TX RX Fórum
Dúvidas de um iniciante Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Dúvidas de um iniciante Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Dúvidas de um iniciante

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Sáb 3 Ago 2019 - 8:05

Boas camaradas!

Como referi na minha apresentação, sou uma novato nestas andanças.
Logo vão me surgir muitas dúvidas que gostava que me ajudassem.
Para iniciar está modalidade comprei um rádio portátil, modelo Dynascan DB-65, que de fabrica tem estas frequências 144.000-146.000 e 430.000-440.000.
Posto isto as minhas dúvidas iniciais são.

1°- É obrigatório possuir a licença de rádio amador para poder operar este equipamento com estas frequências?

2°- Dá para abrir/alargar a faixa de frequências de fabrica?

Com a descoberta mais dúvidas surgiram, mas confesso que este início está a ser muito confuso, eletrônicas nunca foi a minha área.

Cumprimentos a todos.
Abraço.
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por ppereira Sáb 3 Ago 2019 - 10:15

Boas
É obrigatório ter licença de rádio amador.
Para abrir as frequências do rádio siga as instruções, estão em espanhol mas dá para entender:
1) Mantener pulsada la tecla "MENU" mientras se enciende el equipo, en el display se verá "RESET".

2) Pulsar de nuevo "MENU", el display mostrará "VFO", pulsar la tecla "▲" hasta encontrar en el display "BAND".

3) Pulsar la tecla "MENU", el display mostrará "PSWD", introducir la combinación: "5858", el display mostrará "BAND1" y en el segmento de frecuencia mostrará: "144-146", introducir "136-174"

4) Pulsar la tecla "▲" hasta que el display muestre "BAND2", en el segmento de frecuencia se verá "430-440", introducir "400-470". Pulsar la tecla "MENU" para confirmar y salir. El equipo se reiniciará y ya estará introducido el nuevo rango de frecuencia.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Sáb 3 Ago 2019 - 12:28

ppereira escreveu:Boas
É obrigatório ter licença de rádio amador.
Para abrir as frequências do rádio siga as instruções, estão em espanhol mas dá para entender:
1) Mantener pulsada la tecla "MENU" mientras se enciende el equipo, en el display se verá "RESET".

2) Pulsar de nuevo "MENU", el display mostrará "VFO", pulsar la tecla "▲" hasta encontrar en el display "BAND".

3) Pulsar la tecla "MENU", el display mostrará "PSWD", introducir la combinación: "5858", el display mostrará "BAND1" y en el segmento de frecuencia mostrará: "144-146", introducir "136-174"

4) Pulsar la tecla "▲" hasta que el display muestre "BAND2", en el segmento de frecuencia se verá "430-440", introducir "400-470". Pulsar la tecla "MENU" para confirmar y salir. El equipo se reiniciará y ya estará introducido el nuevo rango de frecuencia.

Estas instruções são para o rádio Dynascan DB-65?

Enviado pelo Topic'it
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Seg 5 Ago 2019 - 21:58

"Ppereira" depois de ler melhor o manual de instruções, as indicações que deu não dão no Dynascan DB-65, por exemplo nem tecla "menu" tem, existe instruções específicas para este modelo?

Já agora radio amadores da região de Leiria existem aqui no fórum?

Enviado pelo Topic'it
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por ppereira Ter 6 Ago 2019 - 10:32

Boas
Retirei as instruções de um fórum Espanhol, parecido com este. E sim, são para este modelo.
Se não tem tecla de menu, terá uma de função ou algo no género, que usa para mudar entre as diferentes programações do rádio.
Entretanto pode também fazer essa mudança através de software.
ppereira
ppereira
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Ter 6 Ago 2019 - 13:39

ppereira escreveu:Boas
Retirei as instruções de um fórum Espanhol, parecido com este. E sim, são para este modelo.
Se não tem tecla de menu, terá uma de função ou algo no género, que usa para mudar entre as diferentes programações do rádio.
Entretanto pode também fazer essa mudança através de software.
Através de software? Como assim?

Enviado pelo Topic'it
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por mouca Qua 7 Ago 2019 - 12:15

software DYNASCAN DB65 [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

o Chirp e softwere universal
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por mouca Qua 7 Ago 2019 - 12:32


""PASSOS A SEGUIR
1) Mantenha a tecla «MENU» pressionada enquanto o aparelho estiver ligado, o visor mostrará «RESET».
2) Pressione «MENU» novamente, o display mostrará «VFO», pressione a tecla «▲» até que «BAND» apareça no mostrador.
3) Pressione a tecla «MENU», o display mostrará «PSWD», digite a combinação: «5858», o display mostrará «BAND1» e no segmento de freqüências mostrará: «144-146», digite «136-174»
4) Pressione a tecla «▲» até que a tela mostre «BAND2», no segmento de freqüência você verá «430-440», digite «400-470». Pressione a tecla «MENU» para confirmar e sair. O dispositivo será reiniciado e a nova faixa de freqüência será introduzida.""

fonte : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por pmr1989 Qui 15 Ago 2019 - 13:27

Micael Carreira escreveu:"Ppereira" depois de ler melhor o manual de instruções, as indicações que deu não dão no Dynascan DB-65, por exemplo nem tecla "menu" tem, existe instruções específicas para este modelo?

Já agora radio amadores da região de Leiria existem aqui no fórum?

Enviado pelo Topic'it

Boas,

Devem haver, dado que Leiria é uma zona com muitos radioamadores. De qualquer maneira, eu estou logo acima, zona de Coimbra.

abraço!
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Sex 16 Ago 2019 - 11:27

pmr1989 escreveu:
Devem haver, dado que Leiria é uma zona com muitos radioamadores. De qualquer maneira, eu estou logo acima, zona de Coimbra.

Bom dia.
Fiz essa questão visto que a melhor forma de aprender é com quem já tenha experiência e não há nada melhor que encontrar pessoalmente para trocas de conhecimento

Enviado pelo Topic'it
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por PMR1218 Sáb 17 Ago 2019 - 19:24

Micael Carreira escreveu:Boas camaradas!

Como referi na minha apresentação, sou uma novato nestas andanças.
Logo vão me surgir muitas dúvidas que gostava que me ajudassem.
Para iniciar está modalidade comprei um rádio portátil, modelo Dynascan DB-65, que de fabrica tem estas frequências 144.000-146.000 e 430.000-440.000.
Posto isto as minhas dúvidas iniciais são.

1°- É obrigatório possuir a licença de rádio amador para poder operar este equipamento com estas frequências?

2°- Dá para abrir/alargar a faixa de frequências de fabrica?

Com a descoberta mais dúvidas surgiram, mas confesso que este início está a ser muito confuso, eletrônicas nunca foi a minha área.

Cumprimentos a todos.
Abraço.

Boas!

O objectivo final qual é? Radio amador ou PMR? Ou simplesmente fazer scan às bandas e escutar umas coisitas só por diversão? Very Happy
Estive a ver as specs desse aparelho e não gostei muito dele. Crying or Very sad

Cumps
PMR1218
PMR1218
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Micael Carreira Sáb 17 Ago 2019 - 23:57

PMR1218 escreveu:
O objectivo final qual é? Radio amador ou PMR? Ou simplesmente fazer scan às bandas e escutar umas coisitas só por diversão? [smiley][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Estive a ver as specs desse aparelho e não gostei muito dele. Crying or Very sad

Cumps

Boas companheiro.
Primeiro que tudo ando a estudar o que é o rádio amador, como funciona, etc. Sempre me despertou um grande interesse pelo radioamadorismo, mas até há data nunca tinha dado relevância a esse interesse.
Ainda estou a descobrir as diferenças entre o rádio amador e o pmr.
Acredito que o rádio que comprei não seja nada de jeito mas só assim é que aprendo o que é um rádio, como funciona, quais as funções, etc.
Como também o conhecimento era zero fui as lojas que conhecia e o que me pareceu ser melhor dentro do que tinham há venda sem entrar já em grandes gastos.
Sendo que, pelo que tenho visto na NET pouco se fala em radioamadorismo.

Enviado pelo Topic'it
Micael Carreira
Micael Carreira
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas de um iniciante Empty Re: Dúvidas de um iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos