Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
DUvida em estacionarias CB
5 participantes
Página 1 de 1
DUvida em estacionarias CB
Boa tarde pessoal, tenho por cá uma duvida e gostaria de ver esclarecida.
Como o pessoal já sabe tenho um rci 2950dx a operar com uma super Santiago 1200, contudo ainda necessita de alguns ajustes que parecem necessárias.
Pensava que as estacionarias em equipamento novo com a super Santiago 1200 fossem reduzidas, contudo , utilizadondo o medidor do adio, da-me indicação de estacionarias , é suposto acontecer? se a antena é feita para CB ter tantas estacionarias, terei que a cortar?
Ja agora pergunto a estacionarias variam mediante a localização da antena, isto é se medir agora dentro de casa ,e provável que no exterior haja mais ou terá de ser um valor semelhante.... ou a medição também varia de local para local?
Como o pessoal já sabe tenho um rci 2950dx a operar com uma super Santiago 1200, contudo ainda necessita de alguns ajustes que parecem necessárias.
Pensava que as estacionarias em equipamento novo com a super Santiago 1200 fossem reduzidas, contudo , utilizadondo o medidor do adio, da-me indicação de estacionarias , é suposto acontecer? se a antena é feita para CB ter tantas estacionarias, terei que a cortar?
Ja agora pergunto a estacionarias variam mediante a localização da antena, isto é se medir agora dentro de casa ,e provável que no exterior haja mais ou terá de ser um valor semelhante.... ou a medição também varia de local para local?
PMR2574 - JOSE- Moderador TX&RX DX Group
Re: DUvida em estacionarias CB
José,
lá por o rádio e antena serem novos, isso não é garantia de um correcto acoplamento, ou seja, afinação da antena. Qualquer antena, seja nova ou usada, convém ser afinada após ser montada, seja ela de móvel ou base. Teres de a cortar isso certamente que não, pois ela está feita com as medidas correctas, no entanto ela tem afinação - provavelmente terás que ajustar o seu comprimento total mexendo nos parafusos que seguram a haste à bobine. E sim, o local de montagem tem muita influência, sendo que neste caso por ser uma antena de móvel, é quase impossível de conseguir um ajuste correcto sem estar montada no carro, pois precisa da massa do carro para uma correcta calibração.
lá por o rádio e antena serem novos, isso não é garantia de um correcto acoplamento, ou seja, afinação da antena. Qualquer antena, seja nova ou usada, convém ser afinada após ser montada, seja ela de móvel ou base. Teres de a cortar isso certamente que não, pois ela está feita com as medidas correctas, no entanto ela tem afinação - provavelmente terás que ajustar o seu comprimento total mexendo nos parafusos que seguram a haste à bobine. E sim, o local de montagem tem muita influência, sendo que neste caso por ser uma antena de móvel, é quase impossível de conseguir um ajuste correcto sem estar montada no carro, pois precisa da massa do carro para uma correcta calibração.
Alfa31- Guru
Correto amigo, e desde já obrigado pelas dicas, eu ainda nao a montei no carro, estou a pensar colocar uma base magnética, podes explicar isso da massa do carro? eu sei +/- o que te referes, mas é para ter noção se o material que utilizo irá ou não afectar....
A massa do carro significa que será o carro a servir de plano de terra, ou seja, imagina uma antena de base com radiais, nesse caso os radiais são o plano de terra.
Alfa31- Guru
Entendido , ja em relação á instalação é conselhavel ter um ponto de união entre a antena e a chapa do carro?
Isto é imaginemos que meto um suporte em Plastico, nao existir contato directo com a chapa é mau? penso que nos magneticos tb nao existe até por sao isolados pela borracha?
Isto é imaginemos que meto um suporte em Plastico, nao existir contato directo com a chapa é mau? penso que nos magneticos tb nao existe até por sao isolados pela borracha?
É indiferente, pois a antena está ligada à massa do rádio que por sua vez está ligado ao negativo da bateria, logo à massa do carro. Assim evitas estar a criar pontos fracos na protecção da chapa.
Alfa31- Guru
Alfa31 escreveu:É indiferente, pois a antena está ligada à massa do rádio que por sua vez está ligado ao negativo da bateria, logo à massa do carro. Assim evitas estar a criar pontos fracos na protecção da chapa.
boas noites
e como posso colocar uma antena destas em casa .
tenho o radio ligado em casa a uma bateria de carro , ligando um fio do negativo da bateria a massa da antena.
assim fico com o plano terra , sera que estou certo . ?????
peço desculpa pela pergunta, mas sempre tive esta duvida .
visto que tenho uma antena que é de colocar no carro, uma K40 e esta ligada num mastro que tenho em casa e consigo escudar portugal todo.
mas assim que vou medir as estacionarias, aquilo vai logo para o vermelho.
Açoreano- Profissional
Basta que a antena esteja ligada ao rádio para ficar ligada à massa. Tens é de melhorar o plano de terra montando a antena por exemplo numa base magnética em cima de um bom pedaço de chapa.
Alfa31- Guru
Alfa31 escreveu:Basta que a antena esteja ligada ao rádio para ficar ligada à massa. Tens é de melhorar o plano de terra montando a antena por exemplo numa base magnética em cima de um bom pedaço de chapa.
ok
mas é que já a comprei com umas pequena modificação.
este fim de semana, vou tirar umas fotos e colocar aqui.
vamos a ver se me dá mais umas ideias para meter aquilo a 100 %, para eu puder contactar o continente todo...... ::
obrigado pela resposta.
bons QSO , 73/51
Açoreano- Profissional
este asssunto tá interessante e eu ando esquecido da grande diferença entre uma base magnética, um suporte metálico de goteira ou 1 simples ligaçao á masa pelo chassi do radio .. mas que deve haver melhores resultados no suporte de goteira deve... lá vou eu ao youtube cuscar
nineâu5- Profissional
li algures que a localização também é importante, ou seja, o ideal seria a antena ficar o mais alto possivel e ao centro da viatura (ou seja, no tejadilho), mas o que vejo mais são jiposes com as antenas montadas atrás, junto ao porta bagagens. Isto condiciona a qualidade e direcção da "propagação" (desculpem se os termos não são os mais correctos)
nuno_pmr480- Semi-profissional
Sejam ou não os termos mais correctos, estás correctissímo no resto!
Alfa31- Guru
nuno_pmr480 escreveu:li algures que a localização também é importante, ou seja, o ideal seria a antena ficar o mais alto possivel e ao centro da viatura (ou seja, no tejadilho), mas o que vejo mais são jiposes com as antenas montadas atrás, junto ao porta bagagens. Isto condiciona a qualidade e direcção da "propagação" (desculpem se os termos não são os mais correctos)
mas ves isso em jipe que estão sempre no mato e por isso se ela não estever ali estara sempre a partir com os ganhos das arvores.
e como é para falar entre jipes pouco importa onde esta ela.
tem que que fazer o seu trabalho....eieieieieiei
Açoreano- Profissional
Sei disso Jorge. Só estava a tentar jogar alguma luz sobre os temas falados.
Curiosamente, no meu jipe costumo usar a antena a meio do capot, com base magnética. Como a fixação da antena tem uma mola (as Santiago não a têm), sempre resiste a esses encontros imediatos com ramos (e garagens) baixos
Curiosamente, no meu jipe costumo usar a antena a meio do capot, com base magnética. Como a fixação da antena tem uma mola (as Santiago não a têm), sempre resiste a esses encontros imediatos com ramos (e garagens) baixos
nuno_pmr480- Semi-profissional
Boas amigos, no que diz respeito a massa, como podemos fazer se em vez da bateria do carro usarmos aqueles conversores de isqueiro ligados a uma fonte de alimentação?
Isto para uma solução de alguém por exemplo que não tenha uma viatura fixa para andar por exemplo...
Isto para uma solução de alguém por exemplo que não tenha uma viatura fixa para andar por exemplo...