TX RX Fórum
Mastro móvel, para antena de base. Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Mastro móvel, para antena de base. Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Mastro móvel, para antena de base.

5 participantes

Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por airlomba Qui 21 Jul 2011 - 10:42

Bom dia,

Está online, no meu site, uma página dedicada a uma estrutura que desenvolvi para suportar a minha antena quando vou para o monte trabalhar em DX. Espero que gostem.

Vejam em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como sempre, estou aberto a críticas e sugestões.

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por ALF007 Qui 21 Jul 2011 - 20:18

Boas tardes airlomba.

Eu gosto do seu suporte para antena quando vai para o monte ou para as serras.
Tenho um suporte parecido.
Estive a ver o seu esquema de suporte... é um belo exemplo para a malta que gosta de ir para as serras fazer uns DX com uma antena de base.
Obrigado por partilhar connosco!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Alfa31 Qui 17 Nov 2011 - 20:08

Mesmo muito bom! Outra ideia possível, era em vez do mastro de 2m, utilizar mastro composto por secções de 1.5m daquelas de encaixe umas nas outras. Seria mais fácil de transportar e podia-se ter um pouco mais de altura.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por toiosoiovoio Sex 2 Dez 2011 - 23:47

Dei por mim a pensar outro dia neste assunto, ou seja, a forma de poder no meio do nada erguer um mastro e base para colocação de uma X-50.

A minha ideia original era a de usar uma base de chapeus de sol (cheia de areia). Ela serviria para colocar também, embora não ao mesmo tempo, uma cana de 7 metros de altura que usaria para levantar uma antena para portátil e respectivo cabo até ao rádio.

No entanto ao ver este exemplo questiono até que ponto uma ligação à terra que a uma placa de metal proporciona e uma base de plástico impede, isto no que à x-50 diz respeito. Existindo radiais este é um problema que se coloque ?

Obrigado pelo esclarecimento.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por ALF007 Sáb 3 Dez 2011 - 14:58

Bom dia toiosoiovoio.

Ligar uma antena á terra é uma boa ideia e ao mesmo tempo é uma péssima ideia. (lol)
Se ligar á terra, a antena torna-se num pára-raios... coisa que não convém, má ideia.
Mas em contra partida a antena vai ter uma melhor performance, vai reparar em menos ruídos e interferências e isso é óptimo. O ruído é nosso inimigo!
O grande risco que existe é quando á trovoada. Desligar o cabo do radio e acender umas belas aos santos e pedir que não aconteça nada á antena é obrigatório fazer. lol!
É um decisão que tem de ser ponderada: Faz ou não se faz ligação á terra?

Se o colega mora numa cidade, não se preocupe porque nos grandes edifícios têm vários pára-radio. Nem imagina a quantidade de pára-raios que exitêm.
Mora perto do mar? Óptimo... O mar é melhor pára-raios que existe.
Se mora numa quinta, num espaço aberto e desprotegido... tenha muito cuidado nos dia de trovoada.

Quanto á sua ideia do suporte, também pus uma pratica assim parecido.
Uso uma base de um guarda sol com agua lá dentro e como tinha uns tubos em inox escolhi o maior para usa-lo com mastro.
Como a sua X50 é leve uma cana de pesca é uma excelente ideia.

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Shok Sáb 3 Dez 2011 - 19:46

boas, primeiro vou comentar o projecto do airlomba:

essa chapa de 5mm não é grande coisa, devia reforçar em todo o redor com uma cantoneira, assim fica com a certeza que não cede.

outra hipótese é, em vês de utilizar a chapa faz só uma armação em cantoneira assim o pneu fica no meio das cantoneiras e o suporte fica mais fortalecido e mais leve que com a chapa.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Repare bem nessa foto.

Para os parafusos são amassarem os tubos é simples de resolver, em vês do parafuso apertar na parede do tudo que está mais perto vai apertar contra a outra, como? simples, faz um furo no local onde o parafuso aperta agora e mete um parafuso mais comprido, assim ele vai apertar na outra extremidade do tudo e já não o amassa.

Não se se me fiz entender, mas se não perceberam eu depois faço um esquema.

A solução que eu arranjei foi um tripé nem preciso de carro para o montar e fica 5***

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Estes tripés são relativamente baratos ( o par custa 60€) sobem a 2 metros de altura e são robustos, pois são feitos para sustentar colunas de som com um peso de 60kg.

Mas como não me dei por contente e como ando sempre sozinho nestas aventuras decidi criar mais estabilidade, como? simples, monto a antena com o tripé fechado, subo o tripé a 2 metros, aperto e depois acrescento a cada para do tripé 1 tudo de alumínio com 1,5 m, fica com um diâmetro de uns 4 metros.

já o testei muitas vezes com uma sírio sy 3 com rutor montado. Mesmo assim quando tenho duvidas aperto uma saca cheio de pedras no centro do tripé fica com uma sustentabilidade do caraças.

este conjunto cabe todo na caixa da sírio e o conjunto todo fica a pesar uns 10kg com antena incluída.
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Alfa31 Sáb 3 Dez 2011 - 21:16

lol!

Há sempre solução! Haja imaginação Wink
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Shok Sáb 3 Dez 2011 - 21:47

Soluções à muitas o problema é preencherem as nossas necessidades e estar de acordo com as nossas posses tanto a nível monetário como a nível de transporte.

A situação do saco de pedras foi uma das que pensei bastante e era a que tinha a solução mais pratica.

No cimo de um monte o que não falta são pedras, logo só tenho de levar a saca e uma cinta para subir a saca cheia e ficar a fazer peso no tripé.

O tripé foi com um colega que anda nessas coisas da musica e bailes e etc... o primeiro que experimentei até era dele. Mas sem o acrescento das patas ainda parti duas varetas da yagi, veio bastante vento e estava a 4 metros de altura com o rutor, veio tudo a parar cá baixo.

cumps
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por toiosoiovoio Sáb 3 Dez 2011 - 22:22

Já estive para comprar um tripé destes para estas andanças da rádio. Muito semelhantes aos da fotos. Talvez volte a essa ideia.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Shok Sáb 3 Dez 2011 - 22:50

só te posso dizer bem dele o meu é de alumínio, é regulável em altura e abertura das "patas" mas das 3, para nivelar tenho de recorrer a umas pedras ou então a uns furos que fiz nos tubos, uso umas cavilhas para deixar o mastro aprumado na vertical.
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Alfa31 Dom 4 Dez 2011 - 1:49

A solução que mostraste acima e que é usada nos stands de viaturas usadas, é a que inspira mais confiança no sentido de poder montar um mastro mais alto, no entanto só é viável em locais onde o carro possa chegar.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Shok Dom 4 Dez 2011 - 14:30

Aquele sistema é muito usado para colocar bandeiras dos stans.

Em tempos vi um que utilizava a bola de reboque do carro e tb era muito seguro.

Vou ver se encontro fotos desse e de outros sistemas mais prós que tenho para aqui guardadas.
Shok
Shok
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por toiosoiovoio Dom 4 Dez 2011 - 16:58

Sobre este usado nos stands tenho algum receio pois ao fazer sair o carro de cima do apoio o mesmo pode cair para cima da viatura e estragar a pintura/partir uma janela...

Não sei... Tenho esse receio.
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Alfa31 Dom 4 Dez 2011 - 17:25

Pois, mas o que se faz é nunca mexer no carro com o mastro montado. Metes a roda em cima do suporte e só depois montas o mastro, e o processo inverso para desmontar tudo.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por toiosoiovoio Dom 4 Dez 2011 - 20:28

Sim de facto o risco é menor mas ainda assim. Pode ser um receio sem fundamento até porque nunca experimentei esta solução...
toiosoiovoio
toiosoiovoio
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Alfa31 Dom 4 Dez 2011 - 20:31

Sem o mastro lá aquando da manobra com o carro, não há nada para cair para o lado, basta que se faça com cuidado e de preferência com a cabeça de fora da janela a olhar para a coisa.
Alfa31
Alfa31
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Mastro móvel, para antena de base. Empty Re: Mastro móvel, para antena de base.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos