TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Amp. Lin. HF caseiro

+10
pmr1713
ALF007
Scrin
DanielB
pmr1989
CT2GGX
smd
tangará
CT2JKJ
[ThunderS]
14 participantes

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Seg 17 Dez 2012 - 13:01

Boas,
também gostei do transistor...

Quanto ao meu, projecto, e em resposta á questão colocada no tópico da antena de 20m, vou deixar aqui o esquema em que estou a trabalhar, que é nada mais nada menos do encontrei na net e adaptei, de modo a ter um melhor entendimento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Para começar, vou seguir as seguintes considerações:
- usar apenas uma válvula
- prever fontes de alimentação capazes de suportar 3 valvulas, para upgrade futuro.
- usar uma fonte com multiplicador de tensão, em vez de full wave directo do tranformador. A quebra de tensão verificada em carga ajuda de alguma forma a manter constante a impedancia de placa.
- para as bandas de 20m a 10 m
- não irá ter um adaptador de impedancia na entrada (em gris aterrado a impedancia de entrada é de 100Ohm o que dá um SWR de 2:1, que não é critico na maioria dos emissores e pode facilmente ser usado um antenna tuner para adaptar o TX ao AL.

Hoje vou colher orçamentos para os transformadores e assim que tiver a válvula começo a construção.

Para o colega que falou nos 27.555MHz, pode usar este projecto (quando estiver concluido).

73
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Scrin Seg 17 Dez 2012 - 13:33

pois é ...... façamos as contas para 2KW

Transístores = $600
Transfo = $100
Diodos = $70
Diversos = $200
Mao de obra = $300
Arredondando = 2000€

Quem de vcs faz um Ampli, Linear INDESTRUTÍVEL por 2000 € ..... para mais de 2KW?


avatar
Scrin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Seg 17 Dez 2012 - 15:17

2kW é muita coisa.

Para mim chegava uns 100W ou uns 50W, com muita potência acaba sempre por perder a "pica" para chegar ao outro OM.
Mas quem gosta e faz uso regular, será fixe gastar esse dinheirinho no AL. Laughing

Até dá medo... Twisted Evil
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Seg 17 Dez 2012 - 15:48

smd escreveu:Boas,
também gostei do transistor...

Quanto ao meu, projecto, e em resposta á questão colocada no tópico da antena de 20m, vou deixar aqui o esquema em que estou a trabalhar, que é nada mais nada menos do encontrei na net e adaptei, de modo a ter um melhor entendimento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para começar, vou seguir as seguintes considerações:
- usar apenas uma válvula
- prever fontes de alimentação capazes de suportar 3 valvulas, para upgrade futuro.
- usar uma fonte com multiplicador de tensão, em vez de full wave directo do tranformador. A quebra de tensão verificada em carga ajuda de alguma forma a manter constante a impedancia de placa.
- para as bandas de 20m a 10 m
- não irá ter um adaptador de impedancia na entrada (em gris aterrado a impedancia de entrada é de 100Ohm o que dá um SWR de 2:1, que não é critico na maioria dos emissores e pode facilmente ser usado um antenna tuner para adaptar o TX ao AL.

Hoje vou colher orçamentos para os transformadores e assim que tiver a válvula começo a construção.

Para o colega que falou nos 27.555MHz, pode usar este projecto (quando estiver concluido).

73

Olá SMD, e desde já obrigado por ter aceite o meu apelo!

Gostei. Linear já preparado para um futuro upgrade, hihihi. Impecável.


Quanto ao transistor indestrutivel, pelo que estive a ver e a ler, não é bem como eles mostram... a historia dos 2kW. Não mencionam harmonicas, não mostram em que frequência estão a fazer os testes, há muita falta de informação. E pelo que já vi alguns colegas dizerem, após consulta do data sheet, que quanto muito dá 950W.

E se assim for, também já é muito bom!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Seg 17 Dez 2012 - 17:48

Bem, achei o transitor porreiro mas... como disse, precisava de ver na mão para acreditar. Aquilo que vemos no video é uma publicidade, e publicidades, sabemos bem como é...
O colega scrin quando falava em 2KW, penso que estaria a pensar em dois transitores.
Já imaginaram a fonte de alimentação (linear) para este amplificador? Admitindo que tem um rendimento de 90%, em 50V, estamos a falar de uma corrente de cerca de 45 A. Brutal...
Continuo com a minha, vou experimentar a valvula!

Não precisa agradecer. Estarei sempre disposto a ajudar, no que puder e na medida da minha disponibilidade.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por CT2GGX Seg 17 Dez 2012 - 20:24

smd escreveu:Bem, achei o transitor porreiro mas... como disse, precisava de ver na mão para acreditar. Aquilo que vemos no video é uma publicidade, e publicidades, sabemos bem como é...
O colega scrin quando falava em 2KW, penso que estaria a pensar em dois transitores.
Já imaginaram a fonte de alimentação (linear) para este amplificador? Admitindo que tem um rendimento de 90%, em 50V, estamos a falar de uma corrente de cerca de 45 A. Brutal...
Continuo com a minha, vou experimentar a valvula!

Não precisa agradecer. Estarei sempre disposto a ajudar, no que puder e na medida da minha disponibilidade.

Eu concordo com a parte da publicidade
basta ver os correntes lineares comercias que dao sempre menos
do que o fabricante diz...
Agora eu sou mais defensor da tecnologia mosfet (RD100HHF1)
Só um transistor dá cerca de 100W (vejam o datashet)
basta ver que até o mitico TS2000 usava transistores convencionais
e agora nestes ultimos anos a bord foi toda alterada e usam mosfet
embora a marca nao faça referencia a isso...

Entao é assim eu alinhava mais depressa numa cena com
os baratinhos IRF520/530/540 nem que tivesse que levar uns 8 ou 16
ja fiz testes com estes transistores em RF e fincionam bem...
com 4 transistores consegui entre 130 a 180 w
dependendo da frequencia exitaçao tensao de gate etc...
a cobaia foi um linear AB300 da CTE que chegou as minhas maos
com os MS1307 rebentados...
(ja desvendei alguns dos segredos que muita gente nao vai gostar)
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Scrin Seg 17 Dez 2012 - 21:47

O transistor que citei é da tecnologia MOS e se lerem bem, a certa altura eles dizem que é um componente utilizavel para varios fins entre os quais :industrial, medical e cientifico.
É sabido que para estes fins, o componente nao pode ser publicitado com aldrabices pelo meio como fazem com alguns aparelhos tipo ALs etc.
Notem que neste caso dos fabricantes de transístores, nao sao eles que aldrabam o cliente mas sim os construtores que usam estes componentes.... Vejam o caso dos famosos MRF 455 , na sua DATA eles dizem Y potencia a X voltagem, para tal frequência.... Certo? O que dizem por exemplo o construtor de ALs? Exp: AL com quatro transístores MRF455 = 400Watts..... Lolll....... Nao foi a Motorola que disse que eles davam 100Watts cada um....... Isto para não falar em outros transístores também conceituados...... Podia falar de centenas de empresas que usam essas peças......
Com estes que eu descrevi acima, nao me vou admirar nada, quando um construtor de ALs dirá..... 4 transístores 6Kwatts lolllll

Brincadeira.....
avatar
Scrin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por CT2GGX Seg 17 Dez 2012 - 22:52

Scrin escreveu:O transistor que citei é da tecnologia MOS e se lerem bem, a certa altura eles dizem que é um componente utilizavel para varios fins entre os quais :industrial, medical e cientifico.
É sabido que para estes fins, o componente nao pode ser publicitado com aldrabices pelo meio como fazem com alguns aparelhos tipo ALs etc.
Notem que neste caso dos fabricantes de transístores, nao sao eles que aldrabam o cliente mas sim os construtores que usam estes componentes.... Vejam o caso dos famosos MRF 455 , na sua DATA eles dizem Y potencia a X voltagem, para tal frequência.... Certo? O que dizem por exemplo o construtor de ALs? Exp: AL com quatro transístores MRF455 = 400Watts..... Lolll....... Nao foi a Motorola que disse que eles davam 100Watts cada um....... Isto para não falar em outros transístores também conceituados...... Podia falar de centenas de empresas que usam essas peças......
Com estes que eu descrevi acima, nao me vou admirar nada, quando um construtor de ALs dirá..... 4 transístores 6Kwatts lolllll

Brincadeira.....

É verdade temos o caso do zetagi b300p
só tem 2 MRF455 nunca dará 300 w
assim como o CTE AB300 e por aí fora...
mas em parte a culpa é dos utilizadores/compradores
que mesmo depois de serem enganados acham que aquilo dá....
quando ouço na frequencia que um determinado radio da x potencia
foi afinado pelo sr fulano de tal...e o transistor que la esta nem metade dá...
ja tive varios casos de radios que cheragaram aqui a dizer da x (50w por exemplo)
eu digo ok vamos ligar o medidor e carga fictiçia...testamos nem 25 w dava
20 e mal medidos...(quase nao chegava la o ponteiro)
Mas há malta difiçel de convenser.
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Ter 18 Dez 2012 - 1:56

A válvulas não ficaria mais caro??

Fiquei com a pulguinha atrás da orelha com este AL:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

À primeira vista parece-me não muito difícil de construir, e estou cá uma pica de o fazer, ainda por cima é a transistores e ambos eles são muito baratos, logo não vejo desvantagens para os "DX'ers PIRATINHAS"
Mas para quem é rádio-amador, é aconselhado algo lá mais para as suas bandas!
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 18 Dez 2012 - 10:39

DanielB escreveu:A válvulas não ficaria mais caro??

Fiquei com a pulguinha atrás da orelha com este AL:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

À primeira vista parece-me não muito difícil de construir, e estou cá uma pica de o fazer, ainda por cima é a transistores e ambos eles são muito baratos, logo não vejo desvantagens para os "DX'ers PIRATINHAS"
Mas para quem é rádio-amador, é aconselhado algo lá mais para as suas bandas!

Boas,
sim é um circuito muito simples e muito barato, mas dá para aí uns 30W?... sinceramente nem fui ver as caracteristicas dos transistores mas arrisco uma potencia nunca acima dos trinta (até diria para aí uns 15W). Não esquecer que necessita de fonte de alimentação...
Quando falamos do PA a valvulas estamos sempre a falar de potencias muito superiores... 1KW Smile
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Ter 18 Dez 2012 - 11:44

os mfr 455 ? • Specified 12.5 V, 30 MHz characteristics —
Output power = 60 W
Minimum gain = 13 dB tá aqui o esquema eletrico e não só : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Arrow se queimar : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Ter 18 Dez 2012 - 13:21

Os transistors em questão são: IRF510

Se os comprarmos no ebay, são muito baratos, segundo uma leitura no site Polaco, pude reparar que aproximadamente a potência de saida do AL será 50w, o que é bastante bom e já é um bom começo...
Não quero começar a mexer com grandes coisas e com grandes AL's, quero começar do zero e fazer coisas mais simples, aqueles que não têm muita experiência a construção do mesmo pode dar para o torto...
E se formos a ver o barato acaba por sair caro...

Está ai o colega SMD que (segundo reparei) percebe da cena, pode sempre dar uma ajudinha a quem precisar! Laughing

Mas para quem quer começar vou apostar aqui num de 50w...
O que acham colegas?

73.

Link:http://www.elektroda.pl/rtvforum/topic2435023.html

Consome 8 amperes, será que é muito?
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Ter 18 Dez 2012 - 13:26

E como é que arranjo a placa que se encontra por baixo??
De esquemas só encontro:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Ter 18 Dez 2012 - 15:56

a placa deve ser comprada toda cobreada e depois com um verniz desses das unhas ou caneta especial passa-lo pelas as partes a verde claro... mergulha-se em percloreto de ferro e fica somente o circuito a verde claro na placa pronto a usar, dado que o percloreto comeu todo o outro cobre não tapado a verniz
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Scrin Ter 18 Dez 2012 - 17:33

Bom....
Vamos ser directos...certo?
Olhem só ..... quando vcs pensarem em gastar dinheiro para construir uma coisa, seja ela qual for, sejam honestos convosco próprios.....
Vejam....Vamos por a hipótese que que vc é radio CB ok?
Vamos por também a hipótese que que você é um conhecedor de electrónica...certo?
Se assim é, para que vc quer uma mer*a de um alfa-lima que lhe dá uns míseros WATTS? Fica fora da legalidade e fica, então pense maior que isso. Olhem, o tempo de fazer essa porcaria, é o mesmo que usa para fazer uma coisa com mais ..... PICA... como vcs dizem...... Se vcs não sabem ou sabem pouco de electrónica, então esqueçam isso de uma vez...... eu tenho um terrenito que precisa ser cavado e neste tempo pode-se plantar repolhos....isso ocuparia o tempo de quem não tem onde o gaste.... (brincadeira).
Digo isto porque fazer um alfa-lima ou outra componente radio, nao é ir buscar um texto na pagina web do vizinho e colocar por aqui e noutros fóruns...... Verdade meus caros..... eu sou um pouco polémico nestas coisas e olhem ...... a verdade tem que ser dita.....

Vou imaginar agora que vc é radio-amador....
Caro amigo.... eu sou um simples radio escuta. não faço Emissão mas nestas coisas de radio-transmissões, eu estou muito implicado.
Desde um simples oscilador, passando pelo multiplicador, modulador, e outras coisas terminadas por or.... tal como contador, divisor etc etc ...... incluindo os ALs..... rsrsrsrsr ..... Um mero soprador de micros, não sabe nem nunca saberá, como as coisas funcionam nem a melhor forma de as fazer para obter o melhor resultado...... Eu vivo disso..... O que eu tenho de meu, veio disso. Certo?
Isso da-me ..... pica para vos dizer que muitos de vcs não sabem nada de nada do que estão para aqui a dizer......

Vcs são radio-amadores? dos verdadeiros?
Entao sabem que qualquer porcaria de TX de amador ou CB, já vem de fábrica a dar uma bagatela de 30W. Para não dizer 100 Watts ou mais.......

Para os que pensam ser Radio-amadores....
Um radio-amador não perde tempo com merditas dessas..... Por acaso já experimentaram se o seu TX está bem ajustado, se não polui outras frequências quando usa potencias na ordem do KW? Ou já o mandou ajustar? Se já o mandou ajustar..... que radio-amador é vc que não sabe ajustar o seu TX?.... E veem falar aqui de construir um Al com lâmpadas e outras tretas quaisquer que envolve correntes enormes? quando se calhar nem uma sonda de alta voltagem teem á mão?
Eté já li aqui no fórum..... (sim ... este aparelho é preciso ter cuidado ao mexer-lhe por causa da sua tensão muito alta) dizia outro.... (assim é..... estas tensões continuas são muito altas e perigosas.... é preciso muito cuidado com elas...pois ao contrario das alternadas.... estas colam-se.....)

Bom.... Não foi textualmente assim mas quase......

Saberá este utilizador que um AL, mesmo que a corrente continua, não precisa de alta tensão mas sim de muita corrente? E que esta tensão a forte corrente, só está presente no colector do transístor e que depois tudo é alternado com a frequência de serviço do TX?

Notem que eu dirigi as minhas reflexões para as pessoas que se acharão nestes meu comentário..... e de certeza que esses levarão a mal os meus dizeres mas mesmo assim arrisco a dizer o seguinte:

_ Ta ca alguem para um QRK? Alguem escuta?.....Parem de cuspir no micro. Nem uma porcaria de um osciloscópio possuem, para já não falar de um analisador de espectro.

Aos outros.... aos verdadeiros Radio-amadores :
Obrigado por estarem ON.... Obrigado por não se deixarem manipular por QSOs rascas e contestes duvidosos... Obrigado por estarem sempre na vanguarda da tecnologia mediante as vossas possibilidades, a retaguarda é para os leigos que querem vir a ser como vcs e para aqueles que se limitam a copiar sem tentarem inovar...... Obrigado a todos aqueles que me dão o prazer enorme em vos escutar:

Nota para a ADMIN:
Como depreendem, não sou uma pessoa muito afável mas sou muito responsável pelo que escrevo..... Assim, Se bem entenderem, deixem o poste tal como está, ou eliminem-o, sem mais ..... Na certeza porem, e como reparará, os postes polémicos também servem para debater ideias e certos preconceitos existentes no ceio de certas castas amadoras de radio-transmissões.....

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
avatar
Scrin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por DanielB Ter 18 Dez 2012 - 18:52

Alegro-me bastante de ver rádio-amadores (ou não) a continuarem a matar a sua banda, a tornar menos utilizadores em rádio-amadores.

Podem não gostar desses QSO's que dizem ser "Obrigado por não se deixarem manipular por QSOs rascas e contestes duvidosos...", mas não sei se sabe que é desses QSO's e contestes que vai depender o rádio-amadorismo.
Mais uma vez temos uma mensagem (direi ofensiva, destrutiva?) que estraga tudo o que temos em mente...
Mais uma vez estamos a "desaprender" em vez de fazer e experimentar, não melhor é comprar.
Mas talvez, se for a ver é por causa de sermos assim que nem temos um osciloscópio, ou o raio que o parta, porque vem tudo feito de fábrica.

Para finalizar deixo-lhe esta mensagem do tipo "abre olhos".
"Um bom desenhador primeiramente aprende a copiar, para evoluir seus conhecimentos."

Não é por acaso que "podemos" dizer que os rádios PMR's estão paralelamente iguais com os rádio-amadores.
Temos repetidores, links, modos digitais...
Eu sei que há dor de cotovelo da vossa parte, mas é assim a vida...

Penso que estaremos a falar com o colega xanat0?

73.
DanielB
DanielB
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Ter 18 Dez 2012 - 18:59

lalala....


Última edição por tangará em Qui 20 Dez 2012 - 21:50, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Scrin Ter 18 Dez 2012 - 19:54

Bom..... Bravooooooo
Olhe meu caro....... eu ja estava à espera de uma reacção desse tipo e vai ver que não é o único. Mas sabe...... ao contrario do que pensa, eu sei o que digo e onde o digo e nao estou à espera que um fórum me dê oportunidades ou mas tire, de dizer o que penso. Claro ...com toda a educação.....
Parece não ser esse o seu caso e cito-o

DanielB escreveu:Este forum faz-me ficar aqui, porque não há censura como há em outros forums, com medo que alguém ataque...
Aqui falamos abertamente, discutimos e chegamos a um consenso, mesmo que demore imenso tempo, trocamos ideias e tiramos conclusões, sejam elas boas ou más.
Mas as coisas não são assim, porque é que a Anacom nunca mandou avisos para o forum??
Calma, mas porque vocês rádio-amadores porque é que não criam um e-mail a dizer que é da Anacom??
Era uma boa ideia para ficarem a ganhar, isto em modo jogo sujo...

73.

Peço sff que o admin responsável pelo forum que não feche o tópico, não veja isto com uma luta, mas sim como uma discussão onde cada um defende as suas teorias...
Caro thunders, temos que aceitar as diversas opiniões, eu aceito a sua como aceito a do joão e da maria....

Sabe, Desde que sejamos descentes no que deitamos boca fora, nenhum fórum nos impede de expormos as nossas ideias...... Este não foge ás regras...... Se eu o tratar mal ou a outro utente, lógico que serei penalizado por qualquer fórum.....
Aceite o mesmo conselho que deu ao colega THUNDERS, aceite a minha opinião como tal.
O amigo não é radio amador. Nunca foi, nunca será, De electrónica nao percebe patavina ... cito-o


DanielB escreveu:

Então num segundo a fonte consome 138 watts.
Mas como watts só define apenas a potência consumida em um segundo, para calcular numa hora vai ter de passar para a unidade de medida Joule.

Calcular um minuto:
W= 138*60s = 8280 J

Calcular a hora:
W= 8280*60= 496800 J

Ou seja por hora a fonte consome por hora: 496800 J

Respostas:
Quanto consome num segundo em watts: 138 watts.
Quanto consome numa hora: 496800 J

Confirme os cálculos, não tenho a certeza se estão bem.
73.

Compreende o que lhe quero dizer caro ?

Vc nao passa de um copiador e não......um bom desenhador não copia. Ele treina, estuda o mais que pode. O amigo começa por usar ja as formulas erradas para encontrar um valor mais que explicado......

Ao referir-se a xanato.... refere-se a mim ou a si? se se refere a mim, e desde que faça bem os meus xanatos, até posso se-lo....

Aprenda sim....... vc ainda é novo, mas olhe que isto de electrónica e do radio-amadorismo, não tem nada a ver com umas quantas modificações de CBs do tempo da nossa senhora...... seja modesto consigo próprio....

Agora poderia-mos era falarmos de coisas praticas que ajudasse alguns que gostam mesmo de transmissões, a construírem um verdadeiro AL.......

Ja agora ........ sabem o significado das siglas.... AL?

Sim eu sei que querem dizer A = Alfa, L =Lima... Por sua vez Alfa-Lima quer dizer Amplificador Linear..... Certo?
Mas ..... e então? O que entendem por Amplificador Linear?

Os radio-amadores sabem. Os electrónicos sabem. Mas os outros, os que teem interesse) precisam de saber......Certo...

Então começamos pelo principio e vamos até ao fim..... e talvez saibam porque não atino com coisitas copiadas.

O copiado nunca serve para nos instruirmos. temos que puxar pela cabeça, fazer contas, testes, fazer diferente o que pode se-lo.......
Cumprimentos



avatar
Scrin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 18 Dez 2012 - 19:59

Meus caros,
não vamos voltar a discussão de "classes" por favor. De nada serve... senão acender discussões que so criam inemizades.

Scrin,
fiquei algo "revoltado" com a arrogância com que proferiu as suas palavras. Qual é o problema de experimentar? Se não gosta não come. Se não quer ajudar, não bata na tecla do bota-abaixo. Que eu saiba, este topico foi criado, no sentido de um pedido de ajuda. Se pode ajudar, dando a sua opinião óptimo. Se for para de algum modo denegrir a imagem ou opiniões de outros então não o faça, pois não fica nada bem.
Quanto ás compras, tenha o bom senso de não falar do que não sabe. Se eu quiser comprar um AL de 3 ou 4k€ posso faze-lo, sem qualquer problema, mas não é por isso que venho para aqui dizê-lo. Quem não pode, mas quer ter um AL mesmo que de potencias inferiores e precisa de ajuda, porquê negá-la?
Equipamentos de teste? Sim, tenho alguns... se preciso de mais? Talvez! Mas, tenho acesso aos melhores que existem em Portugal, quando quiser!

Para conhecimento de todos, vou construir, alinhar, e detalhar todos os pormenores aqui no forum, para que em consciência, cada interessado possa ver os prós e os contras da dita construção e decidir o que fazer.

Quando oprava CB com apenas 5W, e construi um AL de 15W foi uma das maiores alegrias da minha vida de amador de radiocomunicações, não só porque tinha o triplo da potência mas porque o que construi estava a funcionar e bem!

Por favor não destrua o entusiasmo dos outros! respeite a diferença!

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por tangará Ter 18 Dez 2012 - 20:08

Cool quanto ao copiar formulas da lei continua e sua derivaçoes, no meu caso pessoal nem preciso sei-a e cor desde os 17 anos assim como usar multimetros e fazer testes... axo que o INICIO desde topico sobre AL foi bom, mas a conversa está a ir para um lado que ja nem me toca directa ou indirectamente, e assuntos sobre o que radioamadores teem ou podem comprar ja nem me diz muito respeito Like a Star @ heaven no meu caso pessoal,prefiro desbundar no casino de lx algum, do que ter osciloscópios e isto devido o avanço das tecnologias e ao preço descabido de certos equipamentos de laboratorio Cool Like a Star @ heaven


Última edição por tangará em Ter 18 Dez 2012 - 23:01, editado 1 vez(es)
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Scrin Ter 18 Dez 2012 - 21:01

smd escreveu:
Scrin,
fiquei algo "revoltado" com a arrogância com que proferiu as suas palavras.
Lamento que pense que fui arrogante. Sou sim intolerante a certas coisas, o que é diferente...Quanto a aparelhos estamos conversados...

smd escreveu:Quanto ás compras, tenha o bom senso de não falar do que não sabe. Se eu quiser comprar um AL de 3 ou 4k€ posso faze-lo, sem qualquer problema, mas não é por isso que venho para aqui dizê-lo. Quem não pode, mas quer ter um AL mesmo que de potencias inferiores e precisa de ajuda, porquê negá-la?
Aqui não entendi o raciocínio do amigo smd.... Não digo para comprar..... eu digo para não perder tempo com tretas. Eu excito as pessoas a serem ousadas, ir mais longe que os outros, entende? Mesmo um amador de CB...Para que quer ele uma coisa que dá uns míseros Watts.... o que quero que vcs entendam e isso vale o que vale, é uma só ideia, era ousarem uma coisa grande.
Como o smd diz, há colegas que não podem comprar uma coisa grande, tudo bem.... eu sei....... mas...isso impede de se fazer uma coisa que valha a pena?
Vejam o meu raciocino....... A técnica não nos pertence aos dois. Vc tem os aparelhos que quiser à mão mas muitos não são seus..... certo? mas pode usa-los...... Então...... Porque não se juntam num grupo de trabalho para fazerem um bom alfa-lima, mesmo que este seja consignado numa associação de RAs, que até se pode chamar TX-RX Associação?
smd escreveu:Equipamentos de teste? Sim, tenho alguns... se preciso de mais? Talvez! Mas, tenho acesso aos melhores que existem em Portugal, quando quiser!

Compreendo que os possa usar quando quiser, eu, ao contrario, uso os meus quando quero e onde quero. São meus mas isso nao é o mais importante..... O importante é estudar o fenómeno RADIO e poder estar num grupo de estudos que possam usar e estudar na vanguarda e nao colados numa espécie de passado que, apesar de ser honroso, não deixa de ser passado......Pior ainda é usar o que outros usaram..... sejamos mais ousados que eles..... Só isso ....

smd escreveu:Para conhecimento de todos, vou construir, alinhar, e detalhar todos os pormenores aqui no forum, para que em consciência, cada interessado possa ver os prós e os contras da dita construção e decidir o que fazer.

Bravo se faz tudo sozinho, vamos então sentar-nos e esperar.... longo tempo.... muito longo tempo sem noticias suas



smd escreveu:Por favor não destrua o entusiasmo dos outros! respeite a diferença!

smd..... vc ainda acha que com o que foi escrito em todas as mensagens do todo o fórum, no que respeita a construção e estudo deste nosso hooby, ha algum entusiasmo para andar seriamente para a frente ? Eu nao vejo.... Ou seja Eu até vejo alguns mas ........
Exep: O ALF007 + o Alfa 31 ....dentro das suas possibilidades la vai andando com este projecto do fórum..... da-nos todas as possibilidades de nos entre-ajudarmos...... estejamos no confins do mundo..... e nos ? que fazemos? damo-nos ao luxo de desperdiçar tempo com tretas de 15 míseros watts..... Depois vêem dizer com uma lata dos diabos que estamos a destruir o radio-amadorismo? Pessoas que nem radio-amadores são?
Eu sou radio escuta sim......mas sem arrogância posso ser directo........


Como vê smd embora digam o contrario, e leia-me nos postes acima, sempre haverá os que pedem mas nunca darão a menos que o que dão não lhes pertença........ isso há muito por essa net fora.......


Outra coisa SMD..... Eu respondi a seu poste porque me mereceu atenção certos tópicos seus. De resto fico-me por aqui com teses de defesa de uma ou outra modalidade, até porque não pertenço a nenhuma.... E fico-me por aqui......
Se entenderem andar com algum projecto que tenha a dignidade de um nome, na área das transmissões, contem comigo mas não venham com coisitas insignificantes...... Se o amigo tem possibilidades, pelos vistos aderentes com estofo de empreendedorismo não ha, a menos que se trate de meia dúzia de bricolas...... Ou estou enganado caros Senhores amantes de radio transmissões? rsrsrsrs .......
Por mim assunto encerrado....... a menos que queiram ousar
avatar
Scrin
Iniciado


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por CT2GGX Ter 18 Dez 2012 - 22:27

Bem querem construir um AL ou nao ?????
é que ja nao sei se este topico é sobre AL ou maquinas de lavar roupa suja...

Agora eu respeito todas as ideias portanto quem tem 5w e quer construir um AL
de 50w sao 10 vezes mais...
e quem tem 100w e quer um AL de 1000w tambem sao 10 vezes mais.

Nenhuma das duas ipoteses sao perda de tempo...Temos de ter varios pontos
de vista e nao olhar só para o nosso umbigo okkkkk.

Quem anda de bicicleta se tiver uma motorizada 50cc fica radiante..
quem anda de mota 125cc acha uma motorizada 50cc uma mer...##...
e quer uma mota 600cc ou 1000cc...

Isto é assim e temos que saber respeitar as opinioes de todos.
CT2GGX
CT2GGX
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por pmr1713 Ter 18 Dez 2012 - 22:59

-.. . ...- --- .-.. ...- . .-.
.-
-- . -.. .. -.-. .- -.-. .- ---
.- ---
.... --- -- . --
... .
..-. .- --..
..-. .- ...- --- .-.


Bom Natal, e continuem com a discussão do Alfa lima, está ser muito bom para tirar ideias e duvidas.

Tenham é atenção á potência do mesmo, por causa da Lei hihihi

A Anacom também apreende equipamento de Amador

"Alguns dos membros deste fórum são fiscais da Anacom"

hahaahahahah
pmr1713
pmr1713
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Ter 18 Dez 2012 - 23:06

Bem, eu da minha parte, vou aproveitar o esquema do SMD, já tive a oportunidade de trocar umas mp´s com o mesmo e com o CT2GGX e esclarecer algumas duvidas.

Duvidas essas, que deveriam estar aqui, para toda a gente ler e esclarecer possíveis duvidas que também tivessem, mas infelizmente, não estão, pois como alguém já disse, passámos dos AL´s, para máquinas de lavar.

Vou avançar e vou continuar, como já tenho dito noutros posts, compete aos admins (visto que não há moderadores) limpar o topico.

Eu da minha parte, vou contruir um AL com a ajuda de quem quiser/puder ajudar e só tenho a agradecer.

Como tenho vindo a dizer, os meus requesitos são:

- Multi banda e multi modo;
- 600W ~1kW;


Os objectivos são simples.
- Tirar a ferrujem à minha electronica;
- Amadurecer e enrriquecer os meus conhecimentos;
- Aumentar o circulo de amigos/conhecidos;

Neste momento, encontro-me a elaborar uma lista de componentes necessários para o esquema do SMD.

Os colegas que pretenderem construir outro tipo de linear, estejam à vontade, sintam-se livres para usar o mesmo topico.

Abraço
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por *Dave* Ter 18 Dez 2012 - 23:47

Vou dar numa de matança....

Mas para quem proferiu tão fortes palavras sobre quem tenta fazer, pergunto se de facto já fez?
Antes de criticar as aplicações financeiras de cada um, devemos olhar mas é para as nossas.

Caro membro scrin... aparece aqui num post tão conhecedor da electrónica de um amplificar linear, mas será que sabe mesmo?
Deve ter lido uns artigos de péssima qualidade... em momento algum falou nas coisas que diferem um AL, de um BOM AL. Deveria estudar transformadas de Laplace, Fourrier, entre outras coisas, para poder opiar sequer!

Eu poderia estar aqui a mandar postas de pescada e, acredite, tinha moral para o fazer, coisa que o scrin não tem e pela arrogância que mostra assim como a falta de humildade, duvido que algum dia vá ter.

As coisas são boas para serem feitas, testadas, voltar a fazer, voltar a testar, etc... etc...

O RADIO-AMADORISMO É UM HOBBIE PORRA!!!
Quando é que vão entender isso?????

Eu não peço a um miúdo que anda de bicicleta pela primeira vez, vá bater o record do mundo de ciclismo...
Tem de andar e cair e aprender a levantar.

Membro scrin, eu tenho 21 anos e sou radio-amador, sou bastante jovem ainda para o mundo do radio-amadorismo (cuja média de idades deve andar nos 90 anos, devido a diversos factores bem conhecidos) mas continuo a vê-lo como um hobbie. Quando deixar de o ver assim, terei o maior dos prazeres em sair e deixa-lo TODO para os velhos do Restelo.

Experimentem, façam vocês mesmo, sejam cuidadosos e tentem não abusar. É apenas o conselho que dou. Se duvidarem que o vosso amplificador não está a funcionar como deveria, ou mesmo antes da primeira utilização, levem-no a algum local para testar e rectifiquem o que for preciso.

Esse pode ser o amplificador mais fraco que vão ter na vida, mas será certamente aquele a que vocês terão um maior carinho!
*Dave*
*Dave*
Amador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 3 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos