TX RX Fórum
PMR alguem me explica por miudos Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
PMR alguem me explica por miudos Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


PMR alguem me explica por miudos

+4
pmr1713
ALF007
007
musico
8 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qua 18 maio 2011 - 19:09

Boas pessoal sou novo no forum, pratico radio CB a algum tempo bastante agora tenho vos visto a falar de pmr e acho que tenho visto uns baratos por ai nos centros comerciais, alguém me podia dar umas palavras sobre isso? tipo consegue distancias de jeito?

costuma -se ouvir muita gente a falar?

se pensar em comprar o que aconselham a comprar?

tenho visto inclusive ai umas brincadeiras engraçadas com pmr ligados a pcs a transmitir imagens e coisas assim...

apanhei por ai muita informação espalhada mas não consigo conjugar alguém da área que me de ai umas explicações se possível

desde ja obrigado Very Happy
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por 007 Qui 19 maio 2011 - 21:41

Olá colega musico.

PMR's são equipamento pequenos com 0,5w de potencia de saída.
Eu sou de Leça da Palmeira a norte de Portugal e ouço e tenho muitos QSO's.
Muitas vezes faz-se contactos distante devido á Propagação estar boa.
É uma maravilha... com pouca potencia a quantidade de operadores a emitirem na banda PMR 446 Mhz é muita.
Tenho a certeza que o colega vais gostar de fazer radio nesta banda. Por isso não chore o dinheiro e compre um par de PMR's.

Quanto aos equipamento mais utilizados são estes:

Intek 5050 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

G7 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cobra MT800 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este DYNASCAN AD-09 é lindo e deve ser um excelente equipamento - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quanto ás brincadeiras de enviar umas figuras via frequência com os PMR é muito engraçado.
Chama-se SSTV... veja aqui como se faz: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Recomendo o colega a comprar um PMR. Vai ser divertido!
007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qui 19 maio 2011 - 22:18

ALF007 escreveu:Olá colega musico.

PMR's são equipamento pequenos com 0,5w de potencia de saída.
Eu sou de Leça da Palmeira a norte de Portugal e ouço e tenho muitos QSO's.
Muitas vezes faz-se contactos distante devido á Propagação estar boa.
É uma maravilha... com pouca potencia a quantidade de operadores a emitirem na banda PMR 446 Mhz é muita.
Tenho a certeza que o colega vais gostar de fazer radio nesta banda. Por isso não chore o dinheiro e compre um par de PMR's.

Quanto aos equipamento mais utilizados são estes:

Intek 5050 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

G7 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cobra MT800 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este DYNASCAN AD-09 é lindo e deve ser um excelente equipamento - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Quanto ás brincadeiras de enviar umas figuras via frequência com os PMR é muito engraçado.
Chama-se SSTV... veja aqui como se faz: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Recomendo o colega a comprar um PMR. Vai ser divertido!

desde ja obrigado pelos links fiquei numa duvida todos estes dao para ligar ao pc e fazer isso do SSTV? é que chegando a comprar gostava de um que tivesse essa opcao Very Happy

outra coisa é melhor a pilhas ou a bateria?
isto funcoiona como o CB tipo nao entra em repetidores ou coisa do genero? seria possivel atingir que distancia em media?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por 007 Sex 20 maio 2011 - 7:38

Boas musico.

Veja o vídeo para saber como se faz SSTV. Isto de fazer SSTV pode ser feito com qualquer equipamento.
Os equipamentos PMR não tem a função SSTV. Com um programa de SSTV instalado no seu pc é que vai conseguir fazer esta modalidade.
Veja neste vídeo:


Para fazer download do programa faça aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Os meus PMR's têm baterias. Mas quando ficam descarregadas e não temos nenhuma opção para colocar a carregar poderá ir a uma loja e comprar pilhas para o desenrasque.
Normalmente estes equipamentos têm uma boa autonomia.
Se o colega esta com vontade de ter uns... não perca tempo e compre.
Eu hoje se fosse comprar uns PMR's adquiria DYNASCAN AD-09. Ainda não ouvi alguem a dizer que tem uns mas eu confio bastante na marca Dynascan. E são lindos.

A distancia é muito relativo... Pode fazer um contacto de 3, 2 e 1 Km como também 100 ou 200km. Depende da sua posição elevada ou pouco elevada, os obstáculos em sua volta e a propagação.

Depois existe muitas maneiras de kitar o seu PMR. Alterar a antena de origem.
Como os PMR's operam nos 446 Mhz em UHF o comprimento de onda é pequena, (Comprimento de onda: 300 / 446 = 0,672 metros), logo então o colega tem a oportunidade de construir antenas de dimensões pequenas com alto ganho.
Depois de construir a 1º antena não vai querer outra coisa e vai ficar com uma enorme vontade de experimentar varias antenas... ate vai fazer uma colecção de antenas construídas por si!
007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 20 maio 2011 - 15:21

ALF007 escreveu:Boas musico.

Veja o vídeo para saber como se faz SSTV. Isto de fazer SSTV pode ser feito com qualquer equipamento.
Os equipamentos PMR não tem a função SSTV. Com um programa de SSTV instalado no seu pc é que vai conseguir fazer esta modalidade.
Veja neste vídeo:


Para fazer download do programa faça aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Os meus PMR's têm baterias. Mas quando ficam descarregadas e não temos nenhuma opção para colocar a carregar poderá ir a uma loja e comprar pilhas para o desenrasque.
Normalmente estes equipamentos têm uma boa autonomia.
Se o colega esta com vontade de ter uns... não perca tempo e compre.
Eu hoje se fosse comprar uns PMR's adquiria DYNASCAN AD-09. Ainda não ouvi alguem a dizer que tem uns mas eu confio bastante na marca Dynascan. E são lindos.

A distancia é muito relativo... Pode fazer um contacto de 3, 2 e 1 Km como também 100 ou 200km. Depende da sua posição elevada ou pouco elevada, os obstáculos em sua volta e a propagação.

Depois existe muitas maneiras de kitar o seu PMR. Alterar a antena de origem.
Como os PMR's operam nos 446 Mhz em UHF o comprimento de onda é pequena, (Comprimento de onda: 300 / 446 = 0,672 metros), logo então o colega tem a oportunidade de construir antenas de dimensões pequenas com alto ganho.
Depois de construir a 1º antena não vai querer outra coisa e vai ficar com uma enorme vontade de experimentar varias antenas... ate vai fazer uma colecção de antenas construídas por si!

comeco a perceber é praticamente como um radio CB so que noutra frequencia e mais pequeno e um pouco mais limitado de potenci....

o radio que me falou neste ultimo post, estive a ver e fica muito acima do orcamento, a minha ideia é comprar algo barato seja facil de "kitar" (tipo potencias e canais como ja vi por ai algo)

falou que para fazer SSTV qualquer das maneiras tenho de ter o pmr ligado ao PC? tenho de ter um cabo e o pmr tem de suportar a ligacao para pc? ou quanlquer um da para fazer?


os meus requsitos seria um radio barato coisa no maximo de 50 ou 60 euros se for menos melhor, ser facil de Kitar como ja referi e dar entao para fazer isso de sstv. conhece algo assim? e claro que seja bom
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por 007 Sex 20 maio 2011 - 23:15

Boas noites!

O colega esta correcto! É parecido como a cb.
Actualmente esta com mais sucesso porque são muitos mais operador a operarem nos 446 Mhz.
Os contactos são com distancias mais curtas porque um pmr é mais limitado.
Mas quando começar ligar o seu pmr a uma antena com mais ganho vai que tudo muda... vai chegar e ouvir de mais longe.
Vai ficar com uma enorme vontade de subir para um local elevado para fazer radio na banda pmr 446 Mhz.

Dentro das condições que tem... então recomendo a adquirir o G7. Veja aqui o que é possível fazer com este bichinho: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Este equipamento ronda o euros do seu orçamento, mas é apenas uma unidade.
Este equipamento é dos mais vendidos. O Intek 5050 também é. E depois vêm os PMRs que se vendem nos super-mercados "lidl", os Twintalker que o par custam 29.90€.

Qualquer coisa disponha sempre... 73's
007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por 007 Seg 23 maio 2011 - 4:29

E então caro colega?
Como vai a sua aventura com os PMR's?

Já agora... de onde é o colega?
007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Seg 23 maio 2011 - 10:25

Boas Very Happy ainda ando a analizar realmente o que comprar,

ja agora sou da zona de castelo branco embora não seja de ca pois estou ca a estudar apenas de semana ao fim de semana vou para a minha santa terrinha , e tipo tenho o CB bastante parado pois aqui em castelo branco nao se ouve praticamente ninguém e na minha terra ouve-se bastante mas como so la estou ao fim de semana... enfim

o pmr ainda ando a ver entao qual devo comprar e ver o orçamento se da ou nao (isto de estudante é complicado)
e também ando com a duvida se isto em castelo branco em termos de pmr se vou ficar como o CB (a falar sosinho)

musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Ter 24 maio 2011 - 13:50

Boas pessoal ainda não percebi uma coisa que material é necessário para sstv? tipo como é ligado o pmr ao pc?
por usb ou através de cabos de audio estou confuso nesta parte .... e tipo para estar a fazer emissão tenho de estar a carregar no botão para emitir? estes pormenores estão me a falhar Sad


tive a ver o pmr que me falaram o G7 e realmente gostei dele so tem um contra que ainda estou indeciso é que o preco é so para um e tenho chegado a conclusão que dava me jeito 2, existe algum tao bom ou perto do G7 mas que traga dois pelos preços de 50 euros mais coisa menos coisa? e ja agora qualquer pmr pode levar qualquer tipo de antena visto que ja to a prever que vou mudar de antenas e ligar antenas exteriores Very Happy


desculpem se ja estou a ser muito chato mas costumo ver bem todos pormenores antes de comprar radios ja o cb foi assim ....

musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por 007 Qua 25 maio 2011 - 2:42

Boas noites musico.

Realmente o colega esta a ser mesmo chato! Por isso é que existem fóruns para chatos como nós! lol!
Esteja á vontade e continue a expor as sua duvidas.

Material necessário para SSTV na Banda PMR 446 Mhz:

1 - Um equipamento PMR.

2 - Cabo de Áudio para ligar o equipamento PMR á placa de som do PC. A funçãp deste acabo é enviar o áudio do equipamento para a placa de som e o inverso ( "line out pmr" ligado a "line in pc" -- e --- "line out pc ligado" a "line in pmr"). Este cabo vai ter que ser construído por si.
Esta ligação torna-se diferente conforme o equipamento que adquirir. Quando tiver o PMR consigo diga-me qual é... que lhe ajudo na construção do cabo.
Para enviar o áudio SSTV e o equipamento patilhar automaticamente para enviar o áudio para o exterior, terá que ligar e afinar a sensibilidade do vox do seu equipamento pmr. É uma configuração muito simples como apertar os cordões de uns ténis. Acredite!

3 - O programa SSTV instalado no seu PC.

4 - O photoshop tambem é dá muito jeito para personalizar a sua imagens e envia-las em grande estilo... lol! nada de enviar mulheres nuas... lol!

Para experimentar esta banda procure nos supermercados LIDL os equipamentos PMR a custarem 29.90€ o par. Não há sempre. É estar atento... faça o registo do seu email no site LIDL... sempre que haja novidades e promoções em catalogo vai receber na sua caixa de email. Mais barato do que os 29.90€ não conheço mais nada.

73's e continue a ser chato!!!

007
007
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qua 25 maio 2011 - 9:13

ha agora percebi, pois entao isso nao é nada de mais entao ja sei o funcionamento disso e tudo praticamente o pc manda sinais digitais atravez do audio, e do outro lado o pc escura e junta os pacotes e cria a imagem é quase como se foce uma rede wirlesse de computadores mas a outro nivel. :d sendo assim nao é preciso um pmr assim como eu estava a pensar, eu estava na ideia que o pmr tinha de ficar ligado por usb ou algo assim .......

sendo assim posso ir para uma coisa mais baratinha embora o G7 me ficou assim debaixo de olho so que pena que por aquele preco so vem um Sad nao ha nada com mais o menos as mesmas coisas mas que traga 2 pelo mesmo preco?

e ja agora nao ha nenhum que traga ja a antena smc para poder ligar a uma antena externa?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Qui 26 maio 2011 - 5:40

Boas noites musico.

Exactamente... SSTV é um sinal digital. Que é possível por em pratica em qualquer frequência. Na banda PMR 446, poucos operadores o fazem. Já fiz algumas vezes. É divertido.
Nos 11 metros (CB) 27,600... 27,700 quando a propagação esta boa é demais. Eu gosto.

O G7 é um bom equipamento, dá para aumentar a potencia para 3w e ter acesso ás frequências LPD. Mas em portugal não é permitido, nessas frequências só Rádio Amadores é que podem operar.

Eu não conheço nenhum pmr que já venha preparado para ligar uma antena externa. Normalmente são os próprios operadores que fazem a alteração. Na secção "Artigos Técnicos" poderá ver como alterar alguns equipamentos.

Disponha sempre!




__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qui 26 maio 2011 - 15:24

ai to quase decidido a mandar vir o G7 :/ isso do LPD é que frequencias? isso vai apanhar frequencias de bombeiros ou coisas aassim ? (isto ate que eles migrem para o tetra)

onde posso arranjar o G7 assim baratinho? ou o site que me deu acima é o mais barato?


ja agora sotwares para SSTV quais os melhores e mais faceis de usar?
alguem tem links para isso?
to a pensar este fim de semana testar no meu CB em casa ver se recebo algo
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qui 26 maio 2011 - 22:50

encontrei isto :

O Midland G7, não faz scan aos subtons, apenas aos canais. Se alguém estiver a usar um subtom, o midland vai captar o sinal, mas não identifica o subtom usado. O resultado é que ouves a pessoa mas não podes emitir no mesmo subtom, a mesmo que faças um scan manual e por tentativa encontres o subtom usado. Infelizmente penso que é uma falha no G7, mas não se pode ter tudo. Por isso é que normalmente nos QSOs, não se usa subtons


isto é uma desvantagem?

pode me explicar isso dos sub tons e sacn de canais?

e tenho visto falar em repetidores ha repetidores de pmr como de radio amador? como sei que lhes chego eles emitem algum sinal?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por pmr1713 Sex 27 maio 2011 - 0:53

Boas!

Sozinho não irás falar, até temos em Castelo Branco uma boa comunidade de PMR´s, muitas vezes preenchida por radio-amadores, que, na sua comunidade e frequências já esteve melhor, e muitas vezes sobem á nossa frequência para falar...

Acabou por se criar uma bonita comunidade em Castelo Branco, que culminou na montagem super recente de um repetidor PMR numa das encostas da Gardunha, que até agora está a fazer cobertura pelo menos a 2 distritos, este fds logo se verá, se temos mais alcance ainda. ( parece que sim, pois já o picaram de Sintra, Monsanto e Portalegre )


Todos os equipamentos já referidos são muito bons, se queres arriscar podes também dar uma vista de olhos no quansheng tg uv2 ou puxing 888 ou mesmo wouxun tg uvd1P, que ficam entre os 40 e 90 euros, mas são rádios amadores, que fazem com enorme facilidade a frequência do PMR, entre muitas a explorar, como a dos Bombeiros por exemplo. ( fazer só escuta !!! )

É claro que seria um pouco menos legal, mas a comunidade PMR, mais de 70% dela opera em equipamentos pouco reconhecidos para a frequência em si, já para não falar das antenas de elevado ganho... Quanto ás autoridades, podem implicar, autuar e apreender, mas sinceramente , não me recordo de tal coisa.

Os casos que por vezes se conhecem, é quando realmente não existiu respeito ao agente, e dai á apreensão de equipamento é um mimo. Das vezes que fui abordado, ser bem educado ajuda muito, principalmente se explicares que só o usas para a frequência livre do PMR, e metes mesmo o rádio nas mãos do agente, pra sentir que não mentes.- e não deves mentir-

As autoridades também raramente usam equipamentos analógicos como estes rádios, uma vez que quase todos eles já passaram para o TETRA, sistema digital, tipo o dos telemóveis.

Se vais gastar dinheiro, mais vale comprar logo um destes, e porque não um dia ires tirar a licença de amador, assim já usas o rádio para muitas muitas frequências.....

A minha já vem a caminho, por falar nisso hehehe.

Não quero dizer com isto que te incentivo a ilegalidade ( A ANACOM tem regras duras e antigas ), mas realmente o que é a ilegalidade? Não será antes Duzentos e trinta e tal porcos que conheço que estão em São Bento?

Será que querer falar com outras pessoas á distancia é assim um crime tão hediondo, se não usares as " calças certas " ?

O que realmente é crime, é interferir com comunicações de elevada importância, prejudicar frequências de utilidade publica ( TV, Rádio, etc ) e ter comportamentos cujo fim seja criar danos. Isso sim é que não te aconselho.....

Fim de discurso Smile-

Espero por um breve QSO contigo, 73 camarada.

pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por pmr1713 Sex 27 maio 2011 - 0:59

E já agora, se estás por cá, não gastes dinheiro á toa, fala comigo ou com qualquer um da nossa comunidade aqui da Zona, eu mando vir centenas de coisas do ebay, já forneci material a mais de metade da nossa comunidade ( hehehhe sou um ciganão ), talvez ainda faças um supernegocio, e começares por algo baratissimo em 2ª mão aqui do material do pessoal...do G7, puxings, wouxuns, Quanshengs , intek´s 5050, antenas, venha o diabo e escolha.

Estás á vontade.

É só dizeres algo, na boa!

73
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Sex 27 maio 2011 - 4:09

Boas!!!

Gostei de ler o que o PMR1713 escreveu sobre a responsabilidade de ter um equipamento nas mãos, com muitas frequências para alem da Banda PMR 446 Mhz. Concordo a 100% com as tuas palavras. Penso da mesma forma.

Ainda bem bem que falaste no ebay.
Eu fiz poucas compras na net, as que fiz foi na Radio Center e pagai quando recebi a minha compra na mão.
Vou agora mesmo passear pelo ebay e aprofundar o sistema.
Tenho muitos amigos fora do mundo da Radio que já me falaram varias vezes para ir ao ebay porque vou encontrar muito material para o nosso hobi.
Vou seguir o teu impulso do ebay... vamos lá ver no que vai dar! hehe

Quanto ao nosso amigo musico: Aconselho a descobrir o que realmente quer. Namore os equipamentos, saque os manuais para ler e ver como são. E depois quando tiver aquele "clique" é porque é esse equipamento vai ter.
Arrisque!
Eu sou daqueles que não compra á primeira porque sei que mais tarde vou querer melhor e depois gastei dinheiro 2 vezes. É preferível espera um pouco para juntar dinheiro e ao mesmo tempo vou fazendo muitas pesquisas.
Pense Grande.
É uma boa opção adquirir um portátil dual band (VHF & UHF)


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 27 maio 2011 - 11:53

pmr1713 escreveu:Boas!

Sozinho não irás falar, até temos em Castelo Branco uma boa comunidade de PMR´s, muitas vezes preenchida por radio-amadores, que, na sua comunidade e frequências já esteve melhor, e muitas vezes sobem á nossa frequência para falar...

Acabou por se criar uma bonita comunidade em Castelo Branco, que culminou na montagem super recente de um repetidor PMR numa das encostas da Gardunha, que até agora está a fazer cobertura pelo menos a 2 distritos, este fds logo se verá, se temos mais alcance ainda. ( parece que sim, pois já o picaram de Sintra, Monsanto e Portalegre )


Todos os equipamentos já referidos são muito bons, se queres arriscar podes também dar uma vista de olhos no quansheng tg uv2 ou puxing 888 ou mesmo wouxun tg uvd1P, que ficam entre os 40 e 90 euros, mas são rádios amadores, que fazem com enorme facilidade a frequência do PMR, entre muitas a explorar, como a dos Bombeiros por exemplo. ( fazer só escuta !!! )

É claro que seria um pouco menos legal, mas a comunidade PMR, mais de 70% dela opera em equipamentos pouco reconhecidos para a frequência em si, já para não falar das antenas de elevado ganho... Quanto ás autoridades, podem implicar, autuar e apreender, mas sinceramente , não me recordo de tal coisa.

Os casos que por vezes se conhecem, é quando realmente não existiu respeito ao agente, e dai á apreensão de equipamento é um mimo. Das vezes que fui abordado, ser bem educado ajuda muito, principalmente se explicares que só o usas para a frequência livre do PMR, e metes mesmo o rádio nas mãos do agente, pra sentir que não mentes.- e não deves mentir-

As autoridades também raramente usam equipamentos analógicos como estes rádios, uma vez que quase todos eles já passaram para o TETRA, sistema digital, tipo o dos telemóveis.

Se vais gastar dinheiro, mais vale comprar logo um destes, e porque não um dia ires tirar a licença de amador, assim já usas o rádio para muitas muitas frequências.....

A minha já vem a caminho, por falar nisso hehehe.

Não quero dizer com isto que te incentivo a ilegalidade ( A ANACOM tem regras duras e antigas ), mas realmente o que é a ilegalidade? Não será antes Duzentos e trinta e tal porcos que conheço que estão em São Bento?

Será que querer falar com outras pessoas á distancia é assim um crime tão hediondo, se não usares as " calças certas " ?

O que realmente é crime, é interferir com comunicações de elevada importância, prejudicar frequências de utilidade publica ( TV, Rádio, etc ) e ter comportamentos cujo fim seja criar danos. Isso sim é que não te aconselho.....

Fim de discurso Smile-

Espero por um breve QSO contigo, 73 camarada.


gostei bastante desta explicação nao desfasendo as outras todos voces me tem ajudado muito, desde ja obrigado
realmente ja andei com ideias de comprar um radio desses para radio amador mas a falta de licenca fez me nao comprar mas conseguiram me trazer de volta essa vontade, isto é um problema é tanta hipotese que uma pessoa fica baralhado sem saber o que comprar e depois agente comeca com um orcamento e vem estas coisas vai subindo subindo e pronto daqui pouco nao sei Very Happy

tenho de ver entao, se eu fizer uma lista do que espero num radio voces conseguem me limitar o leque de escolha para um radio ou dois?

pelo modo como voces tem falado parece me que o radio amador esta a ficar parado sera que percebi bem ?

em relacao a questoes de autoridades penso que eu nao tenha grande problema pois se eu comprar é apenas para uso dentro de casa a partida penso que nao me vem dentro de casa ralhar (isto nao estando a imcomodar niguem com os abusos)

em relacao ao tetra pelo que sei ainda poucos aderiram pois sao sistemas caros sobre tudo a parte de bombeiros ou estarei errado?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por pmr1713 Sex 27 maio 2011 - 13:05

Ainda te faço melhor, meto-te um nas mãos para veres e experimentares. Eu sou mesmo de Castelo Branco, o 1332 é dos lados de Idanha-a-Nova, e o resto do pessoal são também da cidade, e outros de alcains, Nisa, e por ai fora.

No ebay existem montes de modelos chineses, e nunca se me avariou nenhum deles, nem mesmo á biquerada, e resultam ter melhores modulações e mais sensibilidade que os irmãos de marca, caríssimos. Tudo deste 40 a 80 euros, VHF / UHF, ou monobanda, é uma questão de eu depois mais logo te mandar por aqui uma lista no fim do dia do meu batente, e depois passas o FDS a googlar.

Quanto ao radio-amadorismo, no VHF e UHF, já esteve muito melhor, mas o santo graal do radio-amadorismo, é mesmo fazer DX em HF, onde, devido ao tipo de frequência e a forma como se propaga a onda, com 5 watts consegues fazer QSO até á austrália, mas é dispendioso o equipamento, e as antennas são um pouco mais volumosas. Antigamente o radio-amadorismo ( década 70, 80 90 ) era muito bom ( mas também muito caro, não era para a carteira de todos ) porque era muito útil a toda a gente sem excepção, uma vez que a rede móvel ainda não tinha o peito feito....mas agora, toda gente usa o telelé, á excepção da empresa de um amigo meu que insiste em usar VHF heheheh, e aquilo bomba mas bomba !!!

Quanto ao usares o equipamento de VHF e UHF sem ainda teres licença, faz uso dele para fazer TX só no PMR, e quanto ao resto, faz somente escuta.

Mas mesmo assim , é pouco legal, mas também te digo, só cai em graça quem quer ser engraçadinho, portanto se fores uma pessoa de bem, saberás quando estarás abusar ou não, toda a gente distingue o bem do mal desde os 7 anos de idade, portanto...

Todos os dias eu aprendo, e isto é apenas minha opinião, haverá quem discorde, ou pelo menos parcialmente, mas no entanto estamos sempre a aprender, eu, por exemplo, que não sonhava que dava para fazer SSTV com o PMR, e dai agradeço ao ALFA por ter explicado por aqui. Radio amadorismo é assim que devia ser, muita alegria, descoberta, humildade, bom comportamento e camaradagem, como os elementos como o ALFA têm demonstrado ao longo do tempo.

Depois logo regresso aqui para te falar nas várias máquinas.

73
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 27 maio 2011 - 15:43

tu sendo mesmo de castelo branco se calhar ate nos conhecemos não foi contigo que falamos aqui a uns tempos através do teu pai? se fores aproveito para dizer que perdi o teu numero Sad

pois realmente eu caso va por essa hipótese de radio de radio amador será apenas para emitir em pmr o resto apenas para escuta ja aqui a uns tempos andei a procura de um para a frequência dos bombeiros mas era pura e simplesmente para escuta (embora depois tenha desistido da ideia) pois sei que o interferir nessas comunicações alem de ser ilegal podemos estar a interferir em algo de extrema importacia ou ate mesmo na vida de algumas pessoas.

em relação a material em segunda mao que falaste acima, eu nas coisas que compro tenho preferência por material novo prefiro dar mais um pouco e comprar novo ( é uma mania minha)

to a ficar admirado com o que tenho aprendido aqui nunca pensei que ouvesse rede de repetidores em pmr eu iniciei no CB e tenho ouvido falar do pmr mas sempre associei o pmr a pequenos radios para falar meia duzia de metros.


vou tentar elaborar uma lista de coisas que eu gostava de ter no radio que escolher ( o meu orcamento é que é um pouco limitado que isto de ser estudante esta dificil)
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 27 maio 2011 - 19:13

Vamos la ver se consigo fazer uma lista

pelo que tenho visto

o radio tem de ser ou ter

-ser portátil (de mão)
-ter roger bib Very Happy
-fácil de alterar ( potencia e extras de preferência com antenas smc, para dar para antenas externas Very Happy )
-tenha scanner de canais e subtons (tenho visto pessoal a dizer que é mau um radio fazer scan so aos canais e não a subtons.
-levar tanto pilhas como baterias
-dar para estar a fazer pelo menos recepção quando ligado a carregador (de preferência ate que faca tx também )
-ja agora se isso não subir o preço muito que faca (UHF/VHF) (de preferência banda corrida a fim de fazer umas escutas daquelas que agente sabe) (este caso possível)

em relação a isto do UHF /VHF ainda não percebi o G7 o pessoal diz que da para abrir para LPD esse LPD é o UHF/ VHF? acho que me perdi neste ponto

PRECO ( este é complicado ) gostava que ficasse por volta dos 50 ou 60 euros no final de tudo, isto com uma possibilidade muito remota de ir ate aos 70 ou 80 não mais que isso, de preferência material novo (isto é , era para comprar algo como deve ser para mim e comprar um pmr zito dos mais baratos so para as vezes uma comunicação aqui entre veículos mas não vai dar pelos dois pelo que to a ver)

tenho preferência por comprar ja com UHF E VHF também porque ando a pensar tirar a licença neste verão.

acho que para agora nao me lembro de mais nada deam me ideias Very Happy

Corrijam me se estiver errado em algo, tive a ver uns videos de pmr ja me comeca a passar pela cabeca fazer um repetidor na minha zona visto que pelo que vi nao tenho nenhum nem perto nem longe da minha zona as primeiro o radio Very Happy



musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por pmr1713 Sex 27 maio 2011 - 19:51

SE és daqui da zona, deverás chegar ao papagaio da Gardunha, numa boa.

Pelo que pedes, terás mesmo de ir para o wouxun tg uvd1P, que tem tudo o que pedes. No ebay ( ebay uk ou ebay es ou ebay fr ou ebay it ) dá para mandar vir um de hong kong, e fica por 81 / 82 euros, tem portapilhas ( tens de comprar á parte, mas nem chega a 1000 paus) mas também recomendo que compres uma boa antena tipo esta : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esta é das melhores que já testei e custou menos de 10 euros ( bem calibrada para baixo swr - tem poucas perdas de potencia )

Só há um problema: Alfandega Portuguesa.

Eu já mandei vir muita coisa, e só me foi enviado até hoje 2 objectos vindos de hong kong para verificação aduaneira. Recebes uma carta em casa a solicitar a factura, e tens de lhes mandar a factura do ebay / paypal.

Depois o objecto chega por CTT, e pagas, para alem do preço já pago no ebay, pagas o IVA ( 23% ) do objecto e mais 2 a 3 euros de comissão dos CTT.

Raramente acontece isto, mas mesmo que aconteça, as despesas compensam na mesma, somente o processo fica um pouco mais moroso. Os vendedores do ebay, se pedires no acto da compra o tracking number, consegues acompanhar no site dos CTT´s onde anda o objecto, e consegues mesmo ver quando vai chegar á tua casa ou vai parar na alfandega.

Existem outros rádios tão bons quanto esse, mas não têm todas as funcionalidades que pedes. ( quansheng tg uv2 , por exemplo- vê no youtube, tenho lá 4 videos meus com ele ), e fica em 60 euros.


Mais duvidas? heheheh

73
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 27 maio 2011 - 21:26

eu sou da zona de castelo branco mais propriamente a 100 km de castleo branco numa aldeia no fundo de um buraco mas nos tempos que correm e nos próximos (espero eu ) estarei por castelo branco a tirar o curso o repetidor que estava a falar que estava ja com ideias era mesmo para a minha zona Very Happy mas isso sao coisas mais para a frente

pelo que vi por ai esse radio tem muito boas opiniões e faz exactamente tudo o que eu quero?

outra coisa numa ocasião de eu seguir em frente dava para me tratares do negocio todo e depois entregavas me em castelo branco? é que nunca fiz compras no ebay nao sei como funciona e nem me sinto muito a vontade com isso, e os que tenho visto por aqui e 120 euros usado o mais barato Sad..... sera que dava para me fazeres isso? isso preco final ficaria para quanto a antena e isso tudo que aconselhaste?


este radio faz tambem PMR ? da para falar todos os PMRs?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por pmr1713 Sex 27 maio 2011 - 23:09

Vou-te mandar uma mensagem privada com o meu numero. Amanhã dá-me um toque a partir das 17h00. Qual é mesmo a tua terra?

73
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 27 maio 2011 - 23:38

eu sou mesmo da zona da sertã, nao sei se conheces e de semana estou por castelo branco de fim de semana estou por sertã Very Happy.....

vou te mandar uma pm tambem
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos