TX RX Fórum
Opinião  Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Opinião  Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Opinião

+3
ALF007
PMR3657
zerus
7 participantes

Ir para baixo

Opinião  Empty Opinião

Mensagem por zerus Seg 12 Jan 2015 - 22:14

Boa Noite

Peco já desculpa se isto for muito off topic mas tenho mesmo necessidade de esclarecer algumas duvidas.

Já algum tempo que faço rádio mas sempre na banda do cidadão e ultimamente tenho pensado o porque de nunca ter tentado ser rádio amador e estou a ganhar mesmo interesse por esta vertente, mas surgiram me algumas questões.

Dado que se passar no exame tenho de estar 2 anos à escuta ou transmitir com a supervisão. Agora pergunto se com um simples vhf/uhf portatil consigo escutar bons qso´s amadores ou é um bocado impossível?  Pois tendo em conta que não tenho nenhum radio amador conhecido que me supervisione torna se um pouco complicado começar a experimentar novas frequências.

Acham que siga em frente ou iria ser um bocado complicado devido ao facto de não ter amigos nem radio amadores na família para me "encaminharem" .

Mais uma vez peço desculpa pelo off topic , mas ultimamente tenho me deparado com estas questões.

Cumprimentos 73
avatar
zerus
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por PMR3657 Seg 12 Jan 2015 - 23:20

Agora pergunto se com um simples vhf/uhf portatil consigo escutar bons qso´s amadores ou é um bocado impossível?
Bem isso depende, se existirem radioamdores nas proximidades, e se este fizerem "directas" ou seja contactos simplex, és capaz de estar entretido, nos casos dos repetidores, a grande maioria deles estão ás moscas. Tens mais sorte em HF....

Porém, se as radio comunicações forem uma "paixão", vais ver que os 2 anos passam a correr...

73 de CR7AJM (Já com 1 ano!!) Very Happy
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por zerus Seg 12 Jan 2015 - 23:24

Pois era esse o meu receio e em HF torna se um bocado complicado a nível de custos de equipamento...Vá mas tbem o que importa é não desanimar  Very Happy  

Ainda não descobri nenhuma associaçao ou algo do género pelo Porto que receba novos radio amadores.
avatar
zerus
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por ALF007 Ter 13 Jan 2015 - 2:01

Boas zerus

Marque o exame e desejo-lhe que tenha sucesso.
Em seguida, são 2 anos que vai esperar para subir de categoria.
Esses 2 anos é muito tempo... por isso vai ter tempo para conhecer pessoas que o vão supervisionar, vai ter tempo para juntar dinheiro para ter um equipamento e antena.
Vai ter muitas descobertas e muitas experiências. Fazer radio é mesmo assim.
Aceite a realidade e passe acção.
Boa sorte!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por *Dave* Ter 13 Jan 2015 - 10:47

Falo por experiência...

Fiz exame 3ª categoria à 3 anos atrás (já passa até).
Ainda não fui fazer 2ª categoria, porque quer em VHF, quer em UHF é uma calmia irritante. Tirando umas directas muitooo ocasionais o resto é silêncio.
Há repetidores que estão a ser desligados por tempo indefinido para manutenção... manutenção essa que custa dinheiro. Dou como exemplo os dois da minha associação, ARBB, que estavam na Gardunha e há mais de 1 ano que estão desligados...

Onde está o que realmente importa? No HF onde se podem contactar pessoas fora de Portugal que ainda dão vida ao rádio.

Problema: os custos em HF são maiores e isto anda mau de finanças para todos!

Tive em tempos um yaesu ft-817, que tive de retornar ao dono. Mas durante essa altura pude "experienciar" a verdadeira Radio (com R maiúsculo). Tive experiências brutais! Usar o WSPR, consegui chegar à Austrália com meros 5W...

Isto dá para tudo...
Mas radio-amadorismo, que deveria ser visto como um hobby de culto, um hobby cientifico, é apenas visto como algo de onde se pode extrair dinheiro por parte da ANACOM.
Estes últimos deveriam fazer o que lhes compete e não fazem absolutamente nada... o que não falta é malta que está impedida de usar algumas frequências por excesso de ruído externo (só um mero exemplo da péssima inspecção que eles fazem). Há ainda quem sonhe que a ANACOM, está ali ao virar da esquina à escuta... mas na verdade estão soterrados numa caverna a dormir (pelo menos nestes assuntos).


Apenas a minha opinião....

73, CR7AEK
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por RavenMaster Ter 13 Jan 2015 - 15:49

O bicho do rádio se pega é tramado, seja com muito ou pouca gente.
Hoje só não faz rádio quem não quer

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Eu com 5W em UHF fiz Estrela -> Arrábida no mês passado sem qualquer problema e falei em VHF com um OM de Coimbra na direta como se estivesse ao meu lado.

Não preciso um rádio HF para fazer rádio... um dual band serve sim senhor.
Basta ter gosto de por exemplo subir ao monte com uma antena às costas (ver SOTA). Não se fala com o Azerbeijão? Não, mas fala-se certamente com colegas a muitos Kms, seja em U ou em V.

Quando aos repetidores, não conheço a realidade do Porto, mas em LX e margem sul até "farta". Com 0.5W (sim, meio watt) chegamos com relativa facilidade (dependendo obviamente da localização - eu chego) a Arrábida, Sintra, Lisboa, Odivelas e Almada, onde temos vários sistemas à escolha entre UHF/VHF/Echolink/DStar/APRS. E estes são só os principais...  Wink

Certamente alguém há-de responder já a seguir que Echolink não é fazer rádio.
É... se eu usar o rádio e não o computador para falar, para mim é rádio. Um outro "tipo" mas é. E se não tiver mais nada na zona, garanto que vou usar o Echolink, como ainda esta semana o fiz por uma ou duas vezes.

Interessa, como o Alf diz, é fazer o exame. O resto vem com o tempo...
RavenMaster
RavenMaster
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por pmr1989 Ter 13 Jan 2015 - 19:00

Boas zerus,

Eu comecei neste mundo da rádio sozinho. Não tinha amigos, nem familiares, ninguem que estivesse ligado às radiocomunicações. Comecei para aí com 18 anos a sério, quando tive finalmente alguns trocos para comprar o 1º equipamento. Hoje tenho 26. Primeiro muita escuta, na altura havia muito para escutar, mesmo em zonas fora de Lisboa e Porto. Entretanto veio o digital, e muito se calou. Ao mesmo tempo adquiri CB, ja montei e desmontei a base CB do QTH não sei quantas vezes, apareceram entretanto os PMRs 446 e o seu boom há relativamente pouco tempo, fiz exame de radioamador cat 3, ainda não fiz o exame seguinte, mas qualquer dia meto me nisso.

Entretanto ha coisa de 2 anos, eu e um grupo de amigos, criámos e licenciámos uma rede rádio privada na nossa zona, que tem funcionado e evoluido até aos dias de hoje. É para nós a cereja no topo do bolo eheheheheh....

No entanto, continuamos a fazer (bastantes) actividades PMR e a participar em actividades de outros colegas espalhados por esse país fora, associei-me a uma das associações de radioamadores aqui da minha zona, embora não seja muito participativo na mesma, por motivos profissionais e pessoais.

Como vês, não foi preciso ter alguem neste mundo, para conseguir entrar nele e evoluir nele. Actualmente conheço muita gente aqui na minha zona, e não só, graças ao rádio, e foi assim que criámos um grupo de PMR em Coimbra, e tambem um numa banda privada. Tudo gente da rádio, que conheci nisto mesmo. Paralelamente os principais mentores disto, foram conhecidos nas actividades de voluntariado que faço, na CVP, nem sabia que os colegas com quem falava ha algum tempo no PMR, quando o PMR estava em alta, eram tambem voluntarios na mesma instituição que eu.

E chegámos aos dias de hoje, com uma panóplia de eventos e actividades na rádio.
Tudo para te dizer para avançarm sem medos. Com o tempo, os conhecimentos vão aparecendo. O mundo é realmente pequeno neste "mundo" ehehhehe.

Abraço e boa sorte
73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por zerus Ter 13 Jan 2015 - 20:35

Obrigado pela vossa opinião e de facto contribuam para a minha decisão que será de fazer o exame Very Happy

De facto há sempre pontos bons e pontos menos bons , mas penso que seja como tudo na vida onde com o gosto pela rádio comunicação se consegue ultrapassar tudo Very Happy .

Também me iniciei sozinho neste mundo do rádio e foi por volta dos 16 anos que arranjei o meu rádio cb , apesar de por motivos de força maior ter parado durante uns tempos , o bichinho esteve sempre presente, posso dizer que estraguei muita coisa com umas engenhocas que tentava fazer... mas após longa escuta e alguns vídeos lá consegui estabelecer os meus primeiros qso´s, perdi a conta das vezes que subi o monte para tentar chegar mais longe e sim é uma euforia ter resposta do outro lado Very Happy

Mas obrigado por terem partilhado a vossa opinião , penso que aqui se vê o verdadeiro espírito da rádio. Agora toca estudar Very Happy

Só um aparte onde consigo arranjar Procedimentos de operação e responsabilidade social? Vi os tópicos que são abordados e como tenho frequência de disciplinas como Fisica 1 e 2 tenho umas luzes à cerca do campo electromagnético assim como componentes Very Happy

Cumprimentos 73
avatar
zerus
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por pmr1989 Qua 14 Jan 2015 - 0:08

Boas,

Tens MP.

Quanto à questão, um bom ficheiro para ler ou ir lendo, pois é um pouco extenso.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73s,
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por Drizzt Sáb 7 Fev 2015 - 11:58

Boa tarde caro zerus,

A tua história parece a minha e ate devemos estar na mesma faixa étaria.

Hoje em dia, vejo-me a montar de desmontar a tralha em média duas vezes por ano. Tenho vindo a descobrir que o que mais me fascina no radioamadorismo é a electrónica, de maneira que tenho ocupado o meu tempo a receber sinais ou a transmitir em muito pouca potência (osciladores e afins).

Sou radioamador cat.B e terei todo o gosto em ajudar-te. Além disso, tb sou do Porto.

73
Drizzt
Drizzt
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por zerus Sáb 28 Fev 2015 - 16:36

Boa Tarde

Obrigado pelas opiniões e experiências aqui transmitidas , tenho a dizer que vai haver novidades brevemente Very Happy
avatar
zerus
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por PMR3657 Sáb 28 Fev 2015 - 23:37

I like this!
PMR3657
PMR3657
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Opinião  Empty Re: Opinião

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos