se tinha outros canais ocupados como acontece agora com o espalhamento de frequencias devido a debitarem potencias k em nada têm a ver com o pmr, pelo menos usada em activaçoes ou testes continuos. Basicamente porque existem mais repetidores espalhados uniformemente pelo país do que links frn
73s
pmr1989- Guru
Na minha opinião não creio que esta rede de repetidores afastasse o que quer que seja, temos muitos papagaios e links e não é por aí que houve problemas, cada um continua a fazer o que gosta da forma que gosta, se querem ir à serra fazer contactos vão, se gostam dos papagaios ou do frn usam-nos, se gostam de fazer antenas e de potência também o fazem...
Senão voltamos apenas à velha questão do PMR verdadeiro.
A meu ver a situação dos contactos na directa continua, e não é por ter uma rede nacional de papagaios ligados que isso se perde.
Senão voltamos apenas à velha questão do PMR verdadeiro.
A meu ver a situação dos contactos na directa continua, e não é por ter uma rede nacional de papagaios ligados que isso se perde.
Vejo-me "obrigado" a concordar .
Seria mais uma possibilidade de contactarmos com quem não conseguimos e quem quiser continua a fazer directas.
O "se não" seria o pessoal se ligar ao FRN e não continuar a estar a tentar , mas isso será outra história.
Seria mais uma possibilidade de contactarmos com quem não conseguimos e quem quiser continua a fazer directas.
O "se não" seria o pessoal se ligar ao FRN e não continuar a estar a tentar , mas isso será outra história.
Bluespoon- Semi-profissional
Bluespoon escreveu:Vejo-me "obrigado" a concordar .
loool cada um tem a sua opinião pessoal com opiniões forçadas é que não
Agora voltando ao assunto
Na prática eu penso que seria apenas mais uma forma de "dinamizar" por assim dizer o nosso hobby, até porque não penso que o frn tenha "roubado" pessoal no geral. O que penso que aconteceria é que tínhamos apenas mais uma forma de contactar com colegas.
Os users mais antigos que estiveram desde o inicio ligados ao frn notaram diminuição de utilizadores no geral na directa por assim dizer?