TX RX Fórum
Estacionárias e Linha de Terra Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Estacionárias e Linha de Terra Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Estacionárias e Linha de Terra

+2
zeroball
ppereira
6 participantes

Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por ppereira Seg 11 Jan 2016 - 10:21

Bom dia Fórum
A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma outra casa onde vou de vez em quando, gostaria de levar o meu equipamento e fazer por lá umas escutas e conversetas.
Não tenho nem quero instalar uma antena grande.
Será que colocando uma Santiago 1200 numa varanda e fazendo uma ligação da massa do suporte da antena à terra de uma tomada eléctrica faz um bom plano de terra?
Antes de me meter em "avarias" nada como perguntar aqui aos Gurus do Fórum, pois não me apetece nada queimar o equipamento nas experiências.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por zeroball Seg 11 Jan 2016 - 15:52

ppereira escreveu:Bom dia Fórum
A minha dúvida é a seguinte: Tenho uma outra casa onde vou de vez em quando, gostaria de levar o meu equipamento e fazer por lá umas escutas e conversetas.
Não tenho nem quero instalar uma antena grande.
Será que colocando uma Santiago 1200 numa varanda e fazendo uma ligação da massa do suporte da antena à terra de uma tomada eléctrica faz um bom plano de terra?
Antes de me meter em "avarias" nada como perguntar aqui aos Gurus do Fórum, pois não me apetece nada queimar o equipamento nas experiências.
Tenho pouca experiência com antenas, percebo mais de electricidade, o que posso diz sobre isso é que a terra da tomada é um erro, funciona mas é demasiado 'poluída' e há o risco de queimar os equipamentos.
Uma terra independente é o ideal. Tenho a certeza que outros membros do fórum concordaram comigo.
zeroball
zeroball
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por ALF007 Ter 12 Jan 2016 - 1:07

Bom dia.

Até dá para colocar uma Santiago 1200 ou uma outra antena móvel fixando numa grande xapa ou em zonas de ferro que tenha em sua casa, para fazer o plano de massa que precisa.
Medir as estacionarias é obrigatório. E faça essas medições nas varias zonas onde houver xapa, ferro ou metal até atingir as estacionarias mínimas.

Mesmo assim a antena móvel não vai dar o seu rendimento total porque este tipo de antenas estão preparadas e foram construídas para receber o plano de massa que a xapa e a carroçaria de um carro oferece.
Uma antena móvel obtém a sua performance total é no carro.
Fazendo o papel de base, em casa é um desenrasque. Torna-se numa antena "compromisso" mas com vários resultados que poderão satisfazer e divertir-se fazendo radio.

Uma outra solução que vou recomendar é construir uma Antena Delta Loop.
A construção fica-lhe barata.
É uma construção simples.
Vai ter uma performance melhor.
E já fica com uma antena na casa 2.

Apresento-lhe a Delta Loop:
- Link

Qualquer duvida disponha!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por ppereira Ter 12 Jan 2016 - 10:25

Alf007, obrigado, o ficheiro da antena já está em arquivo, realmente a santiago não faz muito.
Montei a mesma num caleiro das aguas da chuva e apesar de ter 1 e 1.2 de estacionárias, a testar com um macanudo aqui da região eu chegava muito em baixo e ele a 9, eu deveria chegar igual a ele.
Será mesmo falta de massa.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por Mimo Qua 18 Dez 2019 - 0:48

Moro num bloco de apartamentos e montei uma antena móvel ML-145 num suporte metálico com um íman de magnetron de microondas, por baixo , com a PL239 no meio. SWR 1.3 em 40 canais. Muito boa para DX, claro que para local estações a mais de 30 Km fica díficil de escutar.
avatar
Mimo
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Estacionarias e linha terra

Mensagem por carlos alves Sex 20 Dez 2019 - 18:54

Olá
antena só por si já tem plano de terra incluida na bobine tem algumas espiras ligado a massa  na base, porem não chega .
utilizar base magnética e colocar por exemplo rede utilizada em capoeiras das galinhas( hi hi)resulta porem quando o swr não se encontra 1:1  e encontrando o mesmo noutra é relativamente fácil resolver a situação,exemplo: pretendemos swr1:1 no canal 20 e encontramos 1:1 no canal 30 quer dizer que a antena está curta se for o inverso está comprida assim á que aumentar ó diminuir a antena fisicamente.
pode-se antes de alterar algo na antena mudar a posição da antena afastando de objectos metalicos paredes etc.
A Terra do qth tem que se ter algum cuidado verificar se não tem tensão entre neutro e massa,para fazer plano de terra junto ao rádio a baixada coaxial junto a antena a malha fica fora de serviço isto é fica só o vivo ligado na ficha, e o respectivo plano terra é feito junto ao rádio 1 metro quadrado desta rede ligada com fio a massa do rádio normalmente resulta. Bons trabalhos.
carlos alves
carlos alves
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por Coutada Qui 26 Dez 2019 - 22:07

Boas...
Nada como fazer um simples dipolo em fio fica mais camuflado, ou em tubo fica com mais largura de banda.
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Estacionárias e Linha de Terra Empty Re: Estacionárias e Linha de Terra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos