Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!
RTLSDR Chip RTL2832U + R820T
+15
airlomba
Diogo Pedrosa
RavenMaster
PMR2767
PMR2574 - JOSE
Bernardo Lucas
Açoreano
pmr3363chaparrito
Taz51
zeroball
ALF007
alfarroba
Coutada
Fuzivel
ct5kem
19 participantes
TX RX Fórum :: TX&RX Fórum :: SDR
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
RTLSDR Chip RTL2832U + R820T
Boa tarde comprei uma RTLSDR Chip RTL2832U + R820T mas nao consigo instalar,alguem me pode dar uma ajuda?insiro a pen e diz que falta o controlador,depois com o programa SDRSharp a trabalhar bloqueia e fecha.O que será?
Obrigado
Obrigado
ct5kem- Semi-profissional
Re: RTLSDR Chip RTL2832U + R820T
Viva,
Antes de se pôr o SdrSharp a funcionar, tem de se instalar os drivers para a pen com o programa "Zadig", que está na mesma pasta que o SdrSharp!
É executar o ficheiro, e seguir os passos como explicam em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Executar o arquivo Zadig.exe .
Clicar em Opções e selecionar "listar todos os dispositivos".
Escolher o que diz "Bulk-In, Interface (Interface 0)".
Na caixa à direita da seta verde certificar que "WinUSB" é escolhido - não libusb ou libusbk.
No final, já deve dar para executar o SdrSharp sem erros.
Antes de se pôr o SdrSharp a funcionar, tem de se instalar os drivers para a pen com o programa "Zadig", que está na mesma pasta que o SdrSharp!
É executar o ficheiro, e seguir os passos como explicam em [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Executar o arquivo Zadig.exe .
Clicar em Opções e selecionar "listar todos os dispositivos".
Escolher o que diz "Bulk-In, Interface (Interface 0)".
Na caixa à direita da seta verde certificar que "WinUSB" é escolhido - não libusb ou libusbk.
No final, já deve dar para executar o SdrSharp sem erros.
Fuzivel- Iniciado
sdr
Obrigado pelas respostas,ja instalei tudo certo mas agora quando abro o SDRSharp aparece uma mensagem de erro que diz: nenhuma ligação pode ser feita porque o computador de destino as recusou activamente 127.0.0.1:1234
O que faço???
O que faço???
Esse erro aparece porque está a escolher o modo "RTL-SDR/TCP" no menu em cima do lado esquerdo.
Tem de escolher nesse menu o modo "RTL-SDR/USB".
Tem de escolher nesse menu o modo "RTL-SDR/USB".
Fuzivel- Iniciado
sdr
Fuzivel mas essa opçao não me aparece,o que aparece é:
SoftRock / Si570
Funcube dongle pro
" " pro+
RTL-SDR / TPC
SDR-IQ
IQ file (wave)
Other sound card
que software devo uzar e se possivel o link.
Obrigado
SoftRock / Si570
Funcube dongle pro
" " pro+
RTL-SDR / TPC
SDR-IQ
IQ file (wave)
Other sound card
que software devo uzar e se possivel o link.
Obrigado
Não aparece porque não fez a instalação com o "instalador automático".
Aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Extraia o conteúdo deste ficheiro para uma pasta(Por ex: c:\sdr),execute o ficheiro "install.bat", e depois dentro dessa pasta encontrará outra pasta com o nome "sdrsharp".
Dentro desta ultima pasta está o executável "sdrsharp.exe" que deverá passar a utilizar.
No final,elimine a instalação antiga para não criar duvidas!
Para facilitar a utilização, pode clicar com o botão do lado direito do rato no "sdrsharp.exe", selecionar "Enviar para"-->"Ambiente de trabalho (criar atalho)".Criará um atalho direto no ambiente de trabalho para a aplicação.
Aqui: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Extraia o conteúdo deste ficheiro para uma pasta(Por ex: c:\sdr),execute o ficheiro "install.bat", e depois dentro dessa pasta encontrará outra pasta com o nome "sdrsharp".
Dentro desta ultima pasta está o executável "sdrsharp.exe" que deverá passar a utilizar.
No final,elimine a instalação antiga para não criar duvidas!
Para facilitar a utilização, pode clicar com o botão do lado direito do rato no "sdrsharp.exe", selecionar "Enviar para"-->"Ambiente de trabalho (criar atalho)".Criará um atalho direto no ambiente de trabalho para a aplicação.
Fuzivel- Iniciado
Boas
Já chegou a minha Chip RTL2832U + R820T mas ao instalar drive não aparece a desgraçada alguém tem alguma dica estou a usar win7.
Já chegou a minha Chip RTL2832U + R820T mas ao instalar drive não aparece a desgraçada alguém tem alguma dica estou a usar win7.
Coutada- Guru
Coutada escreveu:Boas
Se está a falar que ao instalar o zadig não aparece a pen, isso é porque o Win7/Win8 instala automaticamente o driver da pen e com esse driver o zadig não funciona.
A solução é ir ao painel de controlo, adicionar ou remover programas e remover o driver instalado, depois corre de novo o zadig já a detecta.
alfarroba- Iniciado
Boas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Já tirei reiniciei não esta fácil dassssssssss
Aparece com o nome da minha placa de rede e não escuta o meu radio por isso não funciona
Ninguem tem a drive para instalar manual ?
Já tirei reiniciei não esta fácil dassssssssss
Aparece com o nome da minha placa de rede e não escuta o meu radio por isso não funciona
Ninguem tem a drive para instalar manual ?
Coutada- Guru
Coutada, o driver está dentro dos dispositivos "Libusb (WinUSB) Devices" que tem aí.
Esse "Bulk-in, Interface" dentro do "Outros Dispositivos" poderá ser o receptor de infravermelhos do comando da pen.
Agora atenção ao seguinte: Quando instalou o driver através do Zadig escolheu o "Bulk-in, Interface 0"(o correcto) ou o "Bulk-in, Interface 1"(o receptor de infravermelhos)?
Se escolheu o segundo, tem de correr o Zadig outra vez, escolhendo o "Bulk-in, Interface 0"!
Esse "Bulk-in, Interface" dentro do "Outros Dispositivos" poderá ser o receptor de infravermelhos do comando da pen.
Agora atenção ao seguinte: Quando instalou o driver através do Zadig escolheu o "Bulk-in, Interface 0"(o correcto) ou o "Bulk-in, Interface 1"(o receptor de infravermelhos)?
Se escolheu o segundo, tem de correr o Zadig outra vez, escolhendo o "Bulk-in, Interface 0"!
Fuzivel- Iniciado
Boas
Depois de muitos instalsss e desintalesssss resstssss
E muita pesquisa na net la consegui ufa pelo menos ja escuto musica com antena 5cm dentro de casa
Mas não consigo escutar os meus rádios um pouco estranho.
Se alguem souber e o erro e das configurações avise...
Para já so tenho este a funcionar estou a gostar ja descobri que da para fazer scan editar a lista de frequencias em excel o que e muito bom, da tambem para usar um plugim de sat com jeitinho isto vai la ...
Mas agora vou pensar em uma antena externa e depois passar aos testes
Depois de muitos instalsss e desintalesssss resstssss
E muita pesquisa na net la consegui ufa pelo menos ja escuto musica com antena 5cm dentro de casa
Mas não consigo escutar os meus rádios um pouco estranho.
Se alguem souber e o erro e das configurações avise...
Para já so tenho este a funcionar estou a gostar ja descobri que da para fazer scan editar a lista de frequencias em excel o que e muito bom, da tambem para usar um plugim de sat com jeitinho isto vai la ...
Mas agora vou pensar em uma antena externa e depois passar aos testes
Coutada- Guru
Boas noites.
E como vão as vossas escutas?
A vossa pen é uma EZCAP DVD TFM DAB?
E como vão as vossas escutas?
A vossa pen é uma EZCAP DVD TFM DAB?
ALF007- Administrador Fundador
Boas
Hoje já tem uma antena melhor estou a usar Moxon de VHF escuta bem, estou a usar SDRsharp...
A minha tem o chip RTLSDR Chip RTL2832U + R820T
Hoje já tem uma antena melhor estou a usar Moxon de VHF escuta bem, estou a usar SDRsharp...
A minha tem o chip RTLSDR Chip RTL2832U + R820T
Coutada- Guru
Boas tardes Coutada
Com uma antena no exterior é outra coisa, ouve-se mais.
Este pen é diferente da minha... ás tantas é melhor porque deve fazer mais bandas e melhor qualidade de audio.
É mais recente do que EZCAP - DVD TFM DAB.
Coutada, estive a experimentar em VHF e UHF e ouvia-me bem no HDSDR.
Nos 11 metros já não me ouvia.
Ando focado nos 4 metros porque é uma banda que não conheço, nunca tive e quero ver como é!
Os 800 e os 1200 MHz também é um mistério para mim.
Vou ter que que construir antenas.
Ainda vou mandar vir uma igual á sua ver para ver qual é a melhor.
Com uma antena no exterior é outra coisa, ouve-se mais.
Este pen é diferente da minha... ás tantas é melhor porque deve fazer mais bandas e melhor qualidade de audio.
É mais recente do que EZCAP - DVD TFM DAB.
Coutada, estive a experimentar em VHF e UHF e ouvia-me bem no HDSDR.
Nos 11 metros já não me ouvia.
Ando focado nos 4 metros porque é uma banda que não conheço, nunca tive e quero ver como é!
Os 800 e os 1200 MHz também é um mistério para mim.
Vou ter que que construir antenas.
Ainda vou mandar vir uma igual á sua ver para ver qual é a melhor.
Boas
Alguem pode confirmar neste menu qual RTL2838 ou rtl2832
Pois so funciona se tiver ( ExtIO_RTL.dll )
Alguem pode confirmar neste menu qual RTL2838 ou rtl2832
Pois so funciona se tiver ( ExtIO_RTL.dll )
Coutada- Guru
Boas
Alguém sabe como se faz esta opção de sintonizar por pico tenho a ultima versão mas não vejo esta opção
Alguém sabe como se faz esta opção de sintonizar por pico tenho a ultima versão mas não vejo esta opção
Coutada- Guru
Boas noites!
É normal aparecer tanto lixo no espectro como a próximas figuras mostra:
Tenho RF Gain no máximo, 49.00 dBs
É normal?
É normal aparecer tanto lixo no espectro como a próximas figuras mostra:
UHF
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]VHF
Tenho RF Gain no máximo, 49.00 dBs
É normal?
Coutada, essa opção existiu numa versão anterior do SdrSharp, era uma versão "pirata", não foi feita nem autorizada pelos criadores do SdrSharp.
Ainda está disponível, na pagina do youtube onde viu o video tem o link.
Actualmente ainda não existe nenhum plugin com essa funcionalidade, mas está prometido para a próxima versão do "Frequency Manager + Scanner Plugin", e segundo o autor está para muito breve!
ALF007, esse ruído (Lixo!) penso que seja criado pela fonte do PC ou pelo monitor ou outro equipamento "ruidoso em RF"!Normalmente será mesmo a fonte comutada do PC!
Existem várias formas de atenuar, instalando ferrites na extensão USB, criando uma "gaiola" para a pen com folha de alumínio(embrulhá-la!), e afastando a pen do PC com uma extensão USB mais comprida!
No meu caso, tive mesmo que instalar as pen´s noutro PC, o primeiro era mesmo barulhento, era só riscos por todo o espectro!(Aproveitei e instalei o 2º PC no sótão, controlo-o e escuto a partir do 1º)
Ainda está disponível, na pagina do youtube onde viu o video tem o link.
Actualmente ainda não existe nenhum plugin com essa funcionalidade, mas está prometido para a próxima versão do "Frequency Manager + Scanner Plugin", e segundo o autor está para muito breve!
ALF007, esse ruído (Lixo!) penso que seja criado pela fonte do PC ou pelo monitor ou outro equipamento "ruidoso em RF"!Normalmente será mesmo a fonte comutada do PC!
Existem várias formas de atenuar, instalando ferrites na extensão USB, criando uma "gaiola" para a pen com folha de alumínio(embrulhá-la!), e afastando a pen do PC com uma extensão USB mais comprida!
No meu caso, tive mesmo que instalar as pen´s noutro PC, o primeiro era mesmo barulhento, era só riscos por todo o espectro!(Aproveitei e instalei o 2º PC no sótão, controlo-o e escuto a partir do 1º)
Fuzivel- Iniciado
Obrigado Fuzivel
Vou fazer isso, e vou colocar do exterior, vou aproveitar que tenho uma janela muito próxima.
Vou experimentar.
Tirando os risco (ruido!) estou a curtir. lol
Para dizer a verdade, nem ligo o transceptor dualband VHU UHF.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Vou fazer isso, e vou colocar do exterior, vou aproveitar que tenho uma janela muito próxima.
Vou experimentar.
Tirando os risco (ruido!) estou a curtir. lol
Para dizer a verdade, nem ligo o transceptor dualband VHU UHF.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Boas
Aqui fica mais mais o softw para quem quiser testar
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aqui fica mais mais o softw para quem quiser testar
Coutada- Guru
OK, no fim de semana vou experimentar.
E para ouvir HF?
Eu tenho uma EZCAP - DVB TFM DAB e escuto dos 68 ao 1700 Mhz.
A com a vossa pen, conseguem escutar HF?
E para ouvir HF?
Eu tenho uma EZCAP - DVB TFM DAB e escuto dos 68 ao 1700 Mhz.
A com a vossa pen, conseguem escutar HF?
Boas
A minha faz bem a 27Mhz para cima com a antena da VHF
A minha faz bem a 27Mhz para cima com a antena da VHF
Coutada- Guru
Boas
A EZCAP tem o tuner "Elonics E4000", que segundo os craques da Osmocon, faz dos 52 aos 2200 MHz com falha entre os 1100 MHz aos 1250 MHz.
A que o Coutada tem deve ter o tuner Rafael Micro R820T, faz dos 24 aos 1766 MHz, ou seja,faz os 11m CB e os 10m RA!
Eu tenho 5 pen´s R820T, já tive uma E4000,mas queimei-a ao testar uma alteração para receber HF.
Mas como não estava contente por queimar uma,tá a experimentar noutra!
O que eu fiz foi desligar o circuito do tuner e fazer a ligação da antena directamente ao RTL (com um balun pelo meio, para não induzir tensões malucas no chip e torrá-lo outra vez).
Consigo sintonizar HF desde as emissões em onda média até aos +- 20 MHz, mas com uma sensibilidade um bocado fraca(pode ser da minha antena ou da pen, muitos dizem maravilhas desta alteração).
Fiz como este site mostra:
Não instalei o filtro passa baixo á entrada, mas soldei o condensador nos 5v de entrada da alimentação da pen, por causa do ruído.
Já ouvi alguns QSO´s nos 40m e nos 20m, muitas rádios em onda curta e onda média,mas ainda não tive tempo de explorar a fundo o sistema.
Há uma outra forma de sintonizar HF, usando um conversor de HF para VHF. O colega CT1FFU fabrica uns muito jeitosos e indicados para estas pen´s, podem ver em:
São um bocado caros, comparando com o preço da pen, mas dizem maravilhas deles(a partir de 45€).
Existem uns quase pelo mesmo preço no Ebay (Ham It Up,a partir de 40€).
A EZCAP tem o tuner "Elonics E4000", que segundo os craques da Osmocon, faz dos 52 aos 2200 MHz com falha entre os 1100 MHz aos 1250 MHz.
A que o Coutada tem deve ter o tuner Rafael Micro R820T, faz dos 24 aos 1766 MHz, ou seja,faz os 11m CB e os 10m RA!
Eu tenho 5 pen´s R820T, já tive uma E4000,mas queimei-a ao testar uma alteração para receber HF.
Mas como não estava contente por queimar uma,tá a experimentar noutra!
O que eu fiz foi desligar o circuito do tuner e fazer a ligação da antena directamente ao RTL (com um balun pelo meio, para não induzir tensões malucas no chip e torrá-lo outra vez).
Consigo sintonizar HF desde as emissões em onda média até aos +- 20 MHz, mas com uma sensibilidade um bocado fraca(pode ser da minha antena ou da pen, muitos dizem maravilhas desta alteração).
Fiz como este site mostra:
Não instalei o filtro passa baixo á entrada, mas soldei o condensador nos 5v de entrada da alimentação da pen, por causa do ruído.
Já ouvi alguns QSO´s nos 40m e nos 20m, muitas rádios em onda curta e onda média,mas ainda não tive tempo de explorar a fundo o sistema.
Há uma outra forma de sintonizar HF, usando um conversor de HF para VHF. O colega CT1FFU fabrica uns muito jeitosos e indicados para estas pen´s, podem ver em:
São um bocado caros, comparando com o preço da pen, mas dizem maravilhas deles(a partir de 45€).
Existem uns quase pelo mesmo preço no Ebay (Ham It Up,a partir de 40€).
Fuzivel- Iniciado
Esta placa também dá para ver a emissão dos canais nacionais?
zeroball- Profissional
Pistolas gosta desta mensagem
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5