Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
duvida sobre estacionarias
5 participantes
Página 1 de 1
duvida sobre estacionarias
boas colegas
as estacionarias devem ser medidas em am ou ssb
pois em am tenho valores
em ssb nao da valores
porque??
as estacionarias devem ser medidas em am ou ssb
pois em am tenho valores
em ssb nao da valores
porque??
antoniosaopedro- Profissional
Re: duvida sobre estacionarias
Boas,
as estacionarias devem ser medidas com um tipo de modulação que produza portadora continua, como sendo AM, FM, CW. Em LSB ou USB, o RF só "sai" quando há modulação, e só nesse caso é que seria possível medir algo. Ora, como a amplitude do RF depende da amplitude da modulação a medida não é coerente. Conclusão, deve medir em AM, porque tem portadora continua.
SMD
as estacionarias devem ser medidas com um tipo de modulação que produza portadora continua, como sendo AM, FM, CW. Em LSB ou USB, o RF só "sai" quando há modulação, e só nesse caso é que seria possível medir algo. Ora, como a amplitude do RF depende da amplitude da modulação a medida não é coerente. Conclusão, deve medir em AM, porque tem portadora continua.
SMD
smd- Profissional
ok colega embora tenha valores muito altos swr 3 , so conssigo valores em am e fm
lsb e usb fica sempre a 0
lsb e usb fica sempre a 0
boas colega coutada
e um cb master international swr-30
e este [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
e um cb master international swr-30
e este [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Boas
Estas a medir com 10w ou 100w ?
Estas a calibar e depois leitura ?
Estas a medir com 10w ou 100w ?
Estas a calibar e depois leitura ?
Coutada- Guru
estou em swr (botao de baixo)
depois meto em 10w,fwd ,carregue na ptt e calibro ate onde diz (set) depois passo a 100w,ref e faz leitura de swr 3 mas so em am e fm ssb,lsb 0
depois meto em 10w,fwd ,carregue na ptt e calibro ate onde diz (set) depois passo a 100w,ref e faz leitura de swr 3 mas so em am e fm ssb,lsb 0
Como lhe disse SSB é um tipo de modulação que não produz portadora continua. Ou seja, mesmo que esteja com a PTT pressionada, o RF que sai do rádio é zero. Se medir a potencia em SSB vai verificar isso mesmo. Apenas consegue efectuar medida de potencia se estiver a modular (pex: a falar para o microfone).
Não sei se me estou a fazer entender...
Não sei se me estou a fazer entender...
smd- Profissional
ok colega tou a perceber
so tenho que afinar a antena 3 de swr e muito
so tenho que afinar a antena 3 de swr e muito
Sim 3 é muito! O ideal era ser zero, mas tudo o que seja abaixo de 1.5 já não é preocupante. Afine lá essa antena antes que fique sem rádio
smd- Profissional
E uma solarcom a99 fibra de vidro vou ter que mexer so nos radiais
BOM DIA
Acordei com ideia de afinar a antena pois 3 de swr e muito,mas ta a chover como o caraças nao da para ir ao telhado.
vai ter que ficar para outro dia.
se fiser so escuta nao faz mal ao radio certo
so faz mal se fizer tx
Acordei com ideia de afinar a antena pois 3 de swr e muito,mas ta a chover como o caraças nao da para ir ao telhado.
so faz mal se fizer tx
antoniosaopedro escreveu:BOM DIA
so faz mal se fizer tx
Certo, em escuta não ha problema!
Ghost007- Iniciado
E se baixar a potencia posso fazer tx
ou e melhor nao ?
ou e melhor nao ?
ok obrigado pelas dicas de todo o pessoal
vou estar mesmo so em escuta ate poder ir ao telhado
73
vou estar mesmo so em escuta ate poder ir ao telhado
73
boas noites caros colegas
hoje esteve bom tempo,subi entao ao telhado para afinar a antena
a parte das estacionarias ja ta bom ,consegui 1.3
agora tenho outra bronca,nos canais 5,6,11,16,21,34
faz sempre ruido e ponteiro do sinal de frequencia sobe nos canais mencionados ate ao 3 no visor de sinal do radio.
que sera sera cena
hoje esteve bom tempo,subi entao ao telhado para afinar a antena
a parte das estacionarias ja ta bom ,consegui 1.3
agora tenho outra bronca,nos canais 5,6,11,16,21,34
faz sempre ruido e ponteiro do sinal de frequencia sobe nos canais mencionados ate ao 3 no visor de sinal do radio.
que sera sera cena