TX RX Fórum
Dúvida sobre as estacionárias  Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
Social bookmarking

Social bookmarking reddit  Social bookmarking google      

Conservar e compartilhar o endereço de em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de TX RX Fórum em seu site de social bookmarking

Siga no Facebook

Divulgação

Dúvida sobre as estacionárias

Ir em baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas em Qua 14 Out 2020 - 22:04

Boas pessoal, comprei um cb presidente com uma antena presidente Texas, montei tudo certinho, mas agora fiquei com uma dúvida, fui medir as estacionárias com o medidor e o canal 1 tem o valor mais alto que no canal 40, o que poderá ser, no canal 1 dá perto de 2 e no 40 está 1,5 na escala.
Cumprimentos
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por mouca em Qui 15 Out 2020 - 18:38

veja se consegue aumentar a vareta..
mouca
mouca
Guru

PrimePMR e Sérgio Miguel das Chagas gostam desta mensagem

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas em Qui 15 Out 2020 - 19:47

Ao aumentar a vareta não vai alimentar as estacionárias no canal 40
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro

Dúvida sobre as estacionárias  Empty DÚVIDA SOBRE AS ESTACIONÁRIAS

Mensagem por carlos alves em Qui 15 Out 2020 - 22:05

Olá
Sérgio,o swr quando está a 1:1 ou seja energia transmitida é 100% emitida, quando assim não acontece muita coisa pode acontecer,ao ter swr 2:1 quer dizer que perde energia desde o rádio até a antena,vou dar-lhe um exemplo prático de seguir quando temos uma antena de compra ela tem um determinada largura de banda  vamos dizer que do canal 1 ao 40 da banda do cidadão ela deverá ter swr 1:1 no canal 20 e isto acontece no canal 40 quer dizer que a ant. está curta  se for no canal 1 quer dizer que está comprida,assim á que cortar ou aumentar a antena ,MAS  MAS, no seu caso duvido da montagem verifique o plano terra a parte metalica  da viatura é necessário estar bem a posição da ant. pode estar numa zona com material ( plástico)e a ant. tem que ver a outra parte dela ,faz de conta coloca a ant. em cima de um espelho e verificando ao olhar para o espelho vê a ant. desde a base a ponta da ant. logo a partir daqui tudo tem que estar bem  ACONSELHO a não cortar verifique ligações e o plano terra da ANTENA á viatura e até colocar noutra posição ,bons trabalhos.
carlos alves
carlos alves
Amador

mouca e Sérgio Miguel das Chagas gostam desta mensagem

Mensagem por PrimePMR em Dom 18 Out 2020 - 13:40

Permitem-me  que corrija alguns erros aqui informados e corrigir alguns mitos.
Uma antena converte energia radioeléctrica em energia electromagnética. Na física não existe nenhum sistema que converta energia com 100% de eficacia, aqui também não é possível, a sua antena não consegue irradiar toda a energia que recebe e parte dela é devolvida pelo cabo ao radio. A isso chama-se estacionarias e quanto menor forem melhor. Uma antena não deve ter obstáculos na sua lateral a menos de 1/4 de onda da frequência onde trabalha o que num veiculo nem sempre se consegue. Ao afinar a antena com o seu comprimento irá sempre reduzir estacionarias num canal e aumentar noutro, mas como  tem 1.5 de estacionarias em moveis já é bom, mas se alongar a bobine da antena poderá conseguir melhor.  1.1 nunca é possivel no entanto existe medidores de baixa qualidade que não conseguem detetar a energia que é devolvida pela antena quando ela é baixa daí aparecer 1.1
PrimePMR
PrimePMR
Amador

Mensagem por mouca em Seg 19 Out 2020 - 1:45

Sérgio Miguel das Chagas escreveu:Boas pessoal, comprei um cb presidente com uma antena presidente Texas,  montei tudo certinho,  mas agora fiquei com uma dúvida,  fui medir as estacionárias com o medidor e o canal 1 tem o valor mais alto que no canal 40, o que poderá ser, no canal 1 dá perto de 2 e no 40 está 1,5 na escala.
Cumprimentos

quanto tem nos 27.555 ou mais para cima
mouca
mouca
Guru

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por carlos alves em Seg 19 Out 2020 - 19:20

Olá
a colocação do meu poste anterior pretendia eu ajudar o Sérgio e de certa forma complementar a ajuda dada pelo mouca que eu penso está correcta ,se á erros da minha parte eu não os acho penso eu que me exprimi de forma diferente do Prime PMR  estou totalmente de acordo quando diz , uma antena converte energia radioelétrica em energia electromagnética,e digo eu, temos por lá corrente e tensão a dita rf.Na fisica não existe 100% de eficácia aqui igualmente de acordo com o colega, eu não disse que era convertida pela antena e todos nós penso eu, as percas que á  do rádio até antena e intercalando o medidor o swr 1:1 entendo eu que a potencia toda ela é convertida que poderá ser em calor, cabo coaxial, antena etc.para tal basta vereficar caraterísticas cabo coaxial atenuações conforme a frec..zero swr não existe e costumo eu dizer quando não temos cão caçamos com o gato e propagação aberta até o rabo do gato serve de antena e na presença de ant.  comercial  temos que acreditar no gráfico da largura de banda se assim não acontecer algo não está correcto,como o Sergio não tem por lá um analizador ant.onde fácilmente iria descobrir onde a ant. está ressonante ,assim reportei o que costumo por cá fazer quando a ant. está curta ou comprida,na bobine de carga igualmente mais espiras frec. mais baixa menos espiras frec.mais alta.Espero que o Sergio com o medidor contando com a tolerancia do mesmo consiga obter bons resultados
carlos alves
carlos alves
Amador

Sérgio Miguel das Chagas gosta desta mensagem

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas em Ter 20 Out 2020 - 21:09

Desde já agradeço a atenção dispensada pelo pessoal, já comprei um aparelho para medir as estacionárias, no canal 1 dá-me o valor de 2,0 no canal 40 ronda perto do 1,5, a antena em questão é uma PRESIDENTE TEXAS1800 e o rádio também é da mesma marca, até ao momento ainda não fiz alteração do apoio da antena, assim que tiver tudo a 100% instalado darei noticias.
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: