TX RX Fórum
Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Popup110


Participe do fórum, é rápido e fácil

TX RX Fórum
Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Popup110
TX RX Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Registe-se, faça a sua apresentação e terá acesso total ao TX&RX Fórum. ___________________________ Apresente-se dizendo quem é, escreva algo sobre si. Exemplo: Nome, indicativo, nome de estação, localidade, o que mais gosta de fazer no mundo das radio-comunicações e outras coisas que ache importante para a sua apresentação. Se é novato não tenha vergonha de o dizer, pois cá estamos para o ajudar.
___________________________ O TX&RX Fórum destina-se à publicações de mensagens "posts" relacionados com todos os assuntos sobre Radio Frequência. Essas mensagens têm como objectivo promover ideias, experiências, projectos, esclarecer duvidas, divulgação de actividades e publicações de novidades sobre Radio Comunicações.
Divirta-se!!


Divulgação


Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

+11
pmr1989
tangará
Bluespoon
Snog
Açoreano
Alfa31
mouca
rodriguesf
pmr2511
ALF007
pmr1931
15 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Açoreano Qui 13 Set 2012 - 22:00

pmr2511 escreveu:Acho que a lampada serve para criar consumo e estabilizar a voltagem em vez da lampada podes meter uma resistência

então quer dizer que é aconselhável colocar lá uma. mas isso não vai criar mais consumo a fonte de alimentação, ela já dá 12.5, assim vai dar menos .... ????

ou estou errado ..... Question
Açoreano
Açoreano
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Bluespoon Qui 13 Set 2012 - 22:09

Uma lâmpada de presença tem um consumo de 5W ligada a 12V , logo ligada a 5V os W's vão aumentar mas eu acho com a pouca experiência que tenho que serve para que a placa consiga fazer o equilíbrio da corrente .
Eu acho que 1W nos 5V chega , mais um chante de verde a preto e temos uma fonte que até carrega o télélé.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr2511 Qui 13 Set 2012 - 22:09

Eu por cá tenho uma fonte que alterei guiando por esta pagina [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no esquema tem uma resistência 10W de 10 ohms na saida +5v que serve para estabilizar a corrente nos +12v por acaso na altura quando estava alterar exprimentei ligar um radio sem essa resistência e o que aconteceu foi ao carregar na ptt do radio a voltagem +12v baixou bastante depois meti essa resitência na +5v e ao carregar na ptt do radio a voltagem praticamente não se alterou na saida +12v. Em vez de uma resistência podes meter uma lampâda ou uma ventoinha de pc.
pmr2511
pmr2511
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Snog Qui 13 Set 2012 - 22:30

Quanto mais baixa for a voltagem mais "potencia" tem??
Nunca percebi lá muito acerca dessas coisas...

Por acaso posso transformar uma de algumas dessas potencias para 7.4v??
Pois visto que no link acima não dá há alguma coisa que faça mudar?

Amanhã vou talvez a uma loja de PC's a ver se me arranjam algo...

73.
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Bluespoon Qui 13 Set 2012 - 23:23

Se for para algo com pouca amperagem um LM7807 deve dar.
Quanto a voltagens e amperagens , sim pela pouca experiência que tenho , apesar de ser electricista , em menor voltagem é necessária uma maior amperegem.
Bluespoon
Bluespoon
Semi-profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por tangará Qui 13 Set 2012 - 23:46

pmr2511 escreveu:Eu por cá tenho uma fonte que alterei guiando por esta pagina [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] no esquema tem uma resistência 10W de 10 ohms na saida +5v que serve para estabilizar a corrente nos +12v por acaso na altura quando estava alterar exprimentei ligar um radio sem essa resistência e o que aconteceu foi ao carregar na ptt do radio a voltagem +12v baixou bastante depois meti essa resitência na +5v e ao carregar na ptt do radio a voltagem praticamente não se alterou na saida +12v. Em vez de uma resistência podes meter uma lampâda ou uma ventoinha de pc.
uma resistencia de 10 ohms em contínua é eficaz, uma lampada de filamento não irá provocar a baixa de tensão pretendida..nem a ventax do pc irá baixara tensao dado que é 1 solenoide e portanto não oferece resistencia ou reactancia á c.continua :´P Exclamation voces pela vossa santa saude nem pensem mexer nessas fontes descalços em xinelos ou com meias... há surpresas chamadas vulgarmente choques eletricos ok Suspect
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr1989 Sex 14 Set 2012 - 0:58

A lampada nesse caso vai ser uma resistencia para dissipar toda a energia.

E quanto menor voltagem, menor amperagem (lei de ohm) e portanto quanto menor a corrente, menor a potencia como é obvio, uma vez que a potencia varia com o quadrado da corrente P=RI^2

Cts.
pmr1989
pmr1989
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Snog Sex 14 Set 2012 - 7:41

Já agora uma pequena pergunta, como é que se descarrega a energia por exemplo de uma fonte?

Choques eléctricos, eu não me dou lá muito bem com eles...
Snog
Snog
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty la loi de ohm ..

Mensagem por tangará Sex 14 Set 2012 - 8:31

pmr1989 escreveu:A lampada nesse caso vai ser uma resistencia para dissipar toda a energia.

E quanto menor voltagem, menor amperagem (lei de ohm) e portanto quanto menor a corrente, menor a potencia como é obvio, uma vez que a potencia varia com o quadrado da corrente P=RI^2

Cts.
prometo estudar esse assunto da lampada como resistencia tanto em c.a. como contínua e retratar-me ou não xD
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por airlomba Sex 14 Set 2012 - 9:03

Bom dia a todos,

Colocar à saída da fonte uma lâmpada ou uma resistência é indiferente para a finalidade pretendida: fazer com que a fonte funcione. As fontes comutadas não funcionam em vazio. É portanto necessário que haja uma carga mínima na sua saída para que a fonte regule a tensão como deve ser.

Entre colocar uma lâmpada ou uma ventoinha, talvez a ventoinha seja mais útil; para refrigerar a fonte... No entanto, a partir do momento em que a fonte esteja a alimentar algo que exija mais corrente do que a mínima, esta lâmpada ou ventoinha (ou resistência) estarão apenas a gastar mais energia.

Colega tangará, uma ventoinha não é um solenoide, é uma máquina eléctrica de corrente contínua. Estude o capítulo dos motores CC (ou DC). Wink Portanto, quando diz "é 1 solenoide e portanto não oferece resistencia ou reactancia á c.continua " está a dizer uma asneira. Pois se não oferece resistência, teria um curto-circuito. No entanto compreendo que o seu erro foi considerar que a "ventax" fosse um solenoide.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por tangará Sex 14 Set 2012 - 14:18

airlomba escreveu:Bom dia a todos,

Colocar à saída da fonte uma lâmpada ou uma resistência é indiferente para a finalidade pretendida: fazer com que a fonte funcione. As fontes comutadas não funcionam em vazio. É portanto necessário que haja uma carga mínima na sua saída para que a fonte regule a tensão como deve ser.

Entre colocar uma lâmpada ou uma ventoinha, talvez a ventoinha seja mais útil; para refrigerar a fonte... No entanto, a partir do momento em que a fonte esteja a alimentar algo que exija mais corrente do que a mínima, esta lâmpada ou ventoinha (ou resistência) estarão apenas a gastar mais energia.

Colega tangará, uma ventoinha não é um solenoide, é uma máquina eléctrica de corrente contínua. Estude o capítulo dos motores CC (ou DC). Wink Portanto, quando diz "é 1 solenoide e portanto não oferece resistencia ou reactancia á c.continua " está a dizer uma asneira. Pois se não oferece resistência, teria um curto-circuito. No entanto compreendo que o seu erro foi considerar que a "ventax" fosse um solenoide.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
td bem, tava a imaginar a ventax em serie no circuito ok e aí sim já nao ha resistividade substancial
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por airlomba Sex 14 Set 2012 - 14:44

Caro tangará,

Pelo conteúdo de alguns dos seus posts, vejo que tem alguns conhecimentos de electricidade/electrónica. Não sei se é estudante nalgum curso desta área de engenharia, mas de qualquer forma sugiro-lhe que procure nos seus livros ou na Internet o significado dos termos técnicos que usa. Um desconhecimento do significado exacto dos termos pode estar na origem da sua confusão.
Veja por exemplo o seu último post em que fala de resistividade. Antes falou em resistência, depois em reactância e agora em resistividade. Ou seja, abordou três grandezas totalmente diferentes!

Para que não caia em esquecimento, deixo-lhe aqui uma breve noção das coisas:
- Resistência eléctrica é a capacidade de um corpo se opor à passagem de uma corrente eléctrica. Todos os corpos têm resistência eléctrica, seja em corrente contínua, seja em corrente alternada. A unidade de media é o Ohm.
- Reactãncia eléctrica é a resistência oferecida por um material condutor à passagem de uma corrente eléctrica alternada. A unidade de medida é o Ohm.
- Resistividade é uma medida da oposição de um material à passagem de uma corrente eléctrica. A resistividade é própria do material e independente da corrente ser contínua ou alternada. A unidade de medida é o Ohm-metro.

Já agora, um exemplo:
Um fio de cobre com 1 metro de comprimento 'c' e secção 's' de 2.5mm^2.
O Cobre (por tabela) tem uma resistividade 'p' (a 20ºC) de 1.78E-8 Ohm-metro.
O nosso fio terá uma resistência eléctrica de:
R = (p * c) / s = 7.12 miliOhm
Se este fio for enrolado por forma a criar uma bobina com uma determinada Indutância 'L' e for sujeita a uma corrente alternada com frequência 'f' de 27Mhz, esta bobine terá uma Reactância 'X':
X = 2 * PI * f * L = 2 * 3.14 * 27E6 * L = ? Ohm

No final, temos uma bobina cuja Impedância a 27MHz é:
Z = R + jX Ohm

Deu para entender a diferença entre as grandezas e o relacionamento entre todas?
Chame-se o gado pelos seus nomes para evitar confusões e evitar tentar tirar leite ao boi... Smile

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
airlomba
airlomba
Profissional


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por tangará Sex 14 Set 2012 - 21:41

airlomba escreveu:Caro tangará,

Pelo conteúdo de alguns dos seus posts, vejo que tem alguns conhecimentos de electricidade/electrónica. Não sei se é estudante nalgum curso desta área de engenharia, mas de qualquer forma sugiro-lhe que procure nos seus livros ou na Internet o significado dos termos técnicos que usa. Um desconhecimento do significado exacto dos termos pode estar na origem da sua confusão.
Veja por exemplo o seu último post em que fala de resistividade. Antes falou em resistência, depois em reactância e agora em resistividade. Ou seja, abordou três grandezas totalmente diferentes!

Para que não caia em esquecimento, deixo-lhe aqui uma breve noção das coisas:
- Resistência eléctrica é a capacidade de um corpo se opor à passagem de uma corrente eléctrica. Todos os corpos têm resistência eléctrica, seja em corrente contínua, seja em corrente alternada. A unidade de media é o Ohm.
- Reactãncia eléctrica é a resistência oferecida por um material condutor à passagem de uma corrente eléctrica alternada. A unidade de medida é o Ohm.
- Resistividade é uma medida da oposição de um material à passagem de uma corrente eléctrica. A resistividade é própria do material e independente da corrente ser contínua ou alternada. A unidade de medida é o Ohm-metro.

Já agora, um exemplo:
Um fio de cobre com 1 metro de comprimento 'c' e secção 's' de 2.5mm^2.
O Cobre (por tabela) tem uma resistividade 'p' (a 20ºC) de 1.78E-8 Ohm-metro.
O nosso fio terá uma resistência eléctrica de:
R = (p * c) / s = 7.12 miliOhm
Se este fio for enrolado por forma a criar uma bobina com uma determinada Indutância 'L' e for sujeita a uma corrente alternada com frequência 'f' de 27Mhz, esta bobine terá uma Reactância 'X':
X = 2 * PI * f * L = 2 * 3.14 * 27E6 * L = ? Ohm

No final, temos uma bobina cuja Impedância a 27MHz é:
Z = R + jX Ohm

Deu para entender a diferença entre as grandezas e o relacionamento entre todas?
Chame-se o gado pelos seus nomes para evitar confusões e evitar tentar tirar leite ao boi... Smile

Cumprimentos a todos,
Emmanuel.
mas tudo isto não começou com 1 duvida sobre uma resistencia de 10 ohms num circuito de contínua ? e eu baseado em circuitos de c.c. comentei : 1 lampada ou ventax em serie NÃO vai dar queda de tensão (substancial claro..) se posta em serie e axo que tenho razao.. as formulas ja as conhecia
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Coutada Qui 10 Jan 2013 - 23:52

Boas

Eu também uso fontes de pc para alimentar os meus rádios...
Uso uma para fazer digitais mesmo no verão porta-se muito bem pois não aquece nada  Cool
Podem ver as alterações no link em baixo...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Coutada em Sáb 15 Jun 2013 - 10:21, editado 1 vez(es)
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 23 Jan 2013 - 7:39

Coutada escreveu:Boas

Eu também uso fontes de pc para alimentar os meus rádios...
Uso uma para fazer digitais mesmo no verão porta-se muito bem pois não aquece nada Cool
Podem ver as alterações no link em baixo...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

nao consigo abrir Sad
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr3363chaparrito Qua 23 Jan 2013 - 7:43

estive a ver uns videos mas cm o meu ingles e fraco nao percebi muita coisa mas plas imagens ate parece facil............

VIDEO


Wink 73s
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por mouca Qui 24 Jan 2013 - 20:21

Por aqui abre ; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Recomendo tenho uma no meu cb
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por tangará Qui 24 Jan 2013 - 20:48

mouca escreveu:Por aqui abre ; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Recomendo tenho uma no meu cb
bom artigo e poupa-se bastante dinheiro .. I like this!
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr3363chaparrito Qui 24 Jan 2013 - 21:49

mouca escreveu:Por aqui abre ; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Recomendo tenho uma no meu cb
ja abriu mas tive de desligar o malwarebytes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes
ta muito fixe mas algumas coisas nao persebi pois nao conheço os componentes
bgd
73
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr3309 Qui 24 Jan 2013 - 22:01

Para quem não estiver à vontade tem sempre a hipótese de comprar uma via ebay, comprei a minha por cerca de 23 euros.
Deixo aqui um link para poderem ver fica em 25 libras sensivelmente.

150W 13.8V 10.8A Switching Power Supply RADIO UKA
avatar
pmr3309
Moderador TX&RX DX Group


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por pmr3363chaparrito Sex 25 Jan 2013 - 1:34

pmr3309 escreveu:Para quem não estiver à vontade tem sempre a hipótese de comprar uma via ebay, comprei a minha por cerca de 23 euros.
Deixo aqui um link para poderem ver fica em 25 libras sensivelmente.

150W 13.8V 10.8A Switching Power Supply RADIO UKA
150w nao e pouco!!!!!!!!!
pmr3363chaparrito
pmr3363chaparrito
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por tangará Sex 25 Jan 2013 - 10:06

pmr3363chaparrito escreveu:
pmr3309 escreveu:Para quem não estiver à vontade tem sempre a hipótese de comprar uma via ebay, comprei a minha por cerca de 23 euros.
Deixo aqui um link para poderem ver fica em 25 libras sensivelmente.

150W 13.8V 10.8A Switching Power Supply RADIO UKA
150w nao e pouco!!!!!!!!!
tá lá escrito 10,8 amperes disponineis mas ja dá para muita coisinha mesmo (;
avatar
tangará
!BANIDO!


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por mouca Sex 25 Jan 2013 - 18:57

Boas eu infelizmente tbem não posso ajudar pena minha.
Agora pergunto com esta crise ou falta de trabalho “pelo menos toda malta se queixa “ não teríamos alguma malta com disponibilidade para desenrascar povo.
No meu caso paguei umas horitas de trabalho a um colega para a preparar .
Podem ver minha aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
mouca
mouca
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Coutada Sáb 15 Jun 2013 - 10:31

Boas
Andei a brincar com as fontes de PC...
E descobri uma forma de dar a volta simples What a Face
Então cá vai saquei os diodos dos 3v e so diodos 5v so fica os diodos dos 12v.
Depois com o fio roxo que tem 5v ligo direto na saida dos 5v.
A seguir dos 5v meto 3 diodos em serie para a saida dos 3v.
Ligar a fonte e testar deve funcionar  normal...
Agora na saída dos 12v procurar a pista que leva a voltagem de referencia e cortar meter um diodo em serie e prontos esta a funcionar.
Com um díodo tive 13.xxv com 2 diodos em serie tive 14.5v.
Ou seja com meia dúzia de diodos alterei a fonte...
Já testei com os rádios uma tarde a fazer digitais tudo normal.
Também testei em 3 fontes diferente e funcionou 
Se tiverem duvidas depois meto umas fotos...
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Coutada Sáb 6 Jul 2013 - 15:39

Boas
Deixo algumas dicas das fontes atx...
Nunca acreditem nas etiquetas a prova disso aqui fica umas fotos de uma fonte que me deram para eu aproveitar algumas peças...
Como podem ver diz 450w What a Face  na realidade 200w eeeee
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ventilação de 120mm que para mim e pior pois diminuem altura dos dissipadores logo aquecem mais e faz muito mais barulho e menos rendimento dos diodos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como podem ver nesta foto não tem filtros na linha 220v para impedir que os impulsos passem para os rádios.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Nesta foto podem ver os condensadores inchados e os diodos dos 3v rebentaram está do lado esquerdo (não admira eles são 10Amp) na fonte diz 22Amp:shock: 
Nos 5v lado direito também esta em curto são de 10Amp na caixa marca 15Amp.No 
Nos 12v tem 2 diodos estão no meio que deve aguentar 6Amp na caixa diz 14+16Amp
Reparem na altura do dissipador baixinho logo não tem capacidade dissipação nem com 120mm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Tenho aqui fontes atx 250W com diodos de mais AMP, por isso desconfiem sempre das atx levezinhas tentem ver se tem filtro na linha 220v e se tem diodos grandes se não tiver isso não comprem
Coutada
Coutada
Guru


Ir para o topo Ir para baixo

Modificação fonte ATX para fonte de "bancada" - Página 2 Empty Re: Modificação fonte ATX para fonte de "bancada"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos