TX RX Fórum
PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


PMR alguem me explica por miudos

+4
pmr1713
ALF007
007
musico
8 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Qui 9 Jun 2011 - 22:05

Boas o equipamento depois de muito ponderar decidi pelo wouxun ate agora estou satisfeito já começo a saber mexer um pouco, fiquei um pouco desanimado num teste que fiz ontem em movimento no carro e em pouco tempo deixei de conseguir falar para onde estava a falar fiquei com a sensação que isto tem muita diferença em termos de alcance ao CB desanimou me um pouco mas também ainda não sei bem as potencionalidades disto.....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Qui 9 Jun 2011 - 23:35

musico escreveu:Boas o equipamento depois de muito ponderar decidi pelo wouxun ate agora estou satisfeito já começo a saber mexer um pouco, fiquei um pouco desanimado num teste que fiz ontem em movimento no carro e em pouco tempo deixei de conseguir falar para onde estava a falar fiquei com a sensação que isto tem muita diferença em termos de alcance ao CB desanimou me um pouco mas também ainda não sei bem as potencionalidades disto.....


Perfeitamente normal amigo... é uma outra frequência.

Como se trata do UHF, e uma onda mais "reflectiva" e por isso, os obstáculos físicos são um incomodo, mas mais tarde entenderá melhor o que estou a dizer e como ultrapassar as dificuldades Wink.

73
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 10 Jun 2011 - 0:12

Alguém tem um wouxun aqui? aconteceu me uma coisa estranha não sei se é normal tipo andei ja desde terça a noite com a carga ainda de origem, isto claro que não andou sempre ligado mas andou bastante tempo ( brinquedo novo a explorar) hoje de um momento para outro mostrava a bateria ainda so com um traço a menos de cheia e ele desligou se e não ligou mais, agora puz a carregar e esta a funcionar.

sera normal? o indicador de bateria funciona mesmo?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Sex 10 Jun 2011 - 0:27

Semelhante aos puxing.... se desliga, não liga mais!

Ele esgota a bateria mesmo.
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 10 Jun 2011 - 0:49

Sim mas também era o carregamento de origem e tal deve ser normal....
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Sex 10 Jun 2011 - 1:07

Não entendo a admiração... rádio com bateria a meio desde terça, já é bastante.

Essas baterias, nesses rádios são coisas para durar uma tarde de QSO, não mais que isso.

São excelentes equipamentos, portáteis, mas não se pode pedir o impossível.

73
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 10 Jun 2011 - 1:22

Sim a minha questao nao era pelo tempo de duração era mesmo por ele ainda mostrar 2 tracos e deslgiar assim do nada tipo eu pensei que ele mostrasse primeiro 1 traco apenas depois bateria vazia e depois desliga-se.

eu tambem achei muito tempo de bateria, apenas achei estranho ele nao marcar o desgtaste continuo ....


ja agora alguem sabe algo de como posso fazer para ligar isto a uma antena externa? é que estou a chegar a conclusao que aqui dentro de casa nao me chega nada
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Sex 10 Jun 2011 - 1:28

É só googlar um pouco...

Isso deve ter ficha sma.... comprar uma extenção, uma antena e meter no exterior.

Atenção usar cabo coaxial de impedância 50ohm e não dos habituais cabos das televisões....
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 10 Jun 2011 - 1:35

Pode ser o mesmo dos radios CB ? RG58 ou o RG213U ?
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Sex 10 Jun 2011 - 1:39

Vamos lá ver... PMR a nível físico é precisamente o mesmo que o CB.

O que altera são as coisas próprias da banda, neste caso o receptor/transmissor e a antena de modo a gerar menos estacionárias....
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 10 Jun 2011 - 22:41

boas pessoal

queria pedir mais um pouco da vossa ajudar andei estes últimos dias de radio na mão a testar tudo em vários sítios inclusive subi a uma serra e piquei não sei quantos papagaios e tudo e tudo espectáculo problema é que chego a casa e acabou tudo Sad, posto isto to a ponderar partir para uma antena exterior ou como se diz no CB uma antena de base tenho ouvido falar numa antena basuca fácil de fazer e barata sobre tudo porque tenho cabo desse em casa....

será que essa basuca metida num mastro alto me ajudaria a poder ter recepção e emissão aqui em casa?

existe antena melhor que esta? barata? que seja omnidirecional?

ja tive este problema no CB e estou a ver que vou ter com o PMR (e o resto)


ja agora outra coisa que tenho procurado e pouco encontro ou nada sobre os papagaios e repetidores de pmr alguém tem uma lista ou algo assim?

desde ja obrigado por tudo



musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Sex 10 Jun 2011 - 22:47

Amigo, tem de procurar melhor....

Eu em apenas 3 cliques, tive acesso à lista de papagaios...

Já se registou na comunidade portuguesa de PMR?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lá, logo na página inicial, consta a listagem de papagaios, só tem de clicar em "repetidores".


avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sáb 11 Jun 2011 - 2:58

DavidM escreveu:Amigo, tem de procurar melhor....

Eu em apenas 3 cliques, tive acesso à lista de papagaios...

Já se registou na comunidade portuguesa de PMR?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lá, logo na página inicial, consta a listagem de papagaios, só tem de clicar em "repetidores".



sim ja estive a ver ja me registei mas inda não obtive resposta com o meu pmr numeral, e sim ja tive a ver essa lista mas nao sei se esta actualizada por exemplo falaram me num em ferreira do zezere que não esta nessa lista
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Sáb 11 Jun 2011 - 4:36

Boas noites caros amigos!

Musico: Estou a ver que esta no bom caminho e já esta a sentir a necessidade de uma antena exterior no telhado do QTH. Esta a evoluir!... (lol)... continua!
Recomendo esta antena: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É uma boa antena, a sua construção é simples e barata.
Analise a construção e qualquer duvida exponha no tópico da respectiva antena.
Recomendo construir com 8 elementos, depois de estar mais apto com esta antena, aumente o numero de elementos para ter ainda mais ganho.
O numero de elementos é sempre a dobrar... 4, 8, 16, 32 e por ai fora.
Depois da construção feita e estar em cima do telhado não se admire ter mais sucesso no cimo de uma serra com a antena original do que em sua casa com uma antena com muito mais ganho.
É que no cimo de uma serra não existem obstáculos a bloquear a passagem das ondas. Operar em casa no meio da cidade ás vezes é complicado porque temos em nossa volta grandes prédios e ficamos tapados.
Mas faz muito bem ter a ambição de colocar uma antena exterior com mais ganho no QTH.

Quanto a lista de repetidores, vou disponibilizar para downlod o ficheiro com as minha memorias do Dynascan DB 48 que também funciona no seu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Os 2 ficheiros da lista das minha memorias são estes:
1 - kguvd1prepetidoresfev.tw
2 - Manu - Lista Frequencias 1 - DB 48 .tw

73 e disponham sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Dom 12 Jun 2011 - 15:09

Desde ja obrigado por toda a ajuda e informação que tem dado muito obrigado Very Happy

vi essa antena artesanal parece me um pouco difícil de fazer vi umas basuca que me pareceu mais simples embora não sei se será tão boa.... ainda não sei como fazer

tava a pensar numas magnéticas que vi, que para o meu caso se calhar era melhor pois dava para o carro e dava para base, as bases magnéticas tem de estar sempre acentes em metal?

musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Dom 12 Jun 2011 - 18:44

Boas musico.

O TX & RX Fórum existe mesmo para isso. Ajudar!
Obrigado pelas suas palavras e disponha sempre!

Diga-me por favor qual que é a marca e modelo da antena móvel que esta a falar.

Qualquer antena móvel (para por no carro) nunca vai dar a sua performance a 100% colocada em sua casa, mesmo que a coloque bem alta no seu telhado... porque uma antena móvel esta preparada para ter o plano de massa que um automóvel oferece.
Logo então uma antena móvel colocada numa casa a fazer de antena de base, vai reparar que é surda.
Não se admire ter a antena móvel fixada com a base magnética no seu carro á porta de casa e ter uma boa recepção e conseguir fazer vários contactos.
Com a antena móvel no seu telhado, ainda mais elevado do que no carro á sua porta e não ter o mesmo sucesso.

Mas faz muito bem colocar um antena móvel no carro. É espectacular pegar no carro e ir para posições elevadas e estar dentro do carro a fazer contacto, como também andar de carro fazendo a sua vida e ter sempre o radio ligado e a conversar com os colegas que escuta. Assim tem uma boa estação móvel.

Se o colega tem muitas dificuldades na contrução da antena que lhe falei... sempre pode começar a pensar em comprar uma antena de base já feita, tipo X30, X50, X200, x300, x510 da diamond.

Mas antes veja e analise o que não entende na construção da antena que lhe recomendei e diga-nos.

Até já!!!!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Ter 14 Jun 2011 - 0:05

A minha questao sobre a antena que me falou passa por ver ali positivo ligado a negativo Very Happy e isso faz me pensar logo ( vou queimar o radio) e isso nao me agrada Very Happy são medos de principiante

tenho visto por ai falar de uma basuca que me parece ser mais simples apeans cortar nas pontas

deste tipo será que tem o mesmo rendimento que a que me mostrou? é que parece me mais simples para mim Very Happy e ja agora estou com ideias de pois meter isto num mastro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

a que me aconselhou tudo bem agradeço só que mete me um pouco de receio todos aqueles pormenores de do cabo
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Ter 14 Jun 2011 - 0:25

A grandiosa bazooka!!!!
avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Ter 14 Jun 2011 - 1:53

Boas musico!!

Esta antena que mostras na figura é a Bazuca!... Boa antena, musico.
Tocaste num assunto interessante!

Quase todas as antenas entram em curto circuito. E a Bazuca é uma delas.
O nome de "Bazuca", adjectivada para esta antena é merecida porque é uma construção muito simples e se compararmos o ganho para o seu tamanho é mesmo merecido o seu nome intitulado: "BAZUCA"

É uma antena com cerca de 3 a 3,5dBi.
Na figura que colaste já dá para ver como se faz a construção. Mas agora tens de adaptar para a banda que pretendes... PMR 446 Mhz.
Aqui tens o link da antena Bazuka para os PMR 446 Mhz:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3 itens a seguir á regra.

1 - Faz-se os cortes ou descarnar o cabo (recomendo RG 213 - do grosso) respeitando as medidas do meio para os lados (esquerdo e direito).

2 - Na Polarização vertical (antena BAZUCA ao alto) a parte do vivo (+) fica para cima e a parte da malha(-) da antena bazuca fica para baixo para fazer plano de terra.

3 - Como a antena é feita com cabo normal que todos os operadores de radio usam (RG213- grosso; RG 58 - fino), com esta figura já vai perceber o que é o "positivo" = vivo e o "negativo" = massa ou malha:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quando lhe falei da Antena Colinear (também foi o Paulo Faria - PMR1356 que me apresentou esta antena), foi com objectivo de ter uma antena com mais ganho do que a Bazuca e também ter oportunidade de aumentar ao ganho com a mesma antena para futuro.
Digamos que o caminho do sucesso ficaria-lhe mais próximo!

Uma coisa tenho a certeza... depois da construção da Bazuca, vai ficar contente com a sua performance.
Eu tenho uma preparada para quando vou dar uma volta por ai de bicicleta para ficar em boa forma fisica...

lol!


__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Ter 14 Jun 2011 - 12:07

OK desde ja Obrigado pela explicação, então se bem percebi a outra antena tem ainda mais ganho que a bazuka.

outra questão estas antenas ( bazuka e a outra ) só funcionam mesmo em PMR ou também fazem recepção em outras bandas?tipo UHF ou VHF ou mesmo CB ?

secalhar vou começar pela bazoka mas vou aos poucos tentar a outra também eu tenho la algum cabo do RG213 das minhas invenções para as antenas de CB.

se aumentar o tamanho da bazzoka não fica com mais ganho? ou não difere nada?

ja agora existe forma de ligar a antena de CB ao CB e ao meu radio também? de modo que funconione a mesma antena para o mesmo radio? é que por exemplo eu no meu carro tenho um aparelho e a antena de CB esta a funcionar tanto para o radio Musiqueiro como para o CB e os dois ao mesmo tempo

ja agora um pormenor que vi no video, como se chama aquela peca que adapta a entrada de antena para pl normal, para ver se eu arranjo uma.
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por DavidM Ter 14 Jun 2011 - 13:24

Caro amigo.... aconselho vivamente a ir estudar uma pouco de radiofrequência.

Cada antena é especializada para uma determinada frequência (por normal escolhe-se a frequência situada a meio da banda), quanto mais desvio começar a haver a partir daí, mais SWR vai surgir... até que chega a um ponto onde o aquecimento gerado pelas estacionárias é tal que o andar de transmissão vai com os cucos....

Vá procurar significados de:

comprimento de onda;
frequência;
ressonância;
antena;
propagação;


73 Wink

avatar
DavidM
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Ter 14 Jun 2011 - 14:18

Claro que sim... A antena Colinear tem mais ganho do que a Bazuca. Também é uma antena maior.
Com a Colinear até pode fazer upgrade... aumentando o numero de elementos também lhe vai aumentar ao ganho.
Leia com muita atenção o projecto da Antena Colinear e perceba a formula de calculo.
Com esses cálculos pode adaptar para qualquer frequência. Não se aumenta o tamanho da antena sem mais nem menos.
É claro que se fizer uma colinear para a cb, vai ser uma antena enorme porque o comprimento de onda é de 11 metros.

Faz muito bem começar pela Bazuca... tenho a certeza que a sua ambição vai evoluir.
Respeite as medidas porque esta antena esta preparada para para os 446 Mhz.
Eu quando fiz a minha tive a medir as estacionarias com 50W, dentro de casa e tinha 1.4 quase 1.5 de estacionarias(SWR). Como estava dentro de casa dava-me os tais 1.5... Num campo aberto não tenho ondas a reflectidas a entrar para dentro e as estacionarias devem ser 1.
Atenção que a bazuca com as medidas que esta no esquema, apenas dá para UHF nos PMR 446. Se for com esta antena para VHF ou para CB fazer emissões vai acabar por queimar os trasiters do seu equipamento e depois a brincadeira fica-lhe mais cara para voltar a conseguir fazer emissões.
Logo até vou fazer uma medições de estacionarias dentro do UHF e depois venho cá dizer como correu.

Se quiser ter uma antena para VHF vai ter que ter outra antena preparada para VHF.
Ou então fazer uma antena dual band (VHF & UHF):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Agora já complica um bocadinho mas encare como um desafio.

Ou então sempre pode adquire uma X30 ou uma X50 da Diamond para lhe ficar barato. São antenas que para o todo VHF e UHF, com ganhos superior á Bazuca, não precisa de preocupar-se com as estacionarias e basta colocar no seu telhado, ligar ao radio e esta pronto para fazer emissões!

Outra coisa... uma antena de vhf e uhf não dá para a cb e o inverso também. São frequência totalmente diferentes com comprimentos de onda diferentes. Tipo... "o azeite não se mistura na agua"!

Disponha sempre!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por ALF007 Ter 14 Jun 2011 - 14:59

Musico...

Vai até este link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Esta ai a matéria de estudo para radio amador. Faz os respectivos downloads e manda imprimir isso tudo. Faz disso um único livro.
Le isso na desportiva com atenção. Como são temas que vais gostar de ter conhecimento, tenho a certeza que vais evoluir e aumentar os teus conhecimentos de uma maneira divertida!

Diverte-te a ler! ... 73's e um até jazz!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  


O chat é no Telegram - Link de convite
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por musico Sex 17 Jun 2011 - 22:02

estou a tentar constuir uma basuca, detalhes no post sobre a bazzoka :d
musico
musico
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por paulo da cruz Sex 2 Nov 2012 - 0:55

A faixa de frequências 446,0-446,1 MHz foi designada para PMR 446 pela
decisão CEPT/ERC (98)25 de 23 de Novembro de 1998. A faixa PMR 446
destina-se às comunicações de curto alcance baseadas em sistemas
analógicos de 12,5 kHz. As decisões CEPT/ERC (98)26 e (98)27 contêm
normas sobre a ''Isenção de licença individual'' e ''Livre circulação
e utilização'' de equipamento PMR 446.

As aplicações digitais PMR 446, isentas de licenciamento, a funcionar
na faixa de frequências 446,1-446,2 MHz, estão concebidas como um
complemento às actuais aplicações analógicas PMR 446, por meio da
disponibilização de funcionalidades suplementares. Os terminais
portáteis com antenas integradas são apropriados para comunicações
simplex, comunicações digitais de voz entre pares, e comunicações de
dados de débitos reduzidos. Inicialmente, existiam duas variantes de
equipamento PMR, digital, portátil e de baixo custo, com antenas
integradas, ambas em fase de análise de forma a fornecer soluções
optimizadas aos segmentos de mercado empresarial e de consumidores
utilizadores. Trata-se em ambos os casos de sistemas FDMA que usam uma
largura de banda de 12,5 kHz, de acordo com as normas constantes em
ETSI TR 102 335 1 V1.1.2 (2004-10), ou uma largura de banda de 6,25
kHz, de acordo com ETSI TR 102 433. De futuro poderá haver outros
sistemas que abranjam as aplicações digitais PMR 446.

O ETSI já desenvolveu normas Europeias harmonizadas, tais como EN 300
113 2 (largura de banda de 12,5 kHz) e EN 301 166 2 (largura de banda
de 6,25 kHz) para efeitos de conformidade de radiocomunicações.

Continuar a ler em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Fonte: ANACOM
avatar
paulo da cruz
Caloiro


Ir para o topo Ir para baixo

PMR alguem me explica por miudos - Página 3 Empty Re: PMR alguem me explica por miudos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos