TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Amp. Lin. HF caseiro

+10
pmr1713
ALF007
Scrin
DanielB
pmr1989
CT2GGX
smd
tangará
CT2JKJ
[ThunderS]
14 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Qui 20 Dez 2012 - 15:49

Scrin escreveu:
tangará escreveu:Ta tudo no google desisto deste tema pirat
Está na net ? esta seguro? bem .... tem razão ..... neste fórum mesmo rsrsrsrsrsr
Está noutro lado qualquer? Porreiro, está a ver a sua vontade de explicar a alguns, para que serve um fórum?
Nao é assim amigos..... por muito que vos custe.....

Fiquem la com os vossos projectinhos da treta e os vossos COPY-PAST e sejam felizes como o conhecimento que nao vos pertence...... divirtam-se pensando que sao o que nunca serão porque nunca passarão de simples cuspidores de micros.........


Passem Bem
a época é natalicia ok ^^ não se zanguem sobe o colestrol Cool 1 prenda sobre transistores bf ou rf : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Like a Star @ heaven lol! Razz essa do cuspidores de micro foi gira .. tudo depende de quem quer falar connosco tongue eu ate lhe dava razao sobre a pergunta ser feita num forum mas com esse molde de lingugem vai ter de escolher outros adversarios sobre temas de r.f. Very Happy pk eu fui fazer radio I like this!
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Qui 20 Dez 2012 - 16:37

Caro scrin,
isto é para os "apanhados" não?... Só pode! Eu de inicio até levei a sério as suas afirmações, mas agora tenho de admitir que me enganou bem!! Smile Smile Smile
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Qui 20 Dez 2012 - 18:58

DanielB escreveu:Não resisti, já me estou a passar.
Deixo aqui um video onde o senhor se identifica muito.



Que se lixe! Razz
trollaste-os todos ganda Snog cherry
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Qui 20 Dez 2012 - 20:11

pmr1713 escreveu:Então na vossa experiência, para os tais 600 watts anunciados, o mais durável e fiável e com menor manutenção, é melhor válvula ou transístor ?

Que filtros levar para não "babar" ?
não resisto.. LOOOOL Very Happy
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por *Dave* Qui 20 Dez 2012 - 21:19

Nem me vou dar ao trabalho de responder a tais perguntas, visto que não me pagam para isso...

Se colocar aqui alguns problemas se sistemas embutidos que tenho de resolver, ninguém mos faria...


"Na figura abaixo, diga a que se refere"
Um excerto de um figura não vale de muito...
No entanto é um gráfico V*I, logo será uma curva característica de algo... que suponho ser de um diodo ou semelhante (uma montagem especifica de um transístor)
A entrar temos uma simusoide e a sair temos metade de uma sinusoide, um um valor de corrente correspondente ao traçado da curva característica.

De notar que a 0V, ele já conduz corrente.
Ou seja, como é impossível haver passagem de corrente sem que haja DDP, então esse gráfico corresponde a uma montagem de algo que ninguém aqui tem como lhe dizer o que é!

Essa curva é-me totalmente desconhecida.

Mas gostaria muito de saber o que é e também porque, da forma que fala, todos deveriam saber o que significa.



Vou continuar a trabalhar para as frequências onde não anda ninguém... os 454 THz Very Happy




*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Qui 20 Dez 2012 - 22:02

Scrin escreveu:
4-Na figura abaixo, diga a que se refere

["img"][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como nao mostra a imagem [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Estimado Scrin... sendo directo e sincero, tenho desprezado os seus posts, pq até à data, em nada me ajudaram...

Mas vi, EU!, uma oportundiade de o ajudar a si... Sim, pq a minha electronica está enferrujada e muito, mas em html, até me vou safando.

A sua imagem não aparece por uma simples barra "/" que você colocou no fim!!

A seguir à extensão (.gif) você colocou uma barra acidentalmente... se a remover, a imagem já aparece.

Finalmente, consegui ajudar alguém neste forum... e incrivelmente foi alguém, que até agora ainda não fez mais nada, senão deitar todos abaixo...

Vc inscreveu-se voluntário neste forum... Você leu voluntáriamente este topico... Você participou voluntáriamente neste topico.

Não percebo a sua contrariadade toda. Perceber do assunto? ainda bem. É mais culto e mais formado que alguns de nós, ainda bem. Foi por isso, que eu, iniciante do topico, solicitei ajuda!! Não obriguei ninguém a nada.

Se infelizmente, vamos contra a sua vontade de iniciar algo de raíz, talvez se deva ao facto de ser por eu e muitos de nós, não termos bases para tal, mas termos vontade de...

1 abraço, Boas Festas é o que lhe desejo.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Qui 20 Dez 2012 - 22:35

Penso que o tópico anda a focar-se em dois assuntos, as palhaçadas e disparates que o colega Scrin anda por ai a dizer, e realmente os AL.
Penso que estamos a focar-nos mais no colega Scrin, que no entanto devia ser desprezado por aquilo que anda a dizer...
Se o ignorarmos, mesmo com as barbaridades que diz ele vai tentando, para arranjar alguma importância, ele vai tentando uma, duas, à terceira já não o faz pois já sabe que ninguém lhe responde.

Voltando ao real tema do tópico.
Isto de andar para aqui a "engonhar" não dá, há que meter mãos à obra, temos que fazer as coisas devagar, pois há um provérbio que diz: "De Grão em Grão a Galinha Enche o Papo"
Estou a pensar mandar fazer a PCB e mandar os ditos transistors...

Continuo com a mesma duvida de quanto é que custa mandar fazer a tal PCB.
Amanhã vou até a "Radipeças" que fica na Cova da Piedade, alguém conhece? Very Happy

73.
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por airlomba Qui 20 Dez 2012 - 22:54

DanielB escreveu:Estou a pensar mandar fazer a PCB e mandar os ditos transistors...
Continuo com a mesma duvida de quanto é que custa mandar fazer a tal PCB.
Boa noite,

Eu faço os meus PCBs em casa, sejam face simples ou dupla. Uma placa virgem face simples de 20x30cm, presensibilizada custa-me cerca de 30€. Junto-lhe o custo do percloreto de ferro (que não me lembro quanto custa mas é barato) e alguma soda caustica para revelação. Depois é meter mãos à obra. O que me dá mais trabalho é a furação; é chato... Smile

Se quiser, assi que tenha o desenho da sua placa eu faço-lhe um orçamento.
Há também empresas que produzem PCBs em pequenas séries. Lembro-me que no Porto há uma loja electrónica chamada Díodo e que faz PCBs por encomenda de uma semana para outra. Dê-lhe um toque e peça preços; lembro-me que eles cotam os PCBs em €/cm^2.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Qui 20 Dez 2012 - 23:10

Boa noite colega Airlomba, desde já um oscar bravo pelo trabalho que se dispõe a fazer.

À uns dias estive a falar com um colega aqui do forum via mail e ele recomendou-me esta empresa:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PREÇÁRIO:
(entra em vigor a partir dia 1 de Março)

Face simples:
Até 25cm² = 2.5€ (5x5cm) valor mínimo a pagar
sem edição: 0,10€ por cm²
com edição: 0,14€ por cm²
(inclui corte e furação)

Dupla face:
Em actualização
(sob orçamento por mail)

Green Coat ou estanhagem a frio:
50cêntimos por cada 50cm² (0.01€/cm²)

SilkScreen:
0.02€/cm²

Parece-me barato, analisando rapidamente rápido:
Até 25cm2 é apenas 2,5€ a face, depois acrescenta 0,10€ ou 0,14€
Fora as outras cenas.

Quanto aquilo que disse acerca dos 30€ aqui nesta loja também:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Placa de Cobre FS-S
Placa de epoxy com revestimento de cobre 100x160x1.5mm

Só não sei é que em medida de encontra os 100 e o 160, mas se formos a ver o ultimo associamos, mas ia ficar muito pequeno,
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Qui 20 Dez 2012 - 23:16

Prototipagem de Circuitos Impresso: simples face, dupla face com furo metalizado.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] -->conheço e recomendo do ponto de vista de qualidade

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Qui 20 Dez 2012 - 23:24

Quanto ao esquema é aquele que se encontra no site:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas eu não sei que dimensão será, será a mesma que se encontra na imagem?
73.
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Qui 20 Dez 2012 - 23:44

Eu também estou com ideias de fazer a minha PCB.

Como já alguem disse, o trabalho maior é a furação, mas até se torna engraçado.

Quem tiver a possibilidade (€€) de mandar fazer, essa sugerida pelo SMD, com furo metalizado, será a melhor hipotese.

Danielb, conheço bem a radipeças, vens de Evora de proposito aqui ?!

Quanto à medida da placa, no desenho é maior.

Esse site disponibiliza o fotolito? (a impressão em "acetato") ?? Se sim, a partir dai podes tirar as medidas. Caso contrário, existe software na net que podes usar para fazer. Ao principio poderá parecer confuso esse software, mas acaba por se tornar engraçado.

Outra sugestão q te faço, visto que o teu esquema tem poucos componentes, seria adquirires placa de cobre perfurada ou placa de circuito impresso perfurada (google it Razz )
e fazes à tua maneira. Cortando as pistas desnecessárias e etc.

Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Qui 20 Dez 2012 - 23:45

será quase igual..depende mais do tamanho das bobines com diametros de 5 e 7 milimetros terão de ser revistas por formula.. o facto de estar tudo em russo até se ultrapassa bem na questão dos valores de componentes. study
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Sex 21 Dez 2012 - 0:04

[ThunderS] escreveu:Eu também estou com ideias de fazer a minha PCB.

Como já alguem disse, o trabalho maior é a furação, mas até se torna engraçado.

Quem tiver a possibilidade (€€) de mandar fazer, essa sugerida pelo SMD, com furo metalizado, será a melhor hipotese.

Danielb, conheço bem a radipeças, vens de Evora de proposito aqui ?!

Quanto à medida da placa, no desenho é maior.

Esse site disponibiliza o fotolito? (a impressão em "acetato") ?? Se sim, a partir dai podes tirar as medidas. Caso contrário, existe software na net que podes usar para fazer. Ao principio poderá parecer confuso esse software, mas acaba por se tornar engraçado.

Outra sugestão q te faço, visto que o teu esquema tem poucos componentes, seria adquirires placa de cobre perfurada ou placa de circuito impresso perfurada (google it Razz )
e fazes à tua maneira. Cortando as pistas desnecessárias e etc.

Abraço

Agora fiquei na duvida, fabrico ou não fabrico? Segundo os preços não deve ser muito caro e estar a comprar as coisas para usar apenas uma única vez penso que não fale a pena.

Em relação ao meu esquema, acha que ficaria melhor?
E as ligações?? Há uma coisa que nunca percebi, com o circuito impresso a energia devia espalhar-se pelo cobre mas segue um caminho, não interferindo com as outras cenas. (transistors, etc)
Estranho não?

Com a placa de circuito impresso perfurada segue o mesmo exemplo? Ora bolas, tinha queser com fios ou algo do género, não?!?

Eu sou um fantasma, PMR fantasma, ora estou ali, ora estou aqui, reencarno em montes de personagens, acho que já dei dicas a mais. Wink
73.

EDIT:
Quanto as bobines, aquilo é fácil de fazer à mão? Aquilo enrolado?? não me parece. silent

Deixo uma imagem lá daquela coisa perfurada:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Sex 21 Dez 2012 - 0:34

Tens vários tipos de placas perfuradas, tens como essa, e tens com pistas, onde cortas onde não queres que a "energia" passe.

Quanto á escolha, só vc poderá saber. Mandar fazer não deve ficar caro, é pequeno, mas isso ficará ao seu critério.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Sex 21 Dez 2012 - 13:44

[ThunderS] escreveu:Tens vários tipos de placas perfuradas, tens como essa, e tens com pistas, onde cortas onde não queres que a "energia" passe.

Quanto á escolha, só vc poderá saber. Mandar fazer não deve ficar caro, é pequeno, mas isso ficará ao seu critério.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cortar como assim?
Este tipo de placas também é preciso mandar fazer? Não me parece. Smile
Hoje ando um pouco atarefado, mais tarde publico uma foto daquilo que ando para aqui a fazer.
(Vou ver se ainda posso ir até à loja hoje.)

73. Very Happy
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Sáb 22 Dez 2012 - 1:04

Cortar as pistas.. olhe atentamente a foto que dá para ver um corte lá feito no meio das soldaduras!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Seg 24 Dez 2012 - 11:59

E onde anda o nosso amigo SMD?

Está agarrado ás filhoses !!? BOAS FESTAS a todos!!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por pmr1713 Seg 24 Dez 2012 - 12:00

Boas festas!

Muito vinho, pouco volante Smile
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Qua 26 Dez 2012 - 14:16

Bem... Andei desaparecido mas reencontrei me Smile
Para coisas simples uso esse tipo de placa pre perfurada com ilhas de cobre e faco as ligacoes com solda ou fios, para coisas mais complexas mando fazer na circuitotal. Os precos que vi por aqui sao muito baixos comparados com o que normalmente vejo praticados no mercado. Nao querendo duvidar das vossas palavras, tem a certeza? 25cm2== 2eur? Isso e muito bom...
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Qui 27 Dez 2012 - 20:25

Eu não sei de preços, pq nnc mandei fazer.

Bem, para quem quer saber:

- O material foi encomendado, estamos a aguardar que chegue.
- A lista de material será divulgada à posteriori, pois ainda falta definir alguns componentes que só após montagem/testes é que sabe.
- Mantêm-se os mesmos principios, de 1 só valvula agora no inicio, mas é linear já preparado para upgrade até 3 valvulas.
- Irá ter algumas funcionalidades que ainda se estão a decidir quais e em breve divulga-se.

Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Seg 31 Dez 2012 - 21:40

SMD, já tenho transformador de 12V... na realidade é de 13V, mas n é por ai Razz

Abraço e Bom ano a todos!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 1 Jan 2013 - 13:48

Boas,
também já tenho o transformador de 12.6V / 8.5A, ficou em 42€ na TVLar-Aveiro.
Até ao momento foi a unida peça recebi, do que estava encomendado. Vamos lá ver se ainda esta semana começo a receber o restante material... Infelizmente, o meu objectivo de ter alguma coisa já feita, em concreto ainda em 2012, não foi conseguido Sad por faltas nas entregas... Se calhar foi o fim de ano que motivou estes atrasos. Normalmente não costuma ser tão demorado.
Aguardemos...
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Ter 1 Jan 2013 - 19:53

smd escreveu:Boas,
também já tenho o transformador de 12.6V / 8.5A, ficou em 42€ na TVLar-Aveiro.
Até ao momento foi a unida peça recebi, do que estava encomendado. Vamos lá ver se ainda esta semana começo a receber o restante material... Infelizmente, o meu objectivo de ter alguma coisa já feita, em concreto ainda em 2012, não foi conseguido Sad por faltas nas entregas... Se calhar foi o fim de ano que motivou estes atrasos. Normalmente não costuma ser tão demorado.
Aguardemos...

Sim, o as epocas festivas provocam vários atrasos.

Depois qdo puder, responda-me ao mailzito Razz
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Sex 4 Jan 2013 - 14:20

Boas para quem tiver interesse em seguir o projecto aqui fica um update meramente informativo: ja recebi o condensador variavel de load e a valvula, o que significa que ja vou poder mexer em alguma coisa no fim de semana Smile
Mais updates very soon. I hoope.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Smd


Última edição por smd em Sex 4 Jan 2013 - 19:21, editado 1 vez(es)
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 5 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos