TX RX Fórum
Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

+4
Snog
pmr3363chaparrito
Coutada
CT1END
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por CT1END Seg 31 Out 2011 - 23:48

Entrada 12V a 35V, Saída 9V x 2A
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Entrada AC (110/220V), Saída 12V x 30A
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Entrada AC, Saída 13V x 20A
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte Info: eletronica.org
CT1END
CT1END
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Qua 6 Fev 2013 - 15:53

Boas
Eu uso 7805 com trimer na massa e faz desde 5v ate a voltagem que tiver na entrada é que tenho para as minhas experiências...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 6 Fev 2013 - 22:41

CT1END escreveu:
Entrada AC, Saída 13V x 20A
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte Info: eletronica.org

quanto pode custar construir uma coisa destas (13v)
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 17 Fev 2013 - 2:09

pmr3363chaparrito escreveu:
CT1END escreveu:
Entrada AC, Saída 13V x 20A
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Fonte Info: eletronica.org

quanto pode custar construir uma coisa destas (13v)

alguem tem uma ideia............
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Dom 17 Fev 2013 - 13:25

Boas
Uiiiiiiiiiiiii esquece tem muitos componentes fica caro confuso e não vale a pena...
Eu estou a usar o outro esquema de 30AM é mais simples mas inverti os esquema ou seja usei 2n3055 no negativo em vez de positivo assim não tenho de isolar os transistor e nem precisas de ligar massa pois o proprio dissipador é que leva a corrente...
Em vez de LM7812 (positivo) usei LM7915 (negativo)
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Dom 17 Fev 2013 - 17:31

Coutada escreveu:Boas
Uiiiiiiiiiiiii esquece tem muitos componentes fica caro confuso e não vale a pena...
Eu estou a usar o outro esquema de 30AM é mais simples mas inverti os esquema ou seja usei 2n3055 no negativo em vez de positivo assim não tenho de isolar os transistor e nem precisas de ligar massa pois o proprio dissipador é que leva a corrente...
Em vez de LM7812 (positivo) usei LM7915 (negativo)

a parte k vai ficar caro entendi colega Smile
agora esclareça-me uma duvida pk a minha eletronica e muito muito basica
eu keria fazer a fonte de alimentaçao a partir de uma fonte de PC (axo que lhe chamam fonte ATX ne) mas um colega disse-me k nao era muito seguro porque as vezes akilo queima (um determinado componemte) e dps em vez de sairem os 12v saiem os 220v e ia queimar o radio!!!!!!!
k me dizem.......
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Snog Dom 17 Fev 2013 - 20:02

Para isso é que serve os multimetros! Para verificar antes de ligar lá o rádio! Se colocar lá no positivo e no negativo, e se estiver lá na parte dos volt's, vai aparecer a voltagem da fonte... Se indicar entre os 2/13.8 tá tudo bem!
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por mouca Dom 17 Fev 2013 - 20:12

Eu tenho por aqui uma já muito tempo “ 2 anos ou +” nunca tive problemas foi preparada pelo Sr. Manuel “Estação Brasília”
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por ALF007 Dom 17 Fev 2013 - 23:20

Boas mouca...

Eu no sábado fiz um contacto com o Sr. Manuel, as estação Brasília em 27,520.
Excelente pessoa!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por mouca Dom 17 Fev 2013 - 23:50

Boas manu.
Já soube que tiveste antena virada para estes lados..
E isso o Sr. Manuel tem dada uma força aqui o ppl muito material que tenho por aqui e caseiro.. eu como percebo pouco de eletrónica e para não andar estragar equipamentos peço ajuda a quem sabe e vou aprendendo..
Um abraço
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 18 Fev 2013 - 0:08

Snog escreveu:Para isso é que serve os multimetros! Para verificar antes de ligar lá o rádio! Se colocar lá no positivo e no negativo, e se estiver lá na parte dos volt's, vai aparecer a voltagem da fonte... Se indicar entre os 2/13.8 tá tudo bem!

se calhar nao soube escrever o que estava a kerer dizer...........
o que eu estou a kerer dizer e que dps da atx modificada e de a mesma estar a funcionar bem certas vezes acontece que ao fim de um determinado tempo elas podem queimar um determinado componente interno ( nao sei kual ) e que em vez de passarem por exp. os 12v passamos a ter na saida 230v...........o que acontece ja se esta mm a ver vai keimar o radio Sad
espero ter conseguido explicarme bem pra ter a vossa ajuda na decisao a tomar
(tenho por ca 2 atx a espera Wink )
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Seg 18 Fev 2013 - 1:02

Boas
Isso é fácil e barato na parte de fora onde ligas os fios metes um zener de 15v...
O zener funciona da seguinte forma quando atingir 15v fica em curto e a fonte como tem protecção desliga e não queima nada isso custa uns cêntimos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Podes ler aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Seg 18 Fev 2013 - 18:33

Coutada escreveu:Boas
Isso é fácil e barato na parte de fora onde ligas os fios metes um zener de 15v...
O zener funciona da seguinte forma quando atingir 15v fica em curto e a fonte como tem protecção desliga e não queima nada isso custa uns cêntimos
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Podes ler aqui
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ok colega muito obrigado pla dica desde ja
uma coisa eu tive uma "formaçao" em k falamos de eletronica e lembro-me de k os zener existem dois tipos.......nao me lembro e os nomes disso ( tenho de ver se ainda por ali tenho alguns apontamentos )
axo k uns so deixam passar ate um determinado valor (de v) e num sentido
e os outros so deixam passar num sentido
pode confirmar se e isto
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Seg 18 Fev 2013 - 20:50

Boas

O díodo passa qualquer valor...
Díodo zener so conduz a partir da valor dele se for 15 voltes
Ou seja os zener tens de pedir por voltagem
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Ter 19 Fev 2013 - 3:32

Coutada escreveu:Boas

O díodo passa qualquer valor...
Díodo zener so conduz a partir da valor dele se for 15 voltes
Ou seja os zener tens de pedir por voltagem

boas colega
o colega entao axo que a ideia aki e precisamente o contrario ou seja nao deixar passar + do que os 15v!!!!!
ou entao estou a ver isto td mal Embarassed Embarassed Rolling Eyes Rolling Eyes
pk se o radio trabalhar por exp. a 12v.....aguentara ate k valor acima disso sem k queime o radio Question Question
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Ter 19 Fev 2013 - 13:25

Boas
Hehehehe esta a fazer cá um filme mete la o zener de 15 voltes que o radio nunca mais queima...
Mas podes fazer um teste na fonte de PC sem nada ligado junta o fio positivo com o negativo vais ver que a fonte desliga... depois diz alguma coisa
O zener vai fazer isso se a voltagem atingir 15 voltes ele desliga a fonte mas isto só e valido para as fontes de PC
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Ter 19 Fev 2013 - 20:13

Coutada escreveu:Boas
Hehehehe esta a fazer cá um filme mete la o zener de 15 voltes que o radio nunca mais queima...
Mas podes fazer um teste na fonte de PC sem nada ligado junta o fio positivo com o negativo vais ver que a fonte desliga... depois diz alguma coisa
O zener vai fazer isso se a voltagem atingir 15 voltes ele desliga a fonte mas isto só e valido para as fontes de PC

um radio de 12v aguenta os 15v ou kual e o max. Question
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Snog Ter 19 Fev 2013 - 21:47

pmr3363chaparrito escreveu:
Coutada escreveu:Boas
Hehehehe esta a fazer cá um filme mete la o zener de 15 voltes que o radio nunca mais queima...
Mas podes fazer um teste na fonte de PC sem nada ligado junta o fio positivo com o negativo vais ver que a fonte desliga... depois diz alguma coisa
O zener vai fazer isso se a voltagem atingir 15 voltes ele desliga a fonte mas isto só e valido para as fontes de PC

um radio de 12v aguenta os 15v ou kual e o max. Question

Bem, isto anda aqui uma confusão.
Pense que tem a sua fonte, normal, anda por volta dos 12v, depois, dá-lhe um ataque e a corrente sobe para 240, com o zener se passar dos 15v ele desliga automaticamente a fonte do PC, é como fosse um fusível, evita que o rádio queime, mas pode queimar!

Um rádio aguenta até 13.8v (penso eu) se for muito rápido e estiveres em escuta, uma rápida subida não é problema nenhum, pois ele automaticamente desliga-se!

Estás a entender??
Eu não sei muito acerca de electrónica, sei provavelmente menos que tu, mas segundo o que tenho visto aqui no tópico é assim. Se estiver algum erro, corrijam-me.

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Coutada Ter 19 Fev 2013 - 23:20

Boas
Aguenta pois no carro se medires quando o carro esta a trabalhar tem la 14.5v
E os radios nao queima
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Snog Ter 19 Fev 2013 - 23:42

Vi aqui uma fonte que pode ser regulada:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E os amperes, pá? Quanto é que isto dá? Hm...
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr2511 Qua 20 Fev 2013 - 0:16

Diz la podendo fornecer até 1A de corrente
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 20 Fev 2013 - 3:38

de kuantos amperes precisara o radio.........
e se hipoteticamente Idea daki a uns tempos comprar outro radio posso ter os dois ligados a mesma fonte correto Question
73's
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por mouca Qua 20 Fev 2013 - 10:48

Tudo depene das máquinas que vais ligar.
No meu caso a minha 13.8v “ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ” aguenta com 2 rádios ou ate mais, por norma só gatilho com um radio de cada vez… não estou ver o porque dessa duvida ..
Com uma gatilhada também percebes logo se a coisa aguenta ou não..
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 20 Fev 2013 - 18:21

mouca escreveu:Tudo depene das máquinas que vais ligar.
No meu caso a minha 13.8v “ [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ” aguenta com 2 rádios ou ate mais, por norma só gatilho com um radio de cada vez… não estou ver o porque dessa duvida ..
Com uma gatilhada também percebes logo se a coisa aguenta ou não..

duvidas de maçarico Wink
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por pmr3363chaparrito Sáb 23 Fev 2013 - 0:43

de kuantos amperes no minimo precisso pra um radio de 12v
ou kual o valor k recomendam a usar
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V Empty Re: Fontes de Alimentação: 9V, 12V, 13V

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos