TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Amp. Lin. HF caseiro

+10
pmr1713
ALF007
Scrin
DanielB
pmr1989
CT2GGX
smd
tangará
CT2JKJ
[ThunderS]
14 participantes

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por CT2JKJ Qua 13 Mar 2013 - 23:48

Olá SMD

Com essa oferta toda de degustação, até fazemos uma excursão ai, para montar a antena, claro Smile

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Qui 14 Mar 2013 - 14:00

Longe ou não, tem sempre vantagens.

- Conhecer a zona;
- Passear;
- Conhecer colegas;
- Auxiliar na montagem de antenas;
- Adquirir informação.

Etc.
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Sáb 8 Jun 2013 - 22:19

A construção está de volta!!! Smile
Não foi como eu pensava em termos de tempo... pois a minha disponibilidade no inicio deste ano também não foi a melhor, pois tive que me ausentar do país algumas vezes e... sabem como é!
O que é certo é que o projecto não morreu, e aqui estou eu para dar novidades!
Para começar queria desde já deixar aqui um agradecimento em especial a duas pessoas: o ThunderS pela iniciativa da ideia, e pela força que foi dando; e ao CT2JKJ que fex o reacondicionamento da valvula e como sempre se disponibilizou para o que fosse necessário incluindo os contactos que me deu de alguem mais experiente, mas que felizmenta não foram necessário. O meu muito obrigado a estas duas pessoas que são verdadeiros rádioamadores amigos e cordiais. Não quero com isto desprezar outras pessoas, até porque muitas outras de igual carater frequentam este forum.
Acabei por não responder ao topicos acima, mas as portas estão abertas para quem vier por bem... é só combinar e aparecer..

Adiante e relativo ao que interessa, o amplificador, já dá ares de sua graça.

Vejam os videos e comentem. Mais novidades para breve... Smile


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Abraço
SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por rodriguesf Sáb 8 Jun 2013 - 22:45

I like this!
rodriguesf
rodriguesf
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por ALF007 Dom 9 Jun 2013 - 2:28

O que se pode dizer?
Fantástico!
I like this!

Até saquei de cigarro para ver os vídeos!
Isso de trabalhar com 2400V é preciso ter muito cuidado.
Eu até fui ver novamente a parte 2 e 3, para ver se via o arco. mas não.
Com tanta voltagem até mantém respeito!

Agora vou ao mais importante... se 5w de drive dá 100w, 10w dá 200w, então com 50 dá os 1000w?
lolol... o que se pode dizer? Fantástico!

Agora uma pergunta estúpida...
Essa precisão de 5w que dá da 100 e 10 dá 200w é normal como uma unidade de "potencia drive" para a potencia de saída da Válvula?
Ou porque electronicamente quis assim para as contas darem certas no final?

SMD, esta excelente!
Gostei de ver!

__________________________________
Qualquer duvida exponha no Fórum.
Vamos ajudar-lhe.
Com as suas duvidas, vamos aprender!
Por isso existe o
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]  

73 e tudo de bom

__________________________________________________

Convido-lhe a seguir e conviver.
Divirta-se!
Obrigado.


- TX&RX DX Chat no Telegram 
- Siga o Facebook TX&RX Fórum
- TX&RX DX Grupo
ALF007
ALF007
Administrador Fundador


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por airlomba Dom 9 Jun 2013 - 15:49

Olá smd,

Parabéns pelos belo trabalho que conosco partilha! Felicitações!!!

Só uma pequena nota, relativamente ao primeiro vídeo:
Se virar a válvula 180º, na direcção do poster que tem por baixo da televisão, aposto que o filamento aquece em muito menos que 90 segundos. Hehehehe Smile

Continue com o bom trabalho e faça bons contactos.
Cumprimentos,
Emmanuel.


Última edição por airlomba em Dom 9 Jun 2013 - 20:31, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigir uns erros ortográficos...)
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Dom 9 Jun 2013 - 16:57

Lindo.. lindo... LINDO!!!!!

Nem sei como manifestar a minha alegria!!!!!

1º Lugar, os meus parabens!!! Tanto pelo sucesso do projecto, como pela iniciativa do mesmo.

2º Lugar, não tem nada de agradecer o meu apoio, pois estamos cá para nos ajudar uns aos outros.

3º Lugar, ainda há 2 dias olhei para o micro-ondas q tenho para ir para a sucata e lembrei-me que ainda n tinha tirado o transformador para fazer o linear. Hoje vim ver novidades, e cá está... simplesmente, MARAVILHOSO!

Muito obrigado Sergio, pela partilha!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 11 Jun 2013 - 15:01

Boas,
obrigado pelos comentários, que para mim são um incentivo á partilha.

Alf,
O primeiro sentimento que devemos ter em mente quando se trabalha com tensões de 2400V, é ter medo de tocar num ponto com essa tensão. Pode-se morrer! Nunca devemos, descartar essa hipotese e nunca em caso algum neglicenciar os cuidados a ter. A ALTA TENSÃO MATA!, não nos pode sair da cabeça.
O arco não saiu nos videos. Acabei por cortar o video 2, pq depois do arco so se via tremuras... Smile Não sei de onde surgiu, qual foi a causa ou qual foi o efeito... uma vez que não vi nada danificado, e continuou tudo a funcionar normalmente. Mas confesso, foi um susto e pêras... Smile
A questão da potencia de saída vs potencia de drive foi uma coincidência, e depende de varios factores como a corrente de polarização da valvula ou do factor Q do Pi de saída. Neste caso concreto o PI tinha um factor Q muito elevado, o que é bom porque aumenta o ganho, mas é mau porque gera correntes RF muito elevadas e o respectivo aquecimento. Nos 10m chegou até a dessoldar a indutancia. Agora já fiz mais uns ajustes para melhorar... e já é necessário mais potencia de drive para a mesma saída.

Airlomba,
concordo. Mas quando fechar já não tem efeito. Estou a pensar já no futuro. Smile Smile he he

ThunderS,
ter a humildade para agradecer e saber reconhecer "o bem que nos fazem" embora até possa parecer que não tem a minima importância, nunca fez mal a ninguém. Fico feliz por dizer Obrigado.

Todos,
gostei mesmo dos comentários. tenho muito trabalho aplicado neste projecto, mas está-me a dar um gozo tremendo fazê-lo. A vontade de partilhar (espero que só sucessos), dá-me ainda mais animo para continuar.

Em breve, dependendo da minha disponibilidade, darei mais novidades.

Obrigado a todos.

SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por CT2JKJ Ter 11 Jun 2013 - 19:54

Olá
Ainda bem que está tudo a trabalhar e bem. Parabéns.
Aquelas palavras sobre o CT2JKJ não era preciso, estamos cá para ajudar no que for preciso, esta é a minha maneira de estar no radio-amadorismo.
Obrigado também ao amigo Sérgio por tudo.

Um abraço
CT2JKJ
CT2JKJ
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 18 Jun 2013 - 11:19

Saudações a todos,
apenas para deixar mais update sobre o projecto.
Já coloquei mais umas peças na caixa, incluindo os ventiladores (ainda sem controle de velocidade) e os relés de T/R. Isto quer dizer que já está pronto para operação... Na realidade, já operei com ele no Domingo fazendo dois contactos em 20 metros: um para a Hungria e outro para a Madeira, com 200W sendo os reports unânimes (rally true 9 sinal, and a great audio), o que me deixou muito satisfeito, como podem imaginar. Smile
Ontem fiz mais 5 contactos nos 20 metros: Macedonia (200W), Holanda (300W), Croatia (300W), Finlandia (200W) e Alemanha (200W). Todos os reports recebidos 5/9 excepto o da Holanda com 5/9+20 e que me apanhou á primeira tentativa no meio do enorme pile-up.
A antena que estava a usar era a yagi 2 elementos homemade.

Falta ainda os ajustes do PI para as bandas dos 10, 12, 15 e 17 metros.

Mais novidades para breve...

73 SMD
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Coutada Ter 18 Jun 2013 - 13:17

Boas
Eu não sou contra o uso dos amp. lin. mas...
Mais vale testar antenas e isso sim é o principal de uma estação, falo por experiência... ainda um dia destes estava escutar dx e a fazer só com antena e 100w do radio e um colega com amp lin radio melhor não escutava nada logo o power não ajuda What a Face
Tenho antena vertical, tenho dipolo com medidas mas a antena que funciona melhor e um triangulo que não tem as medidas para nenhuma banda a ligação esta a 50cm do telhado, ou seja tudo contra mas funciona muito bem,  se não tivesse testado e comparado com outras antenas nunca sabia TX&RX
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por smd Ter 18 Jun 2013 - 14:04

Boas.
Coutada, em parte não deixo de cocordar consigo, quer no que respeita aos lineares quer no que respeita ás antenas.
Eu sou amante das construções caseiras, sejam elas de antenas ou de equipamentos.
As minhas antenas são quase todas "caseiras"... na verdade tenho uma vertical para HF comercial mas nem a uso e uma comercial para V e U. Até as antenas para satélites, embora comercias foram todas reconstruidas. As minhas yagis (caseiras) para 20m e 10m são as meninas dos meus olhos. Já vi as fotos da sua delta-loop, e concordo que a instalação está um "bocado estranha", mas o que interessa é que funciona. Um dia ainda vou experimentar uma assim.
Bem... já estou a divagar... e muito.
Voltando ao linear, não sei se viu o inicio deste topico, mas tudo começou com uma "questão" do ThunderS sobre a construção de lineares caseiros, que de alguma forma me incentivou ou motivou a construir um. E o meu gosto pelas construções deu (ainda está a dar) nisto: construir e partilhar, quer o projeto quer os resultados. Claro que depois de construido "tenho" que o usar... Smile
E claro, o power só ajuda se houver boas antenas... diria que é juntar o util ao agradável.
smd
smd
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por [ThunderS] Sex 21 Jun 2013 - 23:19

Xiiii já há testes reais e tudo!!! que maravilha!!!!

Está na altura de me preparar paramandar vir o que falta para o meu e de começar a preparar para colocar mãos à obra =)


:cheers:TX&RXI like this!
[ThunderS]
[ThunderS]
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Amp. Lin. HF caseiro - Página 7 Empty Re: Amp. Lin. HF caseiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos