TX RX Fórum
Dúvida sobre as estacionárias  Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Dúvida sobre as estacionárias  Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Dúvida sobre as estacionárias

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas Qua 14 Out 2020 - 22:04

Boas pessoal, comprei um cb presidente com uma antena presidente Texas, montei tudo certinho, mas agora fiquei com uma dúvida, fui medir as estacionárias com o medidor e o canal 1 tem o valor mais alto que no canal 40, o que poderá ser, no canal 1 dá perto de 2 e no 40 está 1,5 na escala.
Cumprimentos
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por mouca Qui 15 Out 2020 - 18:38

veja se consegue aumentar a vareta..
mouca
mouca
Guru


PrimePMR e Sérgio Miguel das Chagas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas Qui 15 Out 2020 - 19:47

Ao aumentar a vareta não vai alimentar as estacionárias no canal 40
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty DÚVIDA SOBRE AS ESTACIONÁRIAS

Mensagem por carlos alves Qui 15 Out 2020 - 22:05

Olá
Sérgio,o swr quando está a 1:1 ou seja energia transmitida é 100% emitida, quando assim não acontece muita coisa pode acontecer,ao ter swr 2:1 quer dizer que perde energia desde o rádio até a antena,vou dar-lhe um exemplo prático de seguir quando temos uma antena de compra ela tem um determinada largura de banda  vamos dizer que do canal 1 ao 40 da banda do cidadão ela deverá ter swr 1:1 no canal 20 e isto acontece no canal 40 quer dizer que a ant. está curta  se for no canal 1 quer dizer que está comprida,assim á que cortar ou aumentar a antena ,MAS  MAS, no seu caso duvido da montagem verifique o plano terra a parte metalica  da viatura é necessário estar bem a posição da ant. pode estar numa zona com material ( plástico)e a ant. tem que ver a outra parte dela ,faz de conta coloca a ant. em cima de um espelho e verificando ao olhar para o espelho vê a ant. desde a base a ponta da ant. logo a partir daqui tudo tem que estar bem  ACONSELHO a não cortar verifique ligações e o plano terra da ANTENA á viatura e até colocar noutra posição ,bons trabalhos.
carlos alves
carlos alves
Amador


mouca e Sérgio Miguel das Chagas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por PrimePMR Dom 18 Out 2020 - 13:40

Permitem-me  que corrija alguns erros aqui informados e corrigir alguns mitos.
Uma antena converte energia radioeléctrica em energia electromagnética. Na física não existe nenhum sistema que converta energia com 100% de eficacia, aqui também não é possível, a sua antena não consegue irradiar toda a energia que recebe e parte dela é devolvida pelo cabo ao radio. A isso chama-se estacionarias e quanto menor forem melhor. Uma antena não deve ter obstáculos na sua lateral a menos de 1/4 de onda da frequência onde trabalha o que num veiculo nem sempre se consegue. Ao afinar a antena com o seu comprimento irá sempre reduzir estacionarias num canal e aumentar noutro, mas como  tem 1.5 de estacionarias em moveis já é bom, mas se alongar a bobine da antena poderá conseguir melhor.  1.1 nunca é possivel no entanto existe medidores de baixa qualidade que não conseguem detetar a energia que é devolvida pela antena quando ela é baixa daí aparecer 1.1
PrimePMR
PrimePMR
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por mouca Seg 19 Out 2020 - 1:45

Sérgio Miguel das Chagas escreveu:Boas pessoal, comprei um cb presidente com uma antena presidente Texas,  montei tudo certinho,  mas agora fiquei com uma dúvida,  fui medir as estacionárias com o medidor e o canal 1 tem o valor mais alto que no canal 40, o que poderá ser, no canal 1 dá perto de 2 e no 40 está 1,5 na escala.
Cumprimentos

quanto tem nos 27.555 ou mais para cima
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por carlos alves Seg 19 Out 2020 - 19:20

Olá
a colocação do meu poste anterior pretendia eu ajudar o Sérgio e de certa forma complementar a ajuda dada pelo mouca que eu penso está correcta ,se á erros da minha parte eu não os acho penso eu que me exprimi de forma diferente do Prime PMR  estou totalmente de acordo quando diz , uma antena converte energia radioelétrica em energia electromagnética,e digo eu, temos por lá corrente e tensão a dita rf.Na fisica não existe 100% de eficácia aqui igualmente de acordo com o colega, eu não disse que era convertida pela antena e todos nós penso eu, as percas que á  do rádio até antena e intercalando o medidor o swr 1:1 entendo eu que a potencia toda ela é convertida que poderá ser em calor, cabo coaxial, antena etc.para tal basta vereficar caraterísticas cabo coaxial atenuações conforme a frec..zero swr não existe e costumo eu dizer quando não temos cão caçamos com o gato e propagação aberta até o rabo do gato serve de antena e na presença de ant.  comercial  temos que acreditar no gráfico da largura de banda se assim não acontecer algo não está correcto,como o Sergio não tem por lá um analizador ant.onde fácilmente iria descobrir onde a ant. está ressonante ,assim reportei o que costumo por cá fazer quando a ant. está curta ou comprida,na bobine de carga igualmente mais espiras frec. mais baixa menos espiras frec.mais alta.Espero que o Sergio com o medidor contando com a tolerancia do mesmo consiga obter bons resultados
carlos alves
carlos alves
Amador


Sérgio Miguel das Chagas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por Sérgio Miguel das Chagas Ter 20 Out 2020 - 21:09

Desde já agradeço a atenção dispensada pelo pessoal, já comprei um aparelho para medir as estacionárias, no canal 1 dá-me o valor de 2,0 no canal 40 ronda perto do 1,5, a antena em questão é uma PRESIDENTE TEXAS1800 e o rádio também é da mesma marca, até ao momento ainda não fiz alteração do apoio da antena, assim que tiver tudo a 100% instalado darei noticias.
Sérgio Miguel das Chagas
Sérgio Miguel das Chagas
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre as estacionárias  Empty Re: Dúvida sobre as estacionárias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos